ago 24

Na manhã de 19 de Agosto de 2011, o Campus da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp em Presidente Prudente recebeu o Vice-Reitor, Prof. Dr. Julio Cezar Durigan. Juntamente com Assessores, bem como o Diretor e o Vice-Diretor da FCT/UNESP, integrantes do Corpo docente e funcionários, o Magnífico Vice-Reitor presidiu o ato solene de inauguração da nova sede do Serviço Técnico de Informática e Seção Técnica de Materiais. O prédio é constituído de dois pavimentos, totalizando 765 m2.

O Cerimonial, conduzido por Walmir César Lanza Caldeira, Supervisor da Seção de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão – SAEPE – anunciou como 1ª oradora, a Sra. Mara Lúcia Ascenso e em seguida, o Sr. Marcos Roberto Pereira de Souza, Diretora da Divisão Técnica Administrativa e Dietor Técnico de Informática, que deram as boas vindas aos ilustres visitantes e manifestaram a satisfação em participarem da concretização de um esforço conjunto de toda a comunidade unespiana para que esse momento se tornasse real. Lembraram que a celebração representa mais do que uma oportunidade para que se deixe evidenciada a grande importância da obra, não apenas para o engrandecimento, mas para a comunidade universitária que passará a contar com um ambiente melhor de atendimento e trabalho.

Marcos Roberto enfatizou que “A tecnologia só é tecnologia para quem nasceu antes dela ser inventada; pois precisamos reinventar a tecnologia à cada dia de nosso caminhar para se antecipar ao futuro. O STI é justamente isso: procurar sempre estar em constante desenvolvimento”. Lembrou que ao ingressar na Unesp em Maio de 1995, o STI já ocupava um espaço acadêmico. A rede estava engatinhando: havia um computador em cada Seção e uma dezena de máquinas de escrever – mecânicas ou eletrônicas – e o STI possuía unicamente acesso ao correio eletrônico; nosso e-mail, uma conta para gerenciar, receber e enviar mensagens para o mundo todo. Hoje são quase 700 contas.” – enfatizou.

Destacando o avanço tecnológico, o Diretor Técnico de Informática da FCT/UNESP disse que “buscamos trazer para dentro da Instituição a mais moderna infraestrutura de lógica e hardware disponível no mercado. Hoje cada funcionário tem acesso a um Computador ou Notebook, onde quer que vá. Telefonia IP, redes wireless, vídeo conferência, sistemas integrados e outra quantidade de ativos e serviços gerenciados pela área de Tecnologia da Informação (TI)”. O ser humano – mesmo limitado em sua capacidade intelectual – não se exime de buscar, se inovar, se adequar para fazer o melhor. O melhor possível!

Por fim, Marcos Roberto Pereira de Souza fez um agradecimento especial à Assessoria de Informática, aos Engenheiros da APLO e congratulou-se com o Magnífico Vice-Reitor, pelos esforços realizados para a concretização deste prédio e para todos que ainda virão nesta gestão e nas próximas; para que não se esgotem os subsídios para uma melhoria contínua, aprimoramento profissional e na infraestrutura das unidades da Unesp. “A fé em Deus nos fez crer no incrível, ver o invisível e realizar o impossível. Que os objetivos de todos se concretizem!

As palavras do Diretor e do Vice-Reitor

Tanto o Diretor da Faculdade de Ciências e Tecnologia – FCT/UNESP – Prof. Dr. Antonio Nivaldo Hespanhol, como o Magnífico Vice-Reitor da Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho, Prof. Dr. Julio Cezar Durigan destacaram a importância da Instituição de Ensino Superior, como uma das melhores Universidades do Brasil e do mundo. A Unidade de Presidente Prudente é considerada da mais alta expressão e tem uma folha de serviços digna de registro na comunidade mundial. “É uma inauguração que vai beneficiar tanto o pessoal do Serviço Técnico de Informática, quanto favorecer a Biblioteca, que terá seu espaço ampliado” – disse o Prof. Nivaldo.

Depois, o Diretor da FCT/UNESP definiu que a inauguração desse novo espaço físico para a Seção Técnica de Materiais irá possibilitar – além da ampliação de estoque – a disponibilidade de seis novas salas para docentes, contratados para os novos cursos da Universidade. A placa comemorativa ao ato inaugural foi descerrada pelo Sr. Vice-Reitor, pelo Diretor e Vice-Diretor da FCT/UNESP e também por ex-diretores presentes à cerimônia. Entre eles, Prof. Marcos Alegre (o pioneiro) e o Prof. Dr. João Fernando Custódio da Silva. O Núcleo de Estudos e Pesquisas em Ergonomia (situado no Campus da Unesp em Presidente Prudente), foi inaugurado oficialmente, logo após.

Integrantes do Corpo docente, discentes e funcionários prestigiaram o ato inaugural e acompanham o pronunciamento do Diretor Técnico de Informática, Marcos Roberto Pereira de Souza.

Com a palavra o Vice-Reitor, Prof.Dr.Julio Cezar Durigan, ao lado do Diretor da FCT/UNESP, Prof.Dr.Antonio Nivaldo Hespanhol, do Vice-Diretor, Prof.Dr.Marcelo Messias e Assessores.

O descerramento da placa comemorativa à inauguração do prédio do STI-STM no Campus da Unesp foi um ato muito importante que reuniu atuais e ex-dirigentes da Universidade em Prudente.

A figura do Prof.Dr.Marcos Alegre, que é um dos pioneiros e ex-diretor da Unidade Regional foi motivo de muita alegria para o Vice-Reitor, para os diretores, professores e ex-diretores da FCT/UNESP.