mai 12

Na noite de 05 de Maio, o magnífico Reitor da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”/UNESP, Prof.Dr.Júlio Cezar Durigan, recebeu as mais expressivas homenagens do Poder Público Municipal de Presidente Prudente, através da entrega de uma medalha e Diploma do Mérito “Grande Colonizador José Soares Marcondes”. O Ato solene foi presidido pelo Presidente da Câmara, Vereador Ênio Luiz Botelho Perrone (Dr), estando também presentes outros vereadores, autoridades e convidados. Além do homenageado fez parte da mesa o Diretor da FCT/Unesp, Prof.Dr.Marcelo Messias.

No Plenário e Galerias, docentes, servidores e estudantes da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Câmpus de Presidente Prudente – juntamente com amigos do homenageado; incluindo a Pró-Reitora de Extensão Universitária, Profª.Drª. Mariângela Spotti Lopes Fujita e Profª.Drª.Maria José Soares Mendes Gianini – Pró-Reitora de Pesquisas; o Vice-Diretor da FCT/Unesp, Prof.Dr. José Carlos Silva Camargo Filho; o Diretor e Vice-Diretor da Faculdade de Ciências Agrárias e Tecnológicas – Câmpus de Dracena – Paulo Alexandre Monteiro de Figueiredo e Ermínio Mingato; a Prefeita Municipal de Rosana/SP, Sandra Kasai e membros da comunidade regional.

O ato de concessão da medalha e Diploma do Mérito – conferidos ao magnífico Reitor – pelos integrantes da 16ª legislatura foi em reconhecimento aos relevantes serviços prestados à cidade de Presidente Prudente na área educacional. Após a abertura da sessão solene, houve execução do Hino Nacional Brasileiro e Hino Oficial do município, precedendo a palavra do Presidente e Secretário da Edilidade, Dr.Ênio Perrone e Izaque José da Silva, respectivamente. Seguiram-se os pronunciamentos do Diretor da FCT/Unesp, Prof.Dr.Marcelo Messias e do homenageado, Prof.Dr. Júlio Cezar Durigan. A entrega da medalha e do Diploma do Mérito “Grande Colonizador”, foi feita logo após os discursos.

A palavra do Presidente da Edilidade

O Dr. Perrone traçou o perfil do homenageado e destacou as principais realizações do Prof.Dr.Durigan – magnífico Reitor da Unesp – dizendo que ele, juntamente com outros gestores trouxe vários investimentos para Presidente Prudente. Nas áreas de Ensino, Pesquisa e Extensão Universitária, proporcionando o desenvolvimento da Faculdade de Ciências e Tecnologia da FCT/Unesp. Com isso – ressaltou – foram criados novos cursos de graduação, pós-graduação (Mestrado e Doutorado), aumentando significamente o número de alunos.

O Presidente da Edilidade destacou que a FCT – nos últimos dez anos – cresceu e se tornou uma das mais importantes unidades universitárias da Instituição. Razão pela qual foi homenageado o Reitor da Unesp (por meio do Decreto-Legislativo nº 547 promulgado no dia 10 de Novº/2015), de autoria dos vereadores – Alínea “b” do artigo 1º da Resolução nº 109, de 04/09/1973). Disse mais: A Faculdade de Ciências e Tecnologia, com a gestão do Professor Durigan se consolidou como um patrimônio público da mais alta relevância para a região de Presidente Prudente, constituindo-se na maior Faculdade da UNESP. Com referência ao número de cursos e alunos, sua contribuição na formação de recursos humanos qualificados por meio dos cursos de graduação e pós-graduação é extremamente significativa.

O Presidente da Câmara Municipal de Presidente Prudente concluiu seu pronunciamento, acentuando: “Graças aos incentivos que foram direcionados por meio da Administração Central, hoje, é uma instituição que ganha maturidade e respeito, no contexto da Unesp. Traz investimentos para a região na forma de projetos de pesquisa e extensão universitária. Há também um reconhecimento da FCT pela sua significativa atuação na comunidade, o que se deve em grande parte, à intensa parceria com a municipalidade e outras instituições. Principalmente por meio de projetos de políticas públicas, financiados pela FAPESP”.

Prof.Dr.Marcelo Messias

Em seu discurso na Câmara Municipal – em homenagem ao Reitor Júlio Cezar Durigan – disse o Prof.Dr.Marcelo Messias – Diretor da FCT/Unesp: O Câmpus de Presidente Prudente conta hoje com 10 Departamentos de Ensino; 239 docentes e 213 servidores técnico-administrativos; 3.100 alunos de graduação e 600 alunos de pós-graduação. Além das atividades de ensino e pesquisa de qualidade, desenvolve atividades de extensão universitária e de prestação de serviços à comunidade. Tudo isso, como forma de transferir para a sociedade, os conhecimentos gerados no seio da Universidade; e ao mesmo tempo realimentar o ensino e a pesquisa que desenvolve.

O Professor Marcelo acrescentou que a extensão se dá nas mais diversas formas. Em diferentes campos de atuação que se integram em torno dos objetivos prioritários; do desenvolvimento científico, tecnológico e ambiental da cidade e região. Nas saudações ao Prof.Dr.Júlio Cezar Durigan, destaque também para o Prof.Dr.Jayme Neto Junior, do Deptº de Educação Física da FCT/Unesp. Ele congratulou-se com o homenageado e vereadores da 16ª Legislatura pelas justas homenagens prestadas em nome da população, dos docentes, servidores e estudantes universitários.

