mai 08

Ao retornar a Presidente Prudente, onde recebeu homenagens da Câmara Municipal, no dia 05/Maio, o Magnífico Reitor da Unesp, Prof.Dr.Júlio Cezar Durigan presidiu o ato de inauguração de um Laboratório e Museu da Arqueologia Regional/MAR. Os 2 importantes investimentos – cultural e científico – estão sediados no Núcleo Morumbi/ Unesp, à Rua Dr.Cyro Bueno, nº 40. A Coordenação desses novos empreendimentos de âmbito regional é da Profª.Drª. Neide Barrocá Faccio, do Departamento de Planejamento, Urbanismo e Ambiente,da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp.

O Museu ora inaugurado juntamente com um avançado Laboratório de Arqueologia Guarani e Estudos da Paisagem receberam a denominação oficial de “José Luiz Morais”, uma justa homenagem prestada ao Educador que se presente ao ato inaugural. Como também a Pró-Reitora de Extensão Universitária da Unesp, Profª.Drª. Mariângela Spotti Lopes Fujita; o Diretor da FCT/Unesp, Prof.Dr.Marcelo Messias; o Vice-Diretor, Prof.Dr.José Carlos da Silva Camargo Filho; a Profª.Drª. Neide Barropá de Faccio (Coordenadora), autoridades, convidados, professores, servidores técnico- administrativos, estudantes universitários e assessores.

Conduzindo o cerimonial, o comunicador Walmir Cesar Leanza Caldeira, que anunciou inicialmente a presença honrosa do Magnífico Reitor da Unesp, Prof.Dr.Júlio Cezar Durigan a fim de presidir o ato solene de inauguração. Explicou que o Museu de Arqueologia Regional é composto pelo Laboratório Guarani (LAG), uma sala de exposições, uma sala de informática, uma área para realização de Oficinas de Educação Patrimonial e uma Biblioteca. Todos os espaços estão abertos à visitação da comunidade e para Pesquisadores da área de Antropologia/Arqueologia e de Educação Patrimonial.

No Núcleo Morumbi/Unesp acaba de ser implantado o mais novo Museu da Arqueologia Regional – MAR – juntamente com Laboratório Guarani/LAG.

Objetos recolhidos e expostos no Laboratório e Museu, atestam os antepassados indígenas pela região – com sítios datados – de 260 a 1.668 anos.

Grupos indígenas de agricultores Guaranís e outros estão aqui representados pelos seus trabalhos artesanais que constituem valioso achado histórico.

Primeiros visitantes do Museu de Arqueologia Regional

Os primeiros visitantes ficaram sabendo que o Museu de Arqueologia Regional apresenta matérias arqueológicos de grupos indígenas guaranis (agricultores) dos grupos: Tupi-Guarani; Kaigang e Caaiapó – Grupo G – Pré-históricos, representados por cerâmicas, pedras lascadas e polidas. Assim como: Grupos caçadores-coletores, representados por pedras lascadas, pontas de flexa, raspadores e furadores. São materiais que apresentam contextos de sítios datados de 250 a 1.668 anos. Essa exposição visa mostrar à comunidade, a História desses Índios que hoje estão mortos e já não podem mais contar histórias com palavras. No entanto, eles contam por meio de seus objetos.

Para agendamento, os visitantes interessados em conhecer o novo Museu de Arqueologia Regional, podem realizar Oficinas com Argila, para a confecção de vasos ou potes, arte rupestre, pintura em cerâmica Guarani e de lascamento em pedra. As ações do Museu de Arqueologia Regional/MAR visam levar à comunidade, o que é produzido na Universidade, em parceria com Prefeituras, Empresas, Educadores e outros atores. De modo a contribuir para o desenvolvimento de cidadãos conscientes sobre o conhecimento arqueológico, a valorização e a conservação do passado arqueológico e histórico do Estado de São Paulo.

Apoio e doação da comunidade

O Museu possui o mérito de nascer das reivindicações da comunidade que vem doando ao longo do tempo, peças arqueológicas para o Laboratório Guarani/LAG. Por isso, fica patenteado esse acervo ao longo do tempo – embora patrimônio da União – legalmente pertence à mesma comunidade e é por ela valorizada e colaborando efetivamente para ver a história dos índios, preservada e divulgada. Essa cooperação sempre esteve presente em cada etapa da organização e criação do Museu.

De acordo com a programação elaborada para o ato inaugural do Laboratório e Museu de Arqueologia Regional foram anunciados cinco discursos: Do Prof.Dr. Reitor Júlio Cezar Durigan, Magnífico Reitor da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”/UNESP; do Prof.Dr.Marcelo Messias, Diretor da FCT/Unesp; da Profª.Drª.Mariângela Spotti Lopes Fujita, Pró-Reitora de Extensão Universitária da Unesp; da Profª.Drª. Neide Barrocá Faccio e do Prof.Dr. José Luiz Morais, o Educador que deu nome ao Museu de Arqueologia Regional. Outros homenagem pela Professora Neide, foram: Marcos Carlos Tosta; José Olavo Cerávolo e Jussara Arantes Antonio. E ainda homenageadas: a Prefeitura Municipal de Iepê/SP; Sônia Rafael e Sandra Mâncio.

No Núcleo Morumbi/Unesp é recepcionado o magnífico Reitor da Unesp, Prof.Dr. Júlio Cezar Durigan que veio a Pres.Prudente, para receber homenagens.

Com a palavra o Prof.Dr.Júlio Cezar Durigan ao presidir o ato solene de inauguração de um Laboratório Guarani juntamente com o Museu da Arqueologia Regional/MAR.

Coube ao Prof.Dr.Marcelo Messias, Diretor da FCT/Unesp a missão de saudar os visitantes, especialmente o Sr.Reitor Durigan e a Pró-Reitora de Extensão, Mariângela

Perfilados: o Prof.José Luiz Morais, a Profª.Neide Barrocá, a Pró-Reitora Mariângela e o Reitor,Durigan. À esquerda: desatamento da fita simbólica, inaugurando o Laboratório e o Museu, no Núcleo Morumbi/Unesp.