jun 29

Para marcar o encerramento do semestre, cerca de 80 alunas (os) do curso de Pedagogia da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Campus de Presidente Prudente – desenvolveram atividades em inúmeras Creches da região. Foi para cumprir projeto pioneiro de acompanhamento pedagógico, sob a coordenação da Profª.Geisa Orlandini Garrido. Os resultados foram excelentes e servirão de subsídios para investimentos futuros visando aperfeiçoar ainda mais o atual sistema de atendimento às crianças de 0 a 3 anos de idade.

Para realizar esse trabalho, as equipes se deslocaram para diversas localidades da região – preferencialmente vizinhas a Prudente – e por isso, o projeto chegou às cidades de Santo Anastácio, Álvares Machado, Regente Feijó, Martinópolis, Pirapozinho, Tarabai e Alfredo Marcondes. Todos os dirigentes de Creches, Secretarias Municipais, professores, gestores e estagiárias do curso de Pedagogia se empenharam ao máximo em cumprir sua meta previamente estabelecida. Em maior número no entorno de Presidente Prudente.

Na etapa final do Projeto referente à disciplina de Estágio Supervisionado e Prática de Ensino da Educação Infantil foram elaborados diversos painéis – com banners expostos no Boulevard do Discente V da FCT/UNESP – sintetizando o trabalho desenvolvido por abnegados voluntários. Cada Grupo mostrou o que foi pesquisado e avaliado, com temas os mais diferentes. A Profª Geisa explica que observação gera tema; e tema gera projeto, que devidamente analisado acaba oferecendo resultados surpreendentes. O foco é sempre a criança, começando pelas suas dificuldades na expressão verbal e corporal.

Outros integrantes do Projeto explicaram que durante a realização de seus trabalhos, tiveram apoio e compreensão das educadoras e de todos os funcionários da Instituição. A intervenção foi importante para percebermos que o trabalho com bebês, não só deve privilegiar os cuidados, mas também o planejamento de um ambiente aconchegante e desafiador, condições e atividades favoráveis ao desenvolvimento integral das crianças.

Na conclusão do Projeto (que teve duas exposições no Boulevard do Discente V no dia 26 de Junho), a Coordenadora Geisa Orlandini Garrido afirma: A intervenção contribuiu para o desenvolvimento das múltiplas linguagens das crianças, pois trabalhamos com jogos e brincadeiras; que permitiram o desenvolvimento da inteligência espacial, naturalistica, interpessoal – e lógico – matemática!

Este grupo de estudantes universitários da FCT/UNESP (3º ano de Pedagogia) foi responsável pela realização de importante trabalho junto às Creches da região, sob a forma de Estágio Supervisionado e Prática de Ensino de Educação Infantil.

A Profª.Geisa Orlandini Garrido coordenou os trabalhos desenvolvidos por estudantes de Pedagogia em inúmeras Creches da região de Presidente Prudente. Para isso, contou com o apoio de alunos, educadoras, servidores e gestores de várias áreas.

Um dos banners do Projeto de Estágio Supervisionado e Prática de Ensino de Ed.Infantil de 0 a 3 anos, mostrados durante a exposição realizada no Boulevard do Discente V da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Presidente Prudente.

Outros banners elaborados especialmente para dar conhecimento público do que uma Universidade é capaz de fazer de útil e prático, em beneficio de toda uma comunidade regional do extremo oeste paulista. Afinal, são 53 anos de bons serviços!