jun 24

A Amazônia Setentrional Amapaense: do “Mundo” das águas às florestas protegidas – foi o tema de uma tese de Doutorado do Programa de Geografia, defendida na FCT/UNESP pelo candidato Emmanuel Raimundo Costa Santos. Ele se apresentou à Comissão Examinadora na noite de 21 de Junho (às 19h30), tendo como Orientadora a Profª.Drª.Rosângela Aparecida de Medeiros Hespanhol, do Departamento de Geografia da Faculdade de Ciências e Tecnologia de Presidente Prudente.

A tese estava programada para defesa no Anfiteatro II, às 14hs, sendo entretanto transferida para a Sala de Reuniões do Grupo de Pesquisas da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp, tendo-se em vista problemas de mau tempo que acarretaram bloqueio do tráfego aéreo, impedindo a locomoção do aluno e alguns membros da Banca Examinadora.

Além da Orientadora já citada, fizeram parte dessa Comissão os seguintes membros: Prof.Dr.Eliseu Savério Sposito; Prof.Dr. Saint Clair Cordeiro da Trindade Junior; do Deptº. de Geografia da FCT/UNESP – Campus de Presidente Prudente – Profª.Drª. Maria Mônica Arroyo, do Deptº.de Geografia da Universidade de São Paulo/USP e Prof.Dr.Messias Modesto dos Passos, da Faculdade de Ciências e Tecnologia de Presidente Prudente.

Depois de uma ampla exposição, Emmanuel Raimundo Costa Santos fez uma avaliação geral do trabalho de pesquisa que desenvolveu ao longo de sua atividade acadêmica na Amazônia Setentrional. Dentre outras coisas citou: “O objetivo dessa tese é de interpretar uma dessas “Amazônias”, que aconteceu através de uma abordagem regional, material, funcional, simbólica e de totalidade histórica; culminando na regionalização e subregionalização da Amazônia Setentrional Amapaense (ASA)”.

O Doutorando lembra que a partir de 1960, a dinâmica socioeconômica na Amazônia brasileira se intensificou e as diferenciações internas de seu espaço geográfico se tornaram mais visíveis. E acrescenta no relatório: Três questionamentos orientaram o desenvolvimento dissertativo dessa pesquisa: compreender como se deu o processo de formação socioespacial dessa sub-região amazônica, com base em seus sistemas de ações e objetos produzidos historicamente e analisar sua configuração espacial através das articulações de suas redes geográficas.

Destaque especial para os eixos fluviais e rodoviários; e por último: com base em dados anteriores. Foram estabelecidos recortes sub-regionais da ASA, caracterizando algumas das particularidades dessas subunidades regionais e de articulações nesse espaço intra-regional amazônico”.

A Banca Examinadora reunida na Sala do Grupo de Pesquisas da FCT/UNESP, para ouvir a defesa pública de tese de Doutorado/Geografia por Emmanuel Raimundo Costa Santos.

A Sala de Reuniões do Grupo de Pesquisas recebeu inúmeros visitantes, interessados em acompanhar a defesa de tese de Doutorado, do Programa de Geografia.

O candidato ao título de Doutor na área de Geografia – desenvolveu seus trabalhos sob o tema: Amazônia Setentrional Amapaense: Do “Mundo” das águas às florestas protegidas.