ago 26

Na última 5ª.feira, dia 25 de Agosto realizou-se no Anfiteatro II da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Campus de Presidente Prudente – mais uma dissertação de Mestrado/Educação. A defesa pública desse trabalho foi feita pela aluna do Programa de Pós-graduação Rita de Cássia Ferreira dos Santos, tendo como Orientadora a Profª.Drª. Renata Maria Coimbra Libório, do Deptº de Educação da FCT/UNESP. Para desenvolver a pesquisa, Rita de Cássia usufruiu de bolsa concedida pela FAPESP.

O trabalho defendido perante a Comissão Examinadora teve como título:

“Violência sexual e a formação de educadores: uma proposta de intervenção”, sendo exposto, avaliado e debatido publicamente. Além da Orientadora (já citada), fizeram parte da Banca: a Profª.Drª.Maria Suzana de Stefano Menin (FCT/UNESP) e Profª.Drª.Maria Ângela Mattar Yunes (UFRS),via Online.

Em resumo, trata-se de uma Pesquisa que teve como principal objetivo verificar o conhecimento dos alunos dos penúltimos anos dos cursos de Licenciatura da Faculdade de Ciências e Tecnologia sobre o tema sexual contra crianças e adolescentes. E ao mesmo tempo aplicar um programa de intervenção junto aos Licenciandos, visando uma formação profissional sobre a temática, cujos conhecimentos foram avaliados anterior e posteriormente à capacitação.

A Pesquisa em Detalhes

A pesquisa foi dividida em duas etapas. Na primeira parte, integrada por 159 estudantes dos cursos de Licenciatura em Educação Física, Geografia, Matemática, .Pedagogia e Química, respondendo a um questionário. Na segunda fase, aplicação por 26 estudantes de Física, Pedagogia e Educação Física. No final do encontro, tomaram parte 22 estudantes. Concluiu-se que a violência sexual infanto-juvenil é um tema alvo de discussão por diversos segmentos sociais e têm como objetivo comum a proteção dessa população.

Na dissertação diz Rita de Cássia: voltamos nossas preocupações para o universo de informações que possíveis futuros professores têm acerca da referida temática. A presente pesquisa teve por objetivo verificar o conhecimento de alunos sobre o tema. Segundo consta do trabalho, os resultados demonstram que alguns alunos tinham conhecimento dessa prática de violência sexual, embora as concepções apresentadas não estivessem de acordo com os estudos da área.

Diversos estudos mostram que a escola seria um dos locais privilegiados para que ocorra a detecção e intervenção em casos de violência sexual, levando-se em conta o extenso período de tempo em que crianças e adolescentes passam nessas Instituições. É importante ressaltar que os profissionais da Escola têm o dever legal e ético de notificar às autoridades competentes casos suspeitos ou confirmados de abuso e exploração sexual – finaliza o documento, resultante dessa Pesquisa.

No Anfiteatro II da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Campus de Presidente Prudente – a aluna Rita de Cássia Ferreira dos Santos faz a defesa pública de dissertação de Mestrado/Educação.

Amigos e colegas de curso na FCT/UNESP compareceram a fim de prestigiar a Mestranda em sua defesa de dissertação de Mestrado do Programa de Pós-graduação em Educação, em Presidente Prudente-SP.

Nada melhor que um belo sorriso para identificar o clima de alegria e otimismo, após concluir mais uma etapa de sua vida acadêmica junto à Universidade Estadual Paulista “Julio de Mesquita Filho”.