ago 20

Na última terça-feira (13 de Agosto) realizou-se no Anfiteatro VII da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp- Câmpus de Presidente Prudente – mais uma defesa pública de dissertação de Mestrado/Progr.de Pós-graduação em Educação. O tema “Práticas avaliativa em matemática de professores do ensino fundamental: aproximações e distanciamentos em relação às recomendações da /educação Matemática” foi defendido pela candidata Andressa Florcena Gama da Costa.

A defesa de dissertação de Mestrado começou às 14h00 e só foi concluída por volta das 16h15, tendo como Orientadora, a Profª.Drª.Maria Raquel Miotto Morelatti, do Deptº de Matemática, Estatistica e Computação da FCT/UNESP e membros da Comissão Examinadora, a Profª.Drª Leny Rodrigues M.Teixeira, docente do Deptº de Matemática, Estatistica e Computação da FCT/UNESP e a Profª.Drª.Maria Tereza Carneiro, docente da Universidade Federal do Paraná.

Avaliação em Matemática

Nesta dissertação de Mestrado, diz Andressa que foi realizado um levantamento no qual foi possível perceber pequena quantidade de estudos sobre Avaliação em Matemática nos anos iniciais. Dentre 1.396 trabalhos publicados nos anais dos eventos ANPED (2000-2011), ENEM (2007-2010) e SUP/EM (2009-2012), apenas 12 tinham ligação com o assunto.

Situação semelhante ocorre nas pesquisas de Mestrado e Doutorado (2000-2009), disponíveis no Portal CAPES: das 71 pesquisas de avaliação em matemática apenas 15 discutiam a temática no contexto dos anos iniciais. Porém, poucas analisavam as praticas avaliativas no contexto da sala de aula, o que torna relevante a investigação proposta.

Conforme resumo: Após levantamento das pesquisas sobre avaliação em Matemática, a coleta de dados, em campo, se processou em duas fases: a primeira compreendeu a aplicação de um questionário junto a professores do 5º ano da rede municipal de Presidente Prudente (29 professores); a segunda envolveu entrevistas e observação das aulas de duas professoras. Os dados foram analisados à luz da teoria da Análise de Conteúdo de Bardin, com a qual buscamos compreender quais ao as atuais recomendações para ensino da Matemática com base em documento e pesquisa recentes.

O que pensam os professores sobre o modo como avaliam seus alunos; quais conteúdos matemáticos são ensinados e quais abordagens didáticas selecionadas nas aulas: quais convergências e divergência existem em relação às recomendações da área e o modo como se desenvolvem as avaliações no contexto da sala de aula. Os resultados indicam algumas aproximações e distanciamentos com relação às recomendações da Educação Matemática e as práticas de ensino e avaliação na disciplina de Matemática.

Para finalizar, declara Andressa: “Notamos que as avaliações externas e livros didáticos influenciam fortemente o ensino praticado em sala de aula. Acreditamos que a pesquisa pode contribuir para a reflexão sobre as práticas avaliativas constituídas a partir das possíveis influências exercidas pelos documentos orientadores de ensino; pelas tendências atuais de ensino de Matemática, bem como pelas matrizes de referência adotadas em avaliações externas e presentes nos materiais didáticos”.

A defesa pública de dissertação de Mestrado/Educação foi desenvolvida perante a Comissão Examinadora no Anfiteatro VII dia 13 de Agosto, na FCT/UNESP.

Andressa F.Gama da Costa teve como Orientadora, a Profª.Drª. Maria Raquel Miotto Morelatti, docente do Deptº de Matemática, Estatística e Computação.

Tudo correspondeu à expectativa e a defesa de dissertação de Mestrado foi acompanhada atentamente por colegas e amigas da Mestranda.