abr 27

No dia 20 de Abril a partir das 08h00 na sala de Apresentação de Projetos do Deptº de Cartografia, a aluna do Programa de Pós-graduação em Ciências Cartográficas, Lauriana Rúbio Sartori defendeu Tese de Doutorado perante uma Banca Examinadora que teve como Orientador o Prof. Dr. Nilton Nobuhiro Imai, do Deptº de Cartografia da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Campus de Presidente Prudente. Para desenvolver a pesquisa ela usufruiu de uma Bolsa concedida pela CAPES.

O tema da tese pública versou sobre: “Imagem palsar polarimétrica no mapeamento de macrófitas do Lago Grande de Monte Alegre”, no Estado do Pará. Atuaram como componentes da Banca, a Profª.Drª. Evlyn Mércia Leão de Moraes Novo, do INPE; Prof.Dr.Thiago Sanna Freire Silva, da Divisão de Sensoriameto Remoto do INPE; Prof.Dr. João Roberto dos Santos, da Divisão de Sensoriamento Remoto do INPE e Profª. Drª. Vilma Mayumi Tachibana, do Deptº de Matemática, Estatística e Computação da FCT/UNESP.

O trabalho desenvolvido por Lauriana teve o propósito de avaliar o potencial dos dados PALSAR polarimétricos para discriminar o mapeamento das espécies de macrófitas de uma área alagável da Amazônia, representada pela planície de inundação do Grande Lago de Monte Alegre. Nessa área foram encontradas três principais espécies de macrófitas: Paspalum repens (PR), Hymenachine/amplexiocaulis (HA) e Paspalum elephantipes (PE).

De acordo com o relatório apresentado no início da defesa pública da Tese de Doutorado por Lauriana Rúbio Sartori, os resultados sugerem que a imagem polarimétrica banda L. possui potencial para discriminar as espécies de macrófitas. O volume da haste foi moderado em função dos seguintes atributos: índice de biomassa (BMI), espalhamento volumétrico (Pv), espalhamento superficial (Ps); helicidade do primeiro mecanismo de espalhamento (r1) e magnitude do tipo de espalhamento do terceiro mecanismo (as3).

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Aqui começa com a presença dos Profs.Drs.Thiago e João Roberto, do INPE, a avaliação da Tese de Doutorado defendida p/Lauriana Rúbio Sartori.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A Banca Examinadora e a platéia acompanharam atentamente a explanação sobre Macrófita, Planície de Inundação da Amazônia, Polarimetria, Radar, etc.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O Prof.Dr.Nilton Nobuhiro Imai foi o Orientador. Ao seu lado, as Profªs. Drªs. Evlyn Mércia Leão de Moraes Novo (INPE) e Vilma Mayumi Tachibana (FCT/UNESP).

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A platéia e a Banca Examinadora que contou inclusive com a participação de representantes da Divisão de Sensoriamento Remoto do INPE.

Escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

Os comentários estão fechados.