out 25

Na XVI Semana da Geografia, a Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp promoveu uma série de atividades didáticas, concentradas num evento comemorativo aos “40 anos de AGB – Presidente Prudente – Reflexões e Perspectivas de Geografia”. A abertura ocorreu na noite de 13/Outº no Auditório/Discente V, com uma conferência proferida pelo Prof.Dr.Antonio Thomaz Jr, estando presentes inúmeros docentes, estudantes de graduação e pós-graduação, ex-alunos e ex-professores de Geografia e outros cursos. O convidado principal foi o Professor Emérito Marcos Alegre – da Unesp – que relatou episódios inéditos da Associação de Geógrafos Brasileiros/AGB, desde sua implantação, em 1975 em Presidente Prudente.

Na continuidade, de 14 a 17/Outº foi cumprida extensa programação, em sua maioria constituída por debates, minicursos, oficinas culturais e artísticas, mesas redondas e trabalhos de campo na Usina Hidrelétrica de Porto Primavera. Para a conferência de encerramento na noite de 16/Outº, a convidada especial foi a Presidente eleita da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia (ANPEGE), Profª.Drª.Dirce Maria Antunes Suertegaray, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul/UFRGS.

As mesas redondas previamente marcadas ocorreram nos dias: 14 e 15, com os seguintes temas: Dia 14/19h30 – “A Geografia brasileira no âmbito das lutas sociais” com os Profs.Drs: Carlos Alberto Feliciano (UFPE); Luiz Felipe Maciel Ramos (MTST)e Luiz Henrique Gomes de Moura (MST/Via Campesina). Dia 15/19h30 – “Perspectivas do Ensino de Geografia” com os Profs.Drs.: Nécio Turra Neto (Unesp); Nídia Nacib Pontuschka (USP) e Prof.Maurício Airolde (SEE/SP).

Um relato impressionante

Coube ao Prof.Dr.Marcos Alegre – Professor Emérito da Unesp – a missão de fazer um relato histórico da seção local da AGB – Presidente Prudente – nos seus 40 anos de existência. Foi um testemunho impressionante, com toda clareza e citação de fatos que envolveram inúmeras personalidades da época, sob observação permanente do regime militar. Por isso, os mais visados eram sempre os dirigentes da Universidade, entre os quais se encontravam o conferencista e outros docentes.

Com base em publicações da época (1972), o Prof.Marcos Alegre citou o nome do Prof.Dr.Armen Mamigonian (UFSC/USP), como o responsável pela implantação da AGB/Prudente, uma das maiores conquistas para os Geógrafos da antiga Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras, que passou a ser olhada com maior respeito.

O Conferencista lembrou a realização do 1º Encontro Nacional da AGB, com 150 participantes e como o nº de Geógrafos aumentava no país, sua alta direção decidiu promover a reforma dos Estatutos, o que aconteceu em 1970. Com isso, foi decidido estabelecer encontros abertos a quem quisesse participar e não mais assembléias restritas, marcando o 1º Encontro para 1972 em Presidente Prudente, onde o Departamento de Geografia estava em franca ascensão. Na ocasião, o Presidente era o Prof.José Ribeiro de Araujo Filho, da USP, que designou um docente desta cidade, para coordenar esse Encontro.

Enquanto se aguardava o comparecimento de 250 participantes, os promotores do evento recebiam mais de 800 pessoas (todas devidamente qualificadas) para um simpósio sobre a colonização no Brasil. Mesmo para os que não fossem Geógrafos. Posteriormente – diz o Conferencista – foi organizada uma exposição e 22 órgãos compareceram, inclusive o Serviço Geográfico do Exército, Marinha e Aeronáutica. O sucesso foi enorme e fez com que a FAFI granjeasse prestígio, recebendo dezenas de ofícios enaltecendo a realização do Encontro.

No Simpósio da AGB Prudente, os Geógrafos da época criticaram o Governo Federal por “estar construindo a Transamazônica sem o menor planejamento. Críticas eram consideradas crimes: coisas de comunistas”. Em razão dessa manifestação, alguns dias depois do Encontro, três Agentes do DOPS estiveram na Faculdade e abordaram o Coordenador para dar explicações e responder a um processo judicial. O Prof.Marcos Alegre conclui seu testemunho declarando: Felizmente, uma alta patente do Exercito testemunhou a favor do Coordenador. “O processo foi arquivado e nada mais grave aconteceu. Mas foi um tremendo sufoco; coisas do período ditatorial que o Brasil enfrentava na época”.

Trabalhos e premiações

Durante a realização da XVI Semana de Geografia; XI Encontro de Estudantes de Licenciatura em Geografia e II Seminário Nacional de Integração da graduação e Pós-Graduação em Geografia, da FCT/Unesp foram inscritos 230 trabalhos científicos e culturais, dos quais, 44 foram aprovados e 8 escolhidos para premiação.

