mai 25

Durante os dias 19 e 20 de Maio, a Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Câmpus de Presidente Prudente – sediou o 3º Fórum Nacional de Meio Ambiente, reunindo as mais destacadas personalidades dedicadas à ciência e meio ambiente. Trata-se de um evento especial, com ênfase nos desafios e oportunidades da fase atual, relacionadas ao meio ambiente: energias renováveis; sustentabilidade e tecnologias de baixo carbono, agricultura e construções sustentáveis. O ato de abertura realizado no Auditório/Disc.V da FCT/Unesp – às 19hs do dia 19 de Maio – foi presidido pelo Prefeito Milton Carlos de Mello (Tupã).

De conformidade com a programação previamente elaborada, fizeram parte da mesa – além do prefeito de Presidente Prudente – os Srs. Drs: Felipe Locke Cavalcanti (Pres.da Associação Paulista do Ministério Público), Nelson Roberto Bugalho (Pres.da Comissão Organizadora do Fórum de Direito Ambiental) e Frei Phillip Machado, que assumiu o comando, na condição de Presidente da Mesa na Abertura e Encerramento do evento às 18hrs do dia 19. Em seguida, as duas 1ªs conferências, pronunciadas respectivamente pelos Srs.Drs.:Roberto S.Waac e Nelson Bugalho. Na sequência: debate e encerramento, às 22hrs.

Os temas debatidos na fase de abertura do 3º Fórum Nacional de Meio Ambiente versaram sobre: “O papel da sociedade na construção de uma economia de baixo carbono relacionado ao uso da terra – Coalizão Brasil Clima, Florestal e Agricultura” e “Desafios do Direito na construção de uma economia de baixo carbono”. No dia seguinte, o evento teve sua abertura às 7h30 da manhã – com o Painel I – sob a Presidência do Prof.Dr.Ari Alves de Oliveira Filho, seguido por outros conferencistas. Dentre os quais, os Profs.Drs.: Werner Grau Neto; Clinton Jenkins e Wallter Foleto Santin.

O Painel II que começou às 9h45 no Auditório/Disc.V da FCT/Unesp foi presidido pelo Prof.Dr.Rafael Mortari Lotfi, com a participação dos seguintes convidados: Profª.Drª.Suzana Pádua (Presidente do Instituto de Pesquisas Ecológicas/IPÊ); Gisele Mendes de Carvalho e André Luis Felício (Promotor de Justiça do Meio Ambiente de Presidente Prudente). Simultaneamente com o Fórum Nacional, realizou-se o IX Fórum de Direito Ambiental do Pontal do Paranapanema, cuja realização contou com o apoio da Associação Paulista do Ministério Público/APNP; Instituto Brasileiro de Ciências do Ambiente/IBCam e Associação de Defesa do rio Paraná, Afluentes e Mata Ciliar/APOENA.

No período da tarde, os trabalhos foram presididos pelo especialista em assuntos ambientais, Prof.Galileu Marinho das Chagas, seguido pelos docentes: Claudio Benedito Valladares Pádua; Ricardo Young; Fernando Okimoto (Professor pesquisador da Unesp); José Eduardo Ismael Lutti e no encerramento, o Prof.Dr.Frei Phillip Machado (Mestre em Filosofia, Geopolítica e Conflitos Internacionais, graduação em Ciências Sociais pela Universidade de Coimbra,PhD e Teologia pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma/Itália).

No último dia de realização do Fórum Nacional de Meio Ambiente e Fórum de Direito Ambiental do Pontal do Paranapanema, os temas abordados foram: “Iniciativas legais para viabilizar a redução de carbono”; “É possível fazer Agricultura Sustentável em um Hotspot de Biodiversidade?”; “Políticas públicas, desenvolvimento sustentável e improbidade administrativa”; “A inclusão social como mecanismo de efetivação da sustentabilidade”; “Tutela penal dos organismos geneticamente modificados” (OGM); “Cidade agradável”; “Como transformar desafios em oportunidades no caminho para a sustentabilidade”; “O desafio das cidades sustentáveis”; “Sustentabilidade na construção civil”; “Desafios e oportunidades da logística reversa de resíduos sólidos” e finalizando: “As Metáforas contemporâneas e o desafio do desenvolvimento”.

Encerrados os trabalhos, houve sorteio de brindes. Com destaque para o Presidente da Ferrofrente, Engº e Jornalista, José Manoel Ferreira Gonçalves – especialista em ferrovias, que ofereceu gentilmente aos participantes do evento, diversos exemplares de seu novo livro, em fase de lançamento. Trata-se de “Ferrovias”, uma obra que tem por principal finalidade difundir a história de nossas ferrovias – sob o prisma técnico, político e ambiental – com ampla análise das causas que resultaram no estado de abandono do modal ferroviário no país.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O Comitê de Recepção marcou presença na noite de 19 de Maio, diante do Auditório do Discente V da FCT/Unesp para abertura do evento de âmbito nacional.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O 3º Fórum Nacional de Meio Ambiente, realizou-se simultaneamente com o IX Fórum de Direito Ambiental do Pontal do Paranapanema.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Na abertura e no encerramento, presidiu a mesa diretora o Frei Phillip Machado com graduação em Filosofia, Teologia, Ciências Políticas e Sociais e Doutor em Geopolítica e Conflitos Internacionais.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O Auditório onde se realizou esse importante evento científico e cultural (voltado ao meio ambiente) reuniu numeroso público, proveniente de várias regiões brasileiras.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Também fazendo parte da plateia, muitos convidados que representaram Prefeituras, Empresas públicas, Universidades, Ministério Público e Órgãos governamentais.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O evento que se realiza em Presidente Prudente pelo 9º ano consecutivo, trouxe temas dos mais atualizados sobre políticas públicas e desenvolvimento sustentável.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Nos momentos finais, a conferência foi desenvolvida pelo Presidente da mesa, Frei Phillip Machado que abordou “As Metáforas contemporâneas e Desafio do Desenvolvimento”.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Conforme estava programado, os minutos seguintes foram destinados ao lançamento do novo livro – Ferrovias – de autoria do Engº e Jornalista José Manoel Ferreira Gonçalves.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Pessoalmente, o escritor fez o oferecimento de vários exemplares de sua nova obra, premiando alguns participantes do 3º Fórum Nacional de Meio Ambiente.

Escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

Os comentários estão fechados.