out 28

No último Domingo – dia 25 de Outubro – a comunidade se concentrou no Câmpus da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp, a fim de participar de importantes eventos realizados pela primeira vez em Presidente Prudente. Trata-se da Corrida & Caminhada da Saúde, desenvolvidas simultaneamente com a “I Feira da Comunidade”, no campo de futebol da Universidade.

A largada foi dada às 8 horas, com aproximadamente 550 participantes, que percorreram ruas do interior do Câmpus e do Parque do Povo, totalizando um trajeto de 4 km.

Foi possível também a inscrição em provas de 8 km, quando os inscritos fizeram esse percurso duas vezes; e também a caminhada, com participantes de todas as idades. Desde o casal Vinícius e Andressa Pereira, com os filhos Heitor e Ana Laura (em carrinhos de bebê), até o Sr. Nelson Hasegawa, com 91 anos de idade. Nessa competição inicial, a inscrição nº 001 foi da atleta e graduada em Educação Física (Doutoranda em Ciências da Motricidade), Bárbara Moura Mello Antunes.

Concluidas as primeiras provas, foi possivel a classificação e avaliação do tempo utilizado por cada um dos participantes. As premiações em número de 84, englobando 28 categorias, foram amplamente divulgadas e os concorrentes de melhor classificação, chamados para o Pódio e recebimento dos troféus no próprio local onde se desenvolveu a Largada logo pela manhã. Inúmeras cidades da região também se inscreveram na “Corrida & Caminhada”de 4 e 8 km respectivamente. Dentre os concorrentes, alguns de renome, com participação em outras corridas similares, realizadas no Brasil e no exterior.

Além disso, após a finalização da etapa, todos os participantes e convidados da Unesp e da comunidade puderam aproveitar as oportunidades oferecidas pela ”I Feira da Comunidade”, realizada no campo de futebol da FCT. Lá, foi possível a realização de exames de sangue, pressão arterial, respiração, massagens, testes de força e de composição corporal (realizados por profissionais da Igreja Adventista, da UNILAB e da própria UNESP), atividades físicas proporcionadas pelos instrutores do SESC/Thermas, apresentações da Polícia Militar, dos Bombeiros, das Secretarias Municipal da Saúde e do Meio Ambiente, da Associação de Apoio ao Portador de Câncer e da Athia Saúde.

É importante ressaltar que a “Athia Saúde” ofereceu um café da manhã aos funcionários da UNESP, numa homenagem ao “Dia do Funcionário Público” a ser comemordo em dia 28 de outubro. Durante o café, os funcionários tiveram a oportunidade e a honra de ouvir a apresentação do Coral do Centro de Convivência dos Idosos da Athia Saúde. Em seguida foi ministrada uma palestra sobre Saúde do Trabalhador; e para finalizar uma sessão de alongamento.

As atividades do Domingo (25/Outº), ocorreram das 8 às 12 horas, com o auxílio e cooperação de aproximadamente 100 estudantes e 50 profissionais. Foi um momento de descontração, atividade física e cuidados com a saúde, não apenas da comunidade UNESPIANA, mas também da comunidade prudentina em geral.

Para o próximo ano, segundo informa o Prof.Dr. Luis Alberto Gobbo, do Departamento de Educação Física (que foi e continua sendo um dos mais eficientes coordenadores de eventos esportivos e de saúde), já estão sendo planejados os próximos eventos: II Prova Pedestre e Caminhada da Saúde e II Feira da Comunidade/2016. A expectativa é e receber um número maior de pessoas a fim de conhecer o que a Unesp tem a oferecer à população, bem como o que instituições importantes da cidade têm e podem oferecer também.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O campo de futebol da FCT/Unesp foi ocupado pela comunidade, que veio tomar parte nos eventos de 25/Outº. Bárbara Moura Mello Antunes foi a 1ª a se inscrever.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
E por incrível que pareça, o competidor mais idoso, Sr. Nelson Hasegawa (91 anos), também veio participar em companhia da esposa.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O Comitê de recepção teve Domingo, um dia bem movimentado. Enquanto isso, o Diretor da FCT/ Unesp, Prof. Dr. Marcelo Messias, dá as boas vindas ao mais idoso.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A movimentação foi intensa durante a realização da Corrida & Caminhada da Saúde e I Feira da Comunidade, tendo a Banda Furiosa para animar a festa.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O Diretor e o Vice-Diretor da FCT/Unesp marcaram presença, juntamente com seus Assessores e o Coordenador dos eventos, Prof.Dr.Luís Alberto Gobbo.

Classificação geral

Logo após ser concluída a classificação geral, foi chamado para o ato de premiação e apresentação no Pódio, o candidato que representou Presidente Prudente na Prova de 8 km: Francisco José dos Reis – 1º colocado com o tempo de 27 minutos e 57 segundos e a média horária de 34 km/h. O 2º colocado, Dilson Menezes, de Caiabu/SP, concluiu o trajeto com o tempo de 29 minutos e 25 segundos. Média de 33 km/h. O 3º colocado foi o candidato de Presidente Prudente, Jeferson Pinto, com o tempo de 29 minutos e 32 segundos; e a média de 33 km/h. Também classificado em 3º lugar, Fabrício dos Santos Barbosa.

O Grupo feminino que disputou o percurso de 8 km foi liderado por Fernanda Pedrazza, de Presidente Prudente, com 36 minutos e 57 segundos. Média de 26 km/h. Neiva Magali Gomes, de Presidente Prudente ficou em 2º lugar, com 40 minutos e 32 segundos; média de 24 km/h. Em 3º ficou Rosimeire Aparecida Adriano, de Presidente Prudente, com 40 minutos e 56 segundos de percurso. Média de 23 km/h.