Os temas abordados – segundo o Prof. Dr.José Mariano Caccia Gouveia – foram os mais diversificados. Mas todos eles voltados à área geográfica, compartilhando experiências de profissionais que honram a Geografia de Presidente Prudente. Mais detalhes a respeito das premiações seguem abaixo:

1. “A análise da subjetividade em Geografia da Saúde: abordagem qualitativa de soropositivos em HIV em Presidente Prudente – SP”, de Mateus Fachin Pedroso, sob orientação do Prof. Dr. Raul Borges Guimarães.
2. “Análise comparativa do índice de densidade informacional das atividades comerciais e de serviços nas cidades médias de Presidente Prudente – SP e de Ribeirão Preto – SP”,
de Letícia Aparecida Dias Carli.
3. “A produção do espaço urbano em Marília – SP: uma análise a partir do consumo atrelado ao cartão “Minha Casa Melhor”,
de Klésia Bezerra de Moura, sob orientação do Prof. Dr. Márcio José Catelan.
4. “A utilização das reservas litológicas na região do baixo Paranapanema para a produção de artefatos”,
de Larissa Figueiredo Daves e Gustavo de Jesus Andrade.
5. “A expansão da cana de açúcar e a abelha mamangava no Assentamento Santa Rita (Tupi Paulista – SP),
de Daniela Ferrarezi Valério.
6. “O clima como fator de risco da rotina laboral da(o)s varredora(e)s de ruas de Presidente Prudente – SP,
de Lidiana Pinho Mendes.
7. “Construção do lugar geográfico de alunos com transtorno do espectro autista em instituições públicas de ensino: contribuições da psicanálise”,
de Leandro Buzzo e Tagiane Maria da Rocha Luz.
8. “O desafio do ensino de Geografia para deficientes visuais”,
de Jaqueline Machado Vieira.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A Abertura da XVI Semana de Geografia e XI Encontro de Estudantes de Licenciatura em Geografia, assim como o II Seminário Nacional de Integração da Graduação e Pós-Graduação em Geografia, reuniu docentes e discentes.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Professores e estudantes de graduação e pós-graduação em Geografia – da FCT/UNESP – compareceram ao Auditório/Discente V a fim de prestigiar a realização desses eventos que acontecem uma vez por ano.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Cumprindo uma pauta de extensa programação, a primeira atividade se desenvolveu mediante conferência do Prof.Dr.Antonio Thomaz Junior (em 1º plano na mesa principal), relatando episódios marcantes dessa história.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Outros docentes, como o Prof.Dr.João Osvaldo, a Profª.Drª. Rosângela Aparecida e o Prof.Dr.Tadeu Tommaselli, também se pronunciaram numa abordagem que chamou a atenção de todos os presentes.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Tudo que se relaciona à Geografia e o eficiente trabalho ministrado pelos docentes da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp, mereceram destaque e referência especiais – afirma o Prof.Dr.Ricardo Pires de Paula.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Para recordar os 40 anos da AGB – Presidente Prudente – foi dada a palavra ao Prof.Dr.Marcos Alegre (Professor Emérito da Unesp). O relato foi completo. Ao seu lado, a Profª.Drª. Nidia Nacib Pontuschka, da USP.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Nos Espaços e Debates, boa participação de docentes convidados, começando pela “Prata da Casa”, aqui muito bem representada pra discutir os temas da maior atualidade no campo da Geografia brasileira.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Representado a Universidade Federal de Pernambuco/UFP, o Prof.Dr.Carlos Alberto Feliciano que discorreu sobre “A Geografia brasileira no âmbito das lutas sociais” em mesa redonda na noite de 14/Outº.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O Prof.Dr.Nécio Turra Neto (FCT/Unesp), abordou o tema”Perspectivas de Ensino da Geografia”. Destaque também para a Profª.Drª.Dirce Maria Antunes Suertegaray, da UFRGS, que ministrou a conferência de encerramento.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O Prof.Dr.José Mariano Caccia Gouveia fez uma abordagem completa da Geografia brasileira em todos os seus aspectos, incluindo a AGB na comemoração dos 40 anos e sua contribuição ao desenvolvimento de Pres.Prudente.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Os momentos finais desse inesquecível evento da Geografia, foi destinado às premiações e homenagens prestadas por Professores e Alunos, aos que mais se destacaram no decorrer do ano. Veja relação acima.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Além da Profª.Drª.Margareth Cristiane Amorim, do Deptº de Geografia e Luciano dos Santos Azevedo, do SAEPE (que foram homenageados), os trabalhos de melhor classificação também anunciados, tiveram premiações.

Escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

Os comentários estão fechados.