jun 10

No período de 01 a 06 de Junho, a Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Campus de Presidente Prudente – desenvolveu importante evento relacionado à Semana do Meio Ambiente, com ênfase especial para as palestras de docentes e convidados especiais. O evento foi aberto no Bloco de Aulas 5 sob a Coordenação da Profª.Drª. Encarnita Salas Martin, do Deptº de Planejamento,Urbanismo e Meio Ambiente, na tarde de 01 de Junho e teve prosseguimento com a exibição de 2 filmes:” Waking the Green Tiger” e “A margem do Xingu”.

No dia 04 de Junho, a programação foi desdobrada em duas partes,com Show de Química,no Auditório da FCT com a Trupe Quimiatividade, sob a coordenação do Prof.Dr. Marcos Teixeira. No horário compreendido entre 09h30 às 10h30 houve painéis, experimentos e apresentações para demonstrar alguns fatos naturais. Entre os quais a água ácida e o enchimento de balões plásticos com gás carbônico. No período noturno (a partir das 19h30) foi ministrada palestra sobre CO2: Vilão ou injustiçado? O palestrante convidado foi o Prof.Dr.José Tadeu Garcia Tommaselli, do Deptº de Geografia da FCT/UNESP.

No dia 05 de Junho no Bloco de Aulas – Anfiteatro 2 – mais duas palestras, com importantes convidados: o Geógrafo Helton Rogério Menezes – da PRISMA, Serviços Ambientais e Topográficos e o Engenheiro Químico, Augusto César Marques Leme, da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo – SABESP – Divisão de Controle Sanitário da Unidade de Negócio Baixo Paranapanema-RB. Os temas abordados foram: “Aplicação das Geotecnologias na área ambiental” e “Saneamento Ambiental”, respectivamente.

O encerramento da Semana Ambiental verificou-se no Centro de Museologia, Arqueologia e Arquitetura – CEMAARQ – sob a coordenação da Profª.Drª.Ruth Kunzli, do Deptº de Planejamento, Urbanismo e Meio Ambiente, da FCT/UNESP. No seguimento, exibição do documentário “Xingu”. Trata-se da trajetória de uma expedição dirigida pelo Jornalista Washington Novaes, da TV Cultura, na qual se registra o cotidiano de cinco grupos do Parque Indígena do Xingu, no Estado de Mato Grosso.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O Show de Química realizado no Auditório –Discente V – foi um dos primeiros atrativos da Semana do Meio Ambiente, com a Trupe Quimiativade e diversas apresentações ao público.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O Prof.Dr.José Tadeu Garcia Tommaselli ministrou palestra sobre CO2 e abordou com sobriedade a questão da poluição ambiental,vegetação e biodiversidade.”Um pé de árvore muda tudo”!

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O geógrafo Helton Rogério Menezes – da PRISMA,Serv.Ambientais e Topográficos – falou sobre a ”Aplicação das Geotecnologias na área ambiental”, assunto que despertou muito interesse.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Finalizando as palestras da Semana do Meio Ambiente, presença do Engenheiro Químico da SABESP, Augusto César Marques Leme com informes e considerações sobre o “Saneamento Ambiental”.

Escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

Os comentários estão fechados.