mai 12

No inicio desta semana, mais especificamente nos dias 9 e 10 de Maio, a Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Câmpus de Presidente Prudente – promoveu importante Seminário de Doutorado/Programa de Pós-Graduação em Geografia. O evento que teve a coordenação da Profª.Drª.Rosângela Aparecida de Medeiros Hespanhol (do Departamento de Geografia), realizou-se no Anfiteatro VI (das 8 às 12hs), tendo como principal convidado o Prof.Dr. Rui Manuel Missa Jacinto, da Universidade de Coimbra/Portugal.

Tema do Seminário: “O Rural em Portugal: Dinâmicas, reestruturações e processos de mudança”. Durante o desenvolvimento do Seminário, boa participação de docentes integrados ao Departamento de Geografia da FCT/Unesp, que tomaram contato pela primeira vez com o ilustre convidado, Prof.Dr.Rui Manuel Missa Jacinto, cujo perfil biográfico é o seguinte:
Geógrafo, Assistente do Departamento de Geografia da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra; Técnico Assessor principal da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro. Exerceu vários cargos de chefia e direção (1983/2003). Foi Gestor (1990/2006) e Secretário Técnico (2007/2013) do Programa Operacional Regional do Centro. Membro da Comissão Executiva do Centro de Estudos Ibéricos (CEI), desde 2001, em representação da Universidade de Coimbra.

Acrescente-se no perfil do ilustre Mestre e Doutor: Investigador no Centro de Estudos de Geografia e Ordenamento do Território (CEGOT), tendo artigos e publicações nas seguintes áreas: dinâmicas demográficas, emigração, retorno; dinâmicas e processos de reestruturação territorial; cidades, sistema de povoamento e organização do espaço: espaços rurais, desenvolvimento regional e local. Políticas públicas e dinâmicas territoriais; Autarquias e desenvolvimento local; Cooperação territorial; Cultura, Geografia literária e identidade territorial.

O Prof.Dr.Rui Manuel Missa Jacinto – se tornou desde 2010 – um visitante dos mais conhecidos na região de Presidente Prudente/SP. Sempre prestigiado por seus companheiros – docentes – de graduação e pós-graduação em Geografia da FCT/Unesp. Nesta cidade que é considerada a maior em densidade demográfica do extremo oeste paulista, o Professor Missa Jacinto tem participação ativa em diversos projetos de investigação, designadamente: “Brasil-Portugal e as suas novas geografias”, financiado pela Cooperação Científica e Tecnológica FCT/CAPES (2011-2012), dentre outros.

O evento avaliado pela Profª.Rosângela

No Seminário de Doutorado intitulado “O Rural em Portugal: dinâmicas, reestruturações e processos de mudança”, proferido pelo professor Rui Manuel Missa Jacinto, da Universidade de Coimbra e Investigador do CEGOT, junto ao Programa de Pós-graduação em Geografia da UNESP – Câmpus de Presidente Prudente – foram abordados aspectos da organização do espaço rural português e das mudanças que ocorreram a partir da sua integração na União Europeia, em 1986, até o período atual (2016).

O processo de perda da importância relativa da agricultura no contexto de Portugal e as consequências (sociais, econômicas, culturais e demográficas) derivadas dessa mudança, levaram ao esvaziamento das aldeias; apreendidas como o nível mais elementar da organização social portuguesa, e a importância que as políticas públicas europeias, sobretudo os Fundos Estruturais, em seus diferentes ciclos, tiveram para dotar esses territórios em termos de infraestrutura e serviços básicos.

Foram alguns dos aspectos problematizados pelo Prof.Dr.Rui Manuel Missa Jacinto. Nesse contexto, o turismo e os novos empreendimentos organizados pelos jovens. Presentes no espaço rural, bem como as novas funções atribuídas às aldeias. Como local de residência dos citadinos à procura de qualidade de vida -foram alguns dos aspectos da atualidade portuguesa- apresentados pelo Professor, da Universidade de Coimbra.

Sob a coordenação da Profª.Drª.Rosângela Aparecida de Medeiros Hespanhol, realizou-se na FCT/Unesp um Seminário de Doutorado/Geografia. Convidado: Prof Dr.Rui Manuel Missa Jacinto, da Universidade de Coimbra.

Um dos aspectos da conferência ministrada nos dias: 9 e 10 de Maio/2016 pelo Prof.Dr. Missa Jacinto no Anfiteatro VI da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Câmpus de Presidente Prudente – SP.

Os participantes deste Seminário puderam conhecer em detalhes na projeção audiovisual, como se vive nos dias atuais. Tema: O Rural em Portugal: Dinâmicas, Reestruturações e Processos de Mudança.

– “À procura da qualidade de vida”: foram alguns dos aspectos abordados pelo conferencista da Universidade de Coimbra, que mais uma vez esteve em Pres.Prudente, para falar sobre os processos de mudanças em Portugal”.