ago 31

Uma das últimas dissertações de Mestrado em Geografia no mês Agosto p.p.versou sobre “Interações entre o ambiente físico, uso e cobertura da terra e as características físicas e químicas no canal fluvial: a bacia hidrográfica do rio Santo Anastácio, Oeste Paulista”. O trabalho foi defendido pela aluna Franciele Gonçalves, tendo como Orientador, o Prof. Dr. Paulo César Rocha, do Deptº de Geografia da FCT/UNESP. Para o desenvolvimento da pesquisa, Franciele usufruiu de bolsa concedida pela FAPESP.

A defesa pública de dissertação de Mestrado do Programa de Pós-graduação em Geografia, verificou-se no período da tarde do dia 29 de Agosto, no Anfiteatro VII da Unesp – Campus de Presidente Prudente – tendo ainda como integrantes da Comissão Examinadora, a Profª.Drª. Encarnita Salas Martin, do Deptº.de Planejamento, Urbanismo e Ambiente da Faculdade de Ciências e Tenologia e a Profª.Drª. Patrícia Helena Mirandola, do Deptº.de Geografia, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

A dissertação se resume nesse relato: “Para o estudo da cobertura da terra, o procedimento metodológico foi baseado em processamento digital de imagens orbitais, realizado em um ambiente de sistemas para aquisição, armazenamento, manipulação, análise e apresentação de dados georeferenciados, ou seja: em um SIG. As variáveis físicas e químicas da água foram obtidas diretamente no campo. Foram analisados: pH, condutividade, oxigênio dissolvido, temperatura, turbidez e sólidos em suspensão”

O resumo desse trabalho acrescenta outras informações: “Vale ressaltar que a pesquisa visou a caracterização limnológica do rio e não o levantamento de índices de qualidade da água. A metodologia adotada mostrou-se eficiente, visto que a pesquisa indicou a interferência de determinados usos e coberturas da terra; em especial a pastagem e cana-de-açúcar, causaram alterações em algumas variáveis químicas e físicas da água no rio Santo Anastácio”.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Franciele Gonçalves, aluna do Progr.de Pós-graduação em Geografia enfrenta a Comissão Examinadora com sua defesa de dissertação de Mestrado na FCT/UNESP.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O Orientador, Prof. Dr. Paulo César Rocha e as duas integrantes da Comissão Examinadora, Profªs. Drªs.Encarnita S.Martin e Patrícia H.Mirandola, acompanham sua explanação.

Escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

Os comentários estão fechados.