Pronunciamento do homenageado

Da Tribuna da Câmara Municipal – em sessão solene realizada na noite de 05/Maio – o homenageado, Prof.Dr.Júlio Cezar Durigan assumiu a palavra especialmente para agradecer as honrarias. “Essa homenagem feita a mim deve ser compartilhada com os professores, estudantes e servidores de Presidente Prudente. A Unesp por ser descentralizada é a Universidade que melhor tem condições de estar junto com os poderes públicos municipais; e responder à demanda social da cidades e regiões em que se encontra presente.

O magnífico Reitor lembrou que a Unesp fez em 40 anos, o que outras Universidades no mundo afora não fizeram em 400 anos; e quem faz isso, é a comunidade: docentes, alunos e servidores. É a comunidade que vence sempre; e vai continuar vencendo todas as dificuldades – apesar da crise que assola o país. Nossa Universidade (pública e gratuita) de qualidade é superior às outras. Presidente Prudente é muito importante para a Unesp, que é diversificada, diferenciada das demais e sempre presente !

Atuando há 40 anos, a Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” deixou de ser uma Universidade com problemas e deficiências, tornando-se uma Universidade Pública das mais respeitáveis. “Estamos ganhando prestígio cada vez maior; e neste ano estamos recebendo 35% dos alunos das escolas públicas e dentro de 2 anos vamos completar 50%, se o Reitor receber o reconhecimento da comunidade” – disse o Prof.Dr. Júlio Cezar Durigan.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A Câmara Municipal de Presidente Prudente, reuniu-se em Sessão Solene para homenagear o magnífico Reitor da Unesp, Prof.Dr. Júlio Cezar Durigan, na noite de 05/Maio.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Formada a mesa diretora, o Presidente Ênio Luiz Botelho Perrone (Dr.) abriu a sessão solene convidando o homenageado para assumir sua cadeira, ao seu lado.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Após a formação da mesa, os primeiros discursos para saudar o homenageado da noite – Prof.Dr.Júlio Cezar Durigan – e comitiva, representando a Unesp.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A palavra é dada ao Prof.Dr.Marcelo Messias – Diretor da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp/Presidente Prudente, que congratulou-se pelas homenagens.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Demonstrando sua gratidão ao magnífico Reitor da Unesp, pelo apoio e consideração que recebeu, o Prof.Jaime Neto ocupou a tribuna para se solidarizar com o homenageado.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Mais uma vez, o Prof.Dr.Marcelo Messias se solidarizou com as homenagens ao ilustre Reitor, como reconhecimento pela sua atuação em prol da comunidade.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Docentes, servidores, estudantes, assessores, amigos e admiradores estiveram reunidos no plenário da Câmara Municipal para prestigiar o ato solene de homenagem ao Prof.Durigan.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O Pres. e a Vice-Pres. da Câmara Municipal foram incumbidos de entregar a medalha e o Diploma do Mérito “Grande colonizador José Soares Marcondes”ao homenageado.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Na continuidade e em regozijo pelas honrarias, todos os acompanhantes do homenageado foram convidados a se posicionar ao seu lado para as fotografias que ficarão para a história.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Nessas fotos memoráveis, o registro de um momento festivo e honroso para todos os amigos que se reuniram para agradecer ao Sr.Reitor pela dedicação e atuação em prol da Unesp e da cidade anfitriã.

Dados pessoais do homenageado

O Prof.Dr.Júlio Cezar Durigan é Engº Agrônomo formado pela Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias da Unesp – Câmpus de Jaboticabal; Mestre em produção vegetal; Doutor em solos e nutrição de plantas pela Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiróz” de Piracicaba/SP. É Professor Titular do Deptº de Fitossanidade da Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias da Unesp – desde 1997 – com atuação no curso de graduação em economia e no Programa de pós-graduação em Produção Vegetal.

Dentre as atividades de maior relevância, o Prof.Dr. Júlio Cezar Durigan se destacou como Bolsista/Produtividade e pesquisa do CNPq – nível 1 B – até 2004; Coordenador da Área de Ciências Agrárias da FAPESP, por seis anos; Presidente da Sociedade Brasileira da Ciência das Plantas Daninhas; Vice Presidente da Associacion Latinoamericana de Malezas(ALAM); Vice-Reitor da Unesp; Pró-Reitor de Administração; Diretor da Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias (FECAV)-Câmpus de Jaboticabal e Coordenador do Programa de pós-graduação em Produção Vegetal e Chefe do Deptº de Fitossanidade da FCAV, por 2 mandatos.

Professor Durigan é autor de 81 artigos completos, em períodos indexados e de 182 trabalhos publicados nos Anais de Congressos Nacionais e Internacionais. Já participou de 49 eventos científicos e proferiu 62 palestras em cursos de extensão, simpósios e congressos. É autor de 4 livros; 12 capítulos de livros e 25 artigos em jornais e revistas de grande circulação. Foi Orientador de 12 teses de Doutorado; 8 dissertações de Mestrado e 42 iniciações científicas.

Atualmente, o Prof.Dr.Júlio Cezar Durigan é Reitor da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, sendo também integrante do Conselho da Associação Universidades Brasileiras, do Conselho da Rede de Administradores de Universidades Líberoamericanas e do Conselho de Reitores das Universidades Estaduais Paulistas. O Mestre e Doutor – magnífico Reitor da Unesp – juntamente com outros gestores trouxe para a FCT/Unesp -Presidente Prudente- os maiores investimentos nas áreas de Ensino, Pesquisa e Extensão Universitária. Ele é quem proporciona o desenvolvimento da Faculdade pioneira da região de Presidente Prudente, criando novos cursos de graduação, pós-graduação (Mestrado e Doutorado), aumentando consideravelmente o número de alunos.

Escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

Os comentários estão fechados.