out 30

Através de uma programação especial que teve a duração de três dias (21 a 23/Outº), a Biblioteca da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Câmpus de Presidente Prudente – promoveu este ano – a Semana Nacional do Livro e da Biblioteca. Ao mesmo tempo continua realizando uma Exposição de Artes Plásticas que vai até o final de Novembro. Nessa Exposição aberta ao público, são evidenciados importantes trabalhos de artes, desenvolvidos pela Professora Claudemira Azevedo Ito e seu Orientador, o Artista Plástico Cido Oliveira.

No fechamento da programação da “Semana Nacional do Livro e da Biblioteca”na FCT/Unesp no dia 23 de Outubro, realizou-se treinamento das bases de dados da ProQuest na Sala de Projeções Audiovisuais, com a presença de pessoas interessadas, além de convidados especiais. Conduzido por Ely Penna – Consultora da ProQuest América Latina – o treinamento teve como objetivo apresentar o conteúdo das bases PQ Dissertations & Theses, PQ Central e Ebrary, a maior biblioteca de livros digitais do mundo. As bases da ProQuest possuem conteúdos abrangentes e de relevância acadêmica – salientou a Consultora.

Além da apresentação das bases de dados, Ely Penna ensinou como construir uma estratégia de busca e obter resultados relevantes ao ter acesso a mais de 40 bases da ProQuest que hoje fazem parte do Portal de Periódicos CAPES, nas diversas áreas. O que se concluiu é que a ProQuest está empenhada em capacitar pesquisadores e bibliotecários de todo o mundo. O seu conteudo e tecnologias de informações inovadoras aumentam a produtividade de estudantes, acadêmicos, profissionais e das bibliotecas que os servem.

O treinamento realizado em parceria com a Coordenadoria Geral de Bibliotecas (CGB) e ProQuest, foi aberto a toda a comunidade; e contou com a presença de alunos da graduação, pós-graduação, servidores da biblioteca e usuários externos. No que diz respeito ao atendimento de cliente, a ProQuest oferece equipes regionais, sempre empenhada em satisfazer todas as suas necessidades de serviços, suporte e capacitação em todos os produtos e tecnologias. Também participa e organiza eventos regionais. Desde Feiras a Workshops, atendendo às exigências de sua numerosa clientela.

O evento comemorativo à Semana do Livro e da Biblioteca na FCT/Unesp durou três dias: começou no dia 21 de Outubro e terminou com um treinamento das bases ProQuest, pela Consultora Ely Penna, no dia 23/Outº.

Na Sala de Projeções Audiovisuais da Biblioteca da Unesp, estiveram reunidos estudantes de graduação e pós-graduação, interessadas em conhecer os resultados relevantes proporcionados através das 40 bases da ProQuest.

A demonstração realizada em parceria com a Coordenadoria Geral das Bibliotecas (aberta à comunidade), correspondeu à expectativa; não só dos Servidores da Biblioteca, como também de estudantes, convidados e usuários.