jun 14

Cumprindo uma programação previamente elaborada, a Biblioteca da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Campus de Presidente Prudente – sediou nos dias 11 e 12 de Junho duas importantes exposições que abrem espaço para a história da Unesp em comemoração aos 25 anos da Editora Unesp: “A história do livro no Brasil” recria a trajetória da literatura através de centenas de fotografias concentradas em 30 painéis e a “Edição fora de série”, criada por quatro jovens artistas ligadas ao Instituto de Artes da Universidade em São Paulo, tem por objetivo principal a transformação dos livros (15) em obras de arte.

Além das duas exposições que receberam grande número de visitantes, realizou-se também uma mesa redonda no Auditório/Discente V, onde se evidenciou uma autêntica aula de literatura, história e conhecimentos gerais a cargo do Prof.Dr.João Luis Ceccantini, detentor do “Prêmio Jabuti/2009”. Ele é autor da obra infantil Monteiro Lobato – livro a livro (escrito a muitas mãos), em parceria com Marisa Lajolo. O evento foi prestigiado pelo Diretor da FCT/UNESP, Prof.Dr.Antonio Nivaldo Hespanhol, integrantes do Corpo Docente, alunos, visitantes e servidores, incluindo integrantes da Biblioteca da Unesp.

Depois de uma ampla exposição, o Prof.Dr.Ceccantini abriu espaço para perguntas e respostas e esclareceu dúvidas sobre os mais diversos assuntos relacionados à obras literárias e lançamentos editoriais. Destacou Monteiro Lobato, Machado de Assis e Carlos Drummond de Andrade como autores mais conhecidos do público brasileiro; e citou também o Padre Marcelo Rossi, como um dos autores da nova geração com maior vendagem de livros.

Quando perguntamos qual a tendência das obras impressas diante do avanço tecnológico, disse o Prof.João Luis Ceccantini: “sempre haverá lugar para todas as obras, sejam elas: Informativas, literárias, artísticas, acadêmicas, livros técnicos e eletrônicos, dentre outros”. Quanto aos

índices de leitura, a tendência é de aumentar cada vez mais. A Editora Unesp – desde sua implantação há 25 anos – é detentora de mais de 1.600 títulos e durante as exposições itinerantes são colocadas à venda inúmeras obras com custo reduzido em 50 por cento. No caso específico de Presidente Prudente, mesmo após a apresentação nos dias 11 e 12, cerca de 15 livros transformados em obras de arte estarão à venda na Biblioteca da Unesp até 20 de Junho.

O Prof.dr.João Luis Ceccantini – detentor do Prêmio Jabuti/2009 – fez ampla exposição sobre o material que figurou nas exposições comemorativas dos 25 anos da Editora Unesp.

Em se tratando de mesa redonda, o Prof.Ceccantini foi muito bem assessorado por membros do Corpo docente da FCT/UNESP que se manifestaram sobre os mais variados assuntos.

Livros mais lidos, autores mais consagrados, evolução na área editorial e avanço tecnológico fizeram parte desse evento, prestigiado pelo Diretor, Prof.Nivaldo e pela Bibliotecária Raquel.