nov 06

Com abordagem do tema: “O clima urbano das cidades do interior do Estado de São Paulo: um análise do campo térmico de Assis, Cândido Mota, Maracaí e Tarumã”, a candidata Gislene Figueiredo Ortiz Porangaba – do Programa de Pós-Graduação em Geografia – defendeu tese de Doutorado no último dia 29/Outubro, no Anfiteatro II da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp/Câmpus de Presidente Prudente.

A Comissão Examinadora foi constituída pela Profª.Drª. Margarete Cristiane de Costa Trindade (Orientadora e presidente da mesa); Prof.Dr.José Tadeu Garcia Tommaselli, ambos do Deptº de Geografia da FCT/Unesp; Prof.Dr.Edilson Ferreira Flores, do Deptº de Matemática, Estatística e Computação da FCT/Unesp e Profª.Drª.Cintia Minaki, da Universidade Estadual de Maringá/PR.

A tese sob avaliação

A defesa pública ressaltou diversos aspectos do clima urbano, em especial a temperatura e umidade verificadas nas cidades pesquisadas da média sorocabana. Com ênfase na situação predominante de quatro cidades: Assis, Candido Mota, Maracaí e Tarumã, com aumento de problemas ambientais que afetam a qualidade de vida de seus habitantes. Assim – diz a Doutoranda – alguns eventos passaram a ocorrer com maior freqüência, com o aumento das precipitações, da poluição do ar e queda da umidade relativa juntamente com a elevação da temperatura, gerando um novo clima urbano.

Referindo-se à pesquisa desenvolvida sob a ótica do campo técnico nessas localidades, afirma Gislene Figueiredo Ortiz Porangaba em sua tese: A primeira (Assis), configura-se como cidade de médio-porte; e as demais, de pequeno porte localizadas no Oeste do Estado de São Paulo. “Desta forma, a hipótese desta pesquisa é a de que as cidades estudadas, mesmo sendo de porte médio e pequeno, já apresentam modificações no campo térmico e higrométrico, uma vez que já tiveram transformações na sua superfície pela urbanização”.

A candidata ao Doutorado/Geografia na FCT/Unesp diz mais: “Como método de pesquisa utilizou-se o Sistema Clima Urbano proposto por Monteiro (1976), considerando-se o subsistema termodinâmico baseado no canal de percepção humana no conforto térmico. Foram classificados os atributos geoecológicos e geourbanos das cidades estudadas”. Ref.Assis, Cândido Mota, Maracaí e Tarumã – enfatizou.

Posteriormente foi feita coleta de dados meteorológicos, através de pontos fixos e móveis simultaneamente em todas as cidades propostas para se verificar como cada uma delas interfere na temperatura e umidade sob a atuação dos mesmos sistemas atmosféricos. Os dados coletados possibilitaram a elaboração de cartas de isotermas e isoígras, para assim se traçar o perfil do clima urbano das cidades sob atuação dos sistemas atmosféricos superiores.

A candidata Gislene Figueiredo Ortiz Porangaba, do Programa de Pós-Graduação em Geografia defendeu tese de Doutorado na FCT/Unesp no dia 29/Outubro.

A Comissão Examinadora reuniu-se no Anfiteatro II e a Doutoranda foi prestigiada com a presença de familiares, colegas de turma e amigos. A Orientadora foi a Profª.Drª.Margarete Cristiane de Costa Trindade Amorim, do Deptº de Geografia da FCT/Unesp.