ago 24

Incluída na Agenda Oficial de Eventos, realiza-se no Campus da FCT/UNESP em Presidente Prudente a XII Semana da Geografia, simultaneamente com o VII Encontro de estudantes de Licenciatura em Geografia. A abertura oficial ocorreu na noite de 22 de Agosto no Auditório V e prossegue até o dia 26 de Agosto, com extenso programa. Na Abertura, presença de representantes do Brasil e do Exterior. Dentre outros, renomados cientistas de Universidades brasileiras, da Europa e América Central.

O Prof.Dr.Bernardo Mançano Fernandes – com participação ativa no evento – define que o tema “Semana da Geografia” é um indicador da nova fase dos cursos de graduação e pós-graduação em Geografia, da Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT) da Unesp. É a fase da internacionalização – diz ele – iniciada há alguns anos e que nesta semana está representada também por cientistas estrangeiros: dois países europeus e dois países latino-americanos.

A programação que está sendo cumprida no Campus da Unesp em Presidente Prudente, concentra uma Mesa de Abertura, uma Mesa de Encerramento, quatro Mesas-redondas, Mini-cursos e homenagens. Na solenidade de abertura da XII Semana da Geografia, foi feito o lançamento de um CD/MPB numa iniciativa muito feliz do Prof. Dr. Eliseu Saverio Sposito e com a presença e participação de um grande público, a 1ª. rodada de uma Mesa-redonda com o tema “As Geografias Latinoamericanas: Diferentes Territorialidades” ministrado pelo Prof. Dr. Luciano Concheiro, da Univ.Autônoma de Xochimiko-México.

Na noite de 3ª.feira, a Mesa-redonda trouxe outro cientista: o Prof. Dr. José Manuel Mateo Rodrigues, da Univ. de Havana – Cuba. Ele abordou o tema: “Planejamento e Território: Atuação do Bacharel em Geografia”. Além disso, houve também participação do Mestre em Geografia, Tiago Médici Vinha. Na noite seguinte foi programada uma Mesa-Redonda, coordenada pelo Prof. Dr. Raul Borges Guimarães, da FCT/UNESP e participação do Prof. Dr. Nestor André Kaercher, da Univ.Federal do Rio Grande do Sul (FURGS).

Na manhã de 5ª.feira (das 08h00 às 12h00), Mesa-Redonda envolvendo renomados especialistas, sob a coordenação da Profª.Drª Maria Encarnação Beltrão Sposito (FCT/UNESP e a participação do Prof.Dr. José Alberto R.Fernandes (Univ.do Porto/Portugal); Prof.Dr.Mário Adriano F.do Vale (Univ.de Lisboa/Portugal) e Prof. Dr.Roberto Braga (UNESP/Rio Claro – SP). No período noturno, homenagens: Profª.Drª Margarete Cristiana Costa Trindade Amorim e Flávia Cristina Simões Sanches (FCT/UNESP).

A Mesa de Encerramento da XII Semana da Geografia e do VII Encontro de Estudantes de Licenciatura em Geografia, ocorre entre 20 e 23hs do dia 25 de Agosto. Abordagem do tema: “La Política Agrícola comum de La Unión Europea y La soberania dialéctica”. Exposição será defendida pelo Prof. Dr. José Antonio Segrelles Serrano (Univ.de Alicante-Espanha). No Auditório V haverá coquetel para marcar a finalização do evento de cunho cientifico e cultural. Dia 26: Trabalhos de campo.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A Abertura da XII Semana da Geografia e do VII Encontro de Estudantes de Licenciatura em Geografia, realizou-se no Auditório V da FCT/UNESP e reuniu grande número de participantes

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Consagrados cientistas brasileiros e do exterior – especialmente convidados – vieram a fim de participar do evento que já é tradicional no Campus da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A Semana da Geografia que começou na noite de 2ª. feira, somente será encerrada no sábado, após desenvolver diversas atividades, incluindo quatro mesas-redondas, mini-cursos e outros trabalhos.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
As mesas redondas promovidas durante a realização da Semana da Geografia e do Encontro de Estudantes reuniram grande número de interessados, especialmente por se tratar de cientistas do exterior (Cuba).

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Da Universidade Autônoma de Xochimiko – México – aqui se apresentou o Prof. Dr. Luciano Concheiro, tendo ministrado ensinamentos atualizados, como participante especialmente convidado.

Escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

Os comentários estão fechados.