nov 27

Esta semana no Câmpus Universitário da FCT/UNESP ocorreu um fato sui-gêneris: Pesquisadores de duas grandes Universidades da China e Holanda, respectivamente, foram recepcionados às primeiras horas da manhã de 2ª.feira, pelo Diretor, Prof.Dr. Marcelo Messias. Os visitantes tiveram o acompanhamento – desde o desembarque no Aeroporto Estadual de Presidente Prudente – do Prof.Dr. Erivaldo Antonio da Silva, Assessor da Pró-Reitoria de Pesquisa da Unesp (Docente da FCT) e do Prof.Dr.Maurício Galo, do Departamento de Cartografia da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp.

Para os holandeses que foram os primeiros a chegar, a recepção ocorreu na Sala da Diretoria, tendo a frente o Diretor, Prof.Dr.Marcelo Messias. Os visitantes vieram acompanhados pelo Prof.Dr.Maurício Galo. Depois das apresentações de praxe, os docentes holandeses da TU-Delft University of Techbology – Eberhard Gill, Sandra Verhagen, H.P.Paul Urbach e Carel Van der Poel – foram convidados para o “cafezinho matinal” servido pelo pessoalmente pelo Professor Marcelo, utilizando-se uma das máquinas cafeteiras de seu gabinete.

Momentos depois, os docentes – chineses e holandeses – devidamente acompanhados se dirigiam ao Fundacte – Anfiteatro VI – onde o Prof.Dr.Antonio Maria Garcia Tommaselli (Professor Titular do Deptº de Cartografia da Unesp), pronunciou conferência no idioma inglês, especialmente para os visitantes da Universidade de WUHAN/China (Profs.Drs: Li Deren, Gong Jianyawasborn) e da Universidade TU-Delft/ Holanda e outros integrantes das delegações estrangeiras. A conferência versou sobre atividades do grupo de pesquisa em Fotogrametria, da Unesp/Presidente Prudente, que é curso único no Estado de São Paulo, desde 1977.

Através de uma projeção áudio-visual, o Professor Tommaselli mostrou os resultados das pesquisas realizadas nos últimos dez anos, bem como projetos em cooperação com empresas e publicações realizadas em periódicos internacionais. Na sequência, os Professores dessas Universidades visitaram os Laboratórios e conheceram “in loco”, os resultados e equipamentos desenvolvidos.

Na Sala da Diretoria, o Prof.Dr.Marcelo Messias recepcionou por volta das 16hs a representação da China, que foi constituída – além dos docentes já citados – Professor Catedrático da WUHAN University, Li Deren e Gong Jianyawasborn – pelos seguintes membros: Profª.Drª. Yixuan Zhu; Sra.Lite Shi (Secretária de Assuntos Internacionais) e Sra. Liefei Cai (Secretária de Graduação).

Acompanhantes da delegação chinesa: Prof.Dr.Edmur Azevedo Pugliese e Prof.Dr.Erivaldo Antonio da Silva, ambos representando o Departamento de Cartografia da FC T/Unesp.

Acordo de cooperação

A visita concretizada na FCT/ Unesp – Câmpus de Presidente Prudente – já trouxe resultados positivos. O objetivo, segundo fomos informados foi o de retribuir a visita do Assessor de Pró-Reitoria da Unesp, Prof.Dr.Erivaldo Antonio da Silva e do Doutorando Guilherme Pina Cardim à Universidade de WUHAN/China. No mês de Outubro próximo passado foram realizadas reuniões técnico-científicas, visando o estabelecimento de parceria entre o LIESMARS/WUHAN e o Departamento de Cartografia da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp.

Com essa importante visita, ficou acertado que as duas Instituições terão um Acordo de Cooperação. Desta forma, o principal objetivo é o de propiciar o desenvolvimento de pesquisas científicas na FCT, usando imagens digitais do Satélite chinês Z Y – 3 para o estudo da qualidade geométrica do produto chinês. Isso permitirá também o intercâmbio entre Pesquisadores e Estudantes das duas Instituições.

O acordo terá a coordenação do Prof.Dr.Erivaldo Antonio da Silva pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp; e pelo Docente e Pesquisador chinês, Prof.Dr.Gong Jianya, da WUHAN University.

A primeira Delegação a chegar no Câmpus da FCT/Unesp veio com quatro docentes da TU-Delft University of Technology, diretamente da Holanda.

Acompanhados pelo Prof.Dr.Maurício Galo, do Deptº de Cartografia, os visitantes foram recepcionados pelo Diretor, Prof. Dr. Marcelo Messias.

O 1º contato teve por principal finalidade relatar as atividades atuais desenvolvidas pela TU-Delft /Universidade de Tecnologia, sediada na Holanda.

Concretizadas todas as apresentações, verificou-se a 1ª reunião na Sala de Apresentação de Projetos da Cartografia pelo Prof.Dr.Maurício Galo.

Posteriormente, apresentou-se a representação da China, constituída por três Docentes e duas Secretárias de Assuntos Internacionais e Graduação.

Os integrantes da Delegação chinesa tiveram um diálogo franco e cordial com o Diretor da FCT/Unesp, tratando de importantes assuntos.

Estabelecidos os critérios de maior relevância, foi acertado um “Acordo de cooperação”, estabelecendo-se um intercâmbio que favorece Pesquisadores e Estudantes.

No Anfiteatro VII da Fundacte, realizou-se importante encontro que reuniu docentes da China e da Holanda, com estudantes e docentes da FCT/Unesp.

O Professor Catedrático da WUBAN University, da China fez ampla exposição sobre o Projeto de Intercâmbio que acaba de ser firmado com a FCT/Unesp.