jun 05

No período compreendido entre 29 de Maio de 02 de Junho/2012, realizou-se com êxito o II Simpósio de Estatística Aplicada da EJEST – Empresa Junior de Estatística da FCT/UNESP. Com a composição da mesa, a abertura oficial realizada na Casa do Médico foi presidida pelo Prof.Dr.Messias Meneguette Junior, representando o Diretor e Vice-Diretor da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp. Também fizeram parte como integrantes da mesa: a Profª.Drª.Vilma M.Tachibana; Profª. Drª.Aparecida Donizete P.de Souza; Michel Cardoso (Presidente da EJEST) e o Prof.Dr.Mário H.Tarumoto, coordenador do curso de Estatística desde 1984.

Abrindo a programação do evento, foi chamado como convidado especial o Diretor da Metanaly Tics, Prof.Dr.Marcos Antonio Coque Júnior, com graduação em Estatística (Mestrado) e Engenharia Mecânica (Doutorado) e MBA – Engenharia Financeira –pela USP – além da experiência profissional pelo Bradesco, HSBC Bank – Brasil e Gerente de Validação de modelos de risco/HSBC.

Na sequência da programação entre 30 de Maio de 01 e Junho foram desenvolvidas nove palestras sob temas os mais diferentes, com os seguintes participantes: Prof.Dr.Leonardo Lepre; Bruno Galhardo e Bárbara Turolla; Prof.Augusto Márcio Litholdo; Fernanda Yumi; Paulo Nóbrega; Prof.Dr.Rômulo Araujo; Ana Carolina Andrade; Matheus Mansur e Prof.Dr.Paulo Roberto Guimarães.

O evento foi intercalado com onze cases apresentados pelos seguintes convidados: Prof.Miriam R.Silvestre; Profª.Drª.Vilma Tachibana; Juliana Andréa; Pedro Ramos; Nathália Corrêa; Teodoro Calvo; Alunos do 4º e 1º Ano de Estatística da FCT. E mais: Diego Camacho; Robson Gimenez; Maicon Pinheiro e Stand Up com Pedro Salomão e Fábio Silva, respectivamente. Realizou-se ainda uma Oficina de Teatro, Integração dos participantes do Simpósio no Sr.Boteco e um Campeonato de Futebol de Salão.

O último dia do II Simpósio de Estatística Aplicada da EJEST – Empresa Junior de Estatística (Sábado/02 de Junho) foi destinado a duas mesas redondas no Auditório Discente V, das 08h00 às 09h30 e das 10h00 às 12h00. Houve participação de alunos e docentes do curso de Estatística. Na mesa para as exposições e debate os seguintes integrantes: Rafael Amaral Dias Alves, Ana Carolina Andrade Alexandrino, Luiz Ricardo Nakamura e Paola Guerreiro, com assistência do coordenador, Prof.Dr. Mario H.Tarumoto.

A abertura oficial do II Simpósio de Estatística Aplicada da EJEST foi feita pelo Prof.Dr.Messias Meneguette Júnior, representando a Diretoria da FCT/UNESP.

O 1º palestrante foi o Prof.Dr. Marcos Antonio Coque Júnior, com graduação, pós-graduação (MBA) pela USP. O 1º case apresentado pela Profª.Drª.Vilma Tachibana.

A Mesa redonda realizada sábado (02 de Junho) no Auditório Disc.V reuniu os principais integrantes do Simpósio de Estatística Aplicada da EJEST/ 2012.

O evento foi bastante prestigiado, tendo na Mesa redonda convidados especiais que além de uma ampla exposição responderam a todas as indagações.