ago 31

No último final de semana (6ª.feira/26 de Agosto), a aluna Eliane Carvalho dos Santos se apresentou perante a Comissão Examinadora, com o trabalho de defesa pública de dissertação de Mestrado em Geografia. Para isso, recebeu orientação do Prof. Dr. Eliseu Savério Sposito, do Deptº. de Geografia da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Campus de Presidente Prudente. Ela participa do Programa de Pós-graduação; e para desenvolver a pesquisa com o indispensável apoio – através de bolsa – concedida pela FAPESP.

O trabalho elaborado e defendido pela aluna trouxe como título: “O Processo de reestruturação produtiva nas indústrias de Catanduva/SP”. A Banca Examinadora contou também com a participação do Prof. Dr. Márcio Antonio Cataia, do Deptº.de Geografia da Universidade Estadual de Campinas e Prof. Dr. Clerisnaldo Rodrigues de Carvalho, do Deptº.de Geografia da FCT/UNESP. Eliane fez ampla exposição; foi acompanhada atentamente por todos os componentes da banca, ouviu críticas e elogios através de comentários formulados durante o ato de defesa de dissertação/Mestrado em Geografia. De acordo com manifestação da Comissão Examinadora, o trabalho foi considerado excelente, razão pela qual alcançou o melhor conceito.

Em se tratando de um tema atual que envolve Economia, Política, Historia e Geografia, a Mestranda realizou uma pesquisa da mais alta importância para a vida econômica de Catanduva num período crítico e de sérias dificuldades. Nesse trabalho, Eliane cita as repercussões no âmbito da produção, relação entre as empresas e nas condições de trabalho a partir da análise das configurações espaciais do setor produtivo local. E acrescenta: A crise estrutural, que em meados dos anos de 1960 atinge vários setores da economia, atentou para a necessidade de se reformular o padrão de desenvolvimento vigente, conhecido como modelo de desenvolvimento fordista.

No resumo da dissertação é ela quem diz: “Para sair da crise, o setor industrial adotou medidas de adaptação, intensificando nas suas esferas de atuação, as mudanças tecnológicas, organizacionais e produtivas, que combinadas, acabaram por reorganizar as relações de produção e as formas de organização do trabalho. Esse processo traz em seu bojo impacto sobre a dinâmica espacial, acompanhado de transformações no âmbito do sistema social, à medida que envolve as relações de trabalho”.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A Banca Examinadora instalada no Anfiteatro II da FCT/UNESP acompanha atentamente o relato da aluna do Progr.de Pós-graduação em Geografia, Eliane Carvalho dos Santos.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O trabalho de pesquisa realizado em Catanduva/SP apresentou importantes aspectos da vida econômica daquela região do Estado, que atingiu inúmeros setores da indústria, a partir dos anos 60.

Clique para ampliar!
Concluída a defesa pública de dissertação de Mestrado/Geografia, Eliane se reúne com os amigos e colegas de curso para uma foto histórica, que marca uma nova etapa de sua vida acadêmica.

Escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

Os comentários estão fechados.