jun 21

Uma nova dissertação de Mestrado – através do Programa de Pós-graduação em Educação – foi desenvolvida na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Campus de Presidente Prudente – no dia 18 de Junho pela candidata Juliane do Nascimento. A dissertação realizou-se a partir das 14h00 no Anfiteatro VI (Fundacte), onde a aluna fez sua defesa pública tendo como Orientadora a Profª.Drª.Maria Raquel Miotto Morelatti, do Deptº de Matemática, Estatística e Computação da FCT/UNESP.

O tema apresentado na dissertação foi: “A implementação do Projeto Intensivo de Ciclo (PIC) em Pompéia/SP: Reconstruindo o processo formativo dos professores que ensinam Matemática”, atuando como membros da Comissão Examinadora a Profª.Drª.Leny Rodrigues M.Teixeira, da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp-Presidente Prudente- e a Profª.Drª.Carmem Lúcia B.Passos, do Deptº de Metodologia da Universidade Federal de São Carlos/SP.

Dentre outras coisas, Juliane insere-se na linha de pesquisa “Práticas e Processos Formativos em Educação” com o objetivo de investigar a implementação do Projeto Intensivo de Ciclo (PIC) no município de Pompeia, na Alta Paulista, tendo em vista o Processo Formativo em Matemática, as necessidades e as dificuldades encontradas pelos professores participantes do Projeto. E ainda: analisar ou investigar a formação proposta pela Secretaria da Educação do Estado.

No seu relato, a Mestranda conclui que o processo formativo correspondeu às expectativas, tornando-se possível verificar reflexos dessa formação na prática. Entretando – diz Juliane do Nascimento – a formação proposta também evidenciou questões que requerem novas investigações. A realização desse trabalho, entretanto, possibilitou mostrar que é possível ressignificar um projeto que apresenta proposta de trabalho definida e materiais didáticos comuns a todos os alunos, ao contexto de trabalho dos professores e às necessidades de aprendizagem dos alunos.

Por fim, o trabalho permitiu verificar que é possível desenvolver uma formação na escola, capaz de articular teoria e prática; e promover a reflexão sobre a prática, tendo a Matemática como objeto de estudo e investigação.

O Programa de Pós-graduação em Educação da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Campus de Presidente Prudente – realizou mais trabalho com a candidata Juliane do Nascimento.

Como exigência parcial para obtenção do título de Mestre em Educação, Juliane enfrentou a Comissão Examinadora, tendo como Orientadora a Profª.Drª.Maria Raquel Miotto Morelatti.