ago 13

No último final de semana (08 de Agosto), realizou-se no Anfiteatro VII da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp- Câmpus de Presidente Prudente – mais uma defesa pública de dissertação de Mestrado pela aluna Claudiele Carla Marques da Silva, do Programa de Pós-graduação em Educação. A Comissão Organizadora reuniu-se a partir das 9hs da manhã e foi constituída por dois Docentes da FCT/UNESP e uma docente do Departamento de Psicologia da Educação, da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Marília/SP.

O tema escolhido para a dissertação foi relacionado à Educação Moral, Escola e Comunidade: Uma relação (dês) articulada? A Mestranda Claudiele teve como sua Orientadora, a Professora Doutora Maria Suzana de Stéfano Menin, do Departamento de Educação da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp/Presidente Prudente-SP.

Demais integrantes da Banca Examinadora: Prof.Dr.Divino José da Silva, do Departamento de Educação da FCT/UNESP e Profª.Drª. Alessandra de Morais Shimizu, do Departamento de Psicologia da Educação, da Faculdade de Filosofia,Ciências e Letras d e Marília-SP .

Trabalho vinculado à linha de pesquisa

Citando processos firmativos de diferentes valores, a Mestranda Claudiele Carla Marques da Silva, utilizou dados secundários de uma pesquisa anterior, denominada “Projetos bem sucedidos de Educação moral” em busca de experiências brasileiras. Na pesquisa, coordenada pela Profª.Drª.Maria Suzana de Stéfano Menin, solicitou-se que as escolas descrevessem projetos de Educação Moral, explicitando seus temas, meios, finalidades, duração, mudanças percebidas no ambiente escolar, número de participantes e relações da experiência com a comunidade extraescolar.

Nos resultados obtidos nessa pesquisa, destacou-se uma desarticulação, em grande parte das experiências analisadas, entre os projetos de Educação Moral nas escolas e a comunidade que as circundam. Frente a esses resultados, procurou-se verificar e analisar, inicialmente por meio da literatura específica da área e, em um segundo momento, por meio da análise de 169 questionários provindos do Estado de São Paulo, como deveria ser e como é a relação entre a escola e a comunidade ref. a projetos de Educação Moral.

Se os projetos levam em conta a comunidade em que a escola se insere, quais problemas são considerados ? A comunidade motivou esses projetos? A comunidade participou na sua elaboração? Os dados da pesquisa foram compreendidos e interpretados dentro de uma abordagem qualitativa e quantitativa, com critérios retirados da literatura atual sobre Educação Moral e que se inspiram na Psicologia do Desenvolvimento.

Pela análises das experiências, podemos afirmar que grande parte dos agentes escolares relatou estabelecer relações com seu entorno, sendo que duas tendências de resposta mais se destacaram: primeiro, as relações são estabelecidas devido aos problemas, carências ou valores vivenciados pelos alunos e suas famílias; segundo: por conta das especificidades e necessidades do bairro e seus membros, como também pela necessidade de participação dos pais e professores nos projetos. (Esta pesquisa teve financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo – FAPESP).

No Anfiteatro VII da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Câmpus de Presidente Prudente – a candidata Claudiele Carla Marques da Silva dá início à defesa de dissertação de Mestrado/Educação.

A Mestranda teve como Orientadora de sua Pesquisa, a Profª.Drª. Maria Suzana de Stéfano Menin, docente do Departamento de Educação da FCT/UNESP – Presidente Prudente – SP.

A defesa pública de dissertação de Mestrado/Programa de Pós-graduação em Educação, foi acompanhada não só pelos integrantes da Banca Examinadora, mas também, colegas e familiares da Mestranda.