ago 18

Aberta oficialmente na última 3a.feira (16 de Agosto) está sendo realizada no Auditório V da FCT/UNESP a IV Semana da Química, juntamente com a IX Semana da Química do Centro-Oeste Paulista. O evento – de acordo com o cronograma previamente elaborado – conta com uma extensa programação, culminando com uma apresentação Científico-cultural com a Trupe “Quimiatividade: AIQ-2011, no Auditório da Unesp.

No decorrer do período estão sendo desenvolvidas palestras, oficinas e mesas-redondas com a participação de renomados especialistas da Universidade Estadual Julio de Mesquita Filho e convidados. Na tarde de abertura do evento, foi apresentada uma mesa-redonda com a participação dos seguintes professores que compuseram a mesa: Prof. Dr. Homero Marques
Gomes, Docente do Departamento de Física, Química e Biologia; Prof. Mário César Peroni Pegoraro, Representante do Conselho Regional de Química da 4ª Região; Dorothi de Souza Magalhães, Química representante da indústria Imcoprol.

A Semana da Química tem como principal objetivo difundir o conhecimento e os avanços tecnológicos da Química entre alunos dos cursos de graduação e pós-graduação de instituições de ensino de Presidente Prudente e Região através de palestras, mesa-redonda, oficinas e mini-cursos (técnicas e desenvolvimento científico) ministrados por profissionais das diferentes áreas da Química, além de apresentações de trabalhos e apresentação científico-cultural.

Mini-cursos, Palestras e Oficinas

A Semana da Quimica promoveu diversos mini-cursos, abordando temas da mais alta importâancia. Entre eles: Química de alimentos, com a Profª Ellen Vanzelli, da Unesp de São José do Rio Preto; Jogos e atividades lúdicas em Ensino de Quimica: Teoria, Métodos e Expicações, com o Prof.Márlon Soares, da UFG; Eletroquímica ambiental, detecções de poluentes e remedicação de efluentes, com o Prof.Dr.Romeu Filho,da UFScar; Métodos eletroquímicos de Análises de Biocombustíveis, pelo Prof. Dr. Leonardo Paim, da Unesp de Araraquara;Simulação computacional de estruturas moleculares: o caso de interação de enzima inibidor, p/elo Prof. Dr.Sérgio Leite, da Unesp de Araraquara.E por fim, Bioprospecção de novas drogas de origem animal, pelo Prof.Dr.Luiz Carlos Filho, da Unesp de Bauru.

As palestras versaram sobre: Quem (não) descobriu o oxigênio? Cuidados ao ensinar quem descobriu algo, com o Prof.Dr. Ourides Filho, da UEM (Maringá); Formação de Professores:Consolidação das Práticas inerdisciplinares nas liceciaturas, com a Profª. Drª.Flavelia Almeida e Profª.Drª.Fabiele Broietti, da UEL (Londrina). As Oficinas ficaram para o úlltimo dia do evento. O papel das histórias em quadrinhos no ensino das Ciências e Química, com o Prof.Dr. Agnaldo Arroio, da Universidade de São Paulo – USP -e a Música como potencial para problematizar o ensino da Química, com o Prof.Marcelo Silveira, da UEM (Maringá).

Clique AQUI para baixar o Cronograma de Atividades

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A mesa que presidiu os trabalhos da IX Semana da Química -Centro/Oese Paulista- e IV Semana da Química em Presidente Prudente, no Campus da Facuildade de Ciências e Tecnologia da Unesp.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O evento reuniu grande numero de participantes, não só da área regional,mas também de outras regiões do país, especialmente do vizinho Estado do Paraná, representados pela UEL de Londrina e UEM de Maringá.

Escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

Os comentários estão fechados.