Na categoria masculina correspondente ao trajeto de 4 km, a classificação foi a seguinte: Grupo Masculino – 1º lugar – Mateus Mainarde, com o tempo equivalente a 14 mnutos e 39 segundos – média de 16 km/h. Rogério de Oliveira, 2º lugar com o tempo de 16 minutos e 31 segundos. Média de 15 km/h e em 3º – Carlos Vitor da Cruz, com o tempo de 16 minutos e 41 segundos. Média:14km/h. Outras classificações: Murilo Cervellini Marra, com 14 minutos e 31 segundos; Cicero dos Santos Prada, com 15 minutos e 1 segundo; Cícero Francisco Filho, com 16 minutos e 6 segundos; Ronaldo Gomes Lopes, com 24 minutos e 3 segundos; Nelson Fogaça, com 24 minutos e 35 segundos e Jorge Tamotsu Takaki, com 25 minutos e 10 segundos.

Categoria feminina – 4 km – classificação geral e premiaçoes – para Claudia Mazuquelli, com o tempo de 20 minutos e 50 segundos; Luciana Asmar, com 22 minutos; Sheyla Barizon, cm 22minutos e 30 segundos; Dilma Aparecida Almeida Soares, com 22 minutos e 21 segundos; Silene Soares Dias, com 22 minutos e 50 segundos; Cássia Lopes Menezes, com 22 minutos e 56 segundos; Margarete Moreto, com o tempo de 27 minutos e 37 segundos; Lourdes Patussi Silva, com 29 minutos e 59 segundos e Maria Helena Cerávolo Lemos, que fez o percurso de 4 km, com o tempo equivalente a 30 minutos e 26 segundos.

Outras classificações

Categoria masculina – 8 km: Ronaldo Pavanela:41 minutos e 55 segundos: Ricardo Zandonato: 45 minutos e 9 segundos; Luiz Augusto de Mello: 31 minutos e 3 segundos; Franco T.Mendonça: 41 minutos e 42 segundos; Danilo Camelossi: 44 minutos e 24 segundos; Nelson Rafael P.Nunes: 34 minutos e 51 segundos; Danilo Alan Dias de Goes: 36 minutos e 41 segundos; Robson Chacon Castoldi: 41 minutos e 46 segundos; César Vanderlei Nascimento: 32 minutos e 2 segundos; Marcos Antonio Magalhães: 32 minutos e 43 segundos; Junior Fernandes de Carvalho: 38 minutos e 31 segundos; Pedro Divieso Roman: 30 minutos e 45 segundos; Daniel Garbin: 31 minutos e 54 segundos; Sandro Paula:34 minutos e 8 segundos; Everaldo de Matos Santos: 34 minutos e 32 segundos; Milton Mazuqueli: 38 minutos e 9 segundos; Wilson José Girardi Facio: 39 minutos e 48 segundos; Manoel Messias: 39 minutos e 8 segundos; Luiz H.Mussi: 42 minutos e 48 segundos; José Edes de Souza Santos: 42 minutos e 58 segundos; José Simão da Costa: 44 minutos e 23 segundos e Roberto Rodrigues: 55 minutos e 43 segundos.

Categoria feminina – 8 km: Letícia de Mattos Oishi: 43 minutos e 35 segundos; Renata Aguiar Caravante: 54 minutos e 20 segundos; Monique Y.Castanho:58 minutos e 14 segundos; Fernanda Maehara: 49 minutos e 15 segundos; Jacqueline Pinto: 49 minutos e 32 segundos; Gislaine Rodrigues Oliveira Maranho: 51 minutos e 22 segundos; Carina Lekich:47 minutos e 29 segundos; Carmen Aparecid Nunes Kaneko: 48 minutos e 20 segundos; Kerley Vanessa Mazzaro de Oliveira:49 minutos e 32 segundos; Erika Cosenaro:43 minutos e 34 segundos; Patrícia Galante; 46 minutos e 42 segundos; Neusa Maria Dionísio Vessani:47 minutos e 49 segundos; Marilena Cano:46 minutos e 21 segundos; Salma Mendes:48 minutos e 21 segundos e Sonia Aparecida Correia Silva: 49 minutos e 51 segundos.

Apoio logístico: Jornal O Imparcial; Corpo de Bombeiros de Presidente Prudente; Polícia Militar; Prefeitura Municipal e Secretarias Municipais de Esportes, Saúde, Meio Ambiente e Assuntos Viários/SEMAV e SESC/Thermas de Prudente. Apoio Institucional: Diretoria e Vice-Diretoria da FCT/Unesp; Rede Viva Melhor; PROEX – Pró Reitoria de Extensão da Unesp; Deptº de Educação Física da FCT/Unesp; Fundacte; Grupo de Esportes da Unesp; Seção Técnica de Finanças e Seção Técnica de Materiais da FCT/Unesp; Atlética Unesp; Atletismo Unesp; Performance Junior (Empresa Junior de Educação Física); Bateria Furiosa; SITRA – Programa de Saúde Integral do Trabalhador; Banco Santander e Serviço de Atividades Auxiliares e Seção de Conservação e Manutenção da FCT/Unesp.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Com a participação de quase 600 pessoas, a Corrida & Caminhada da Saúde reuniu participantes da Unesp e de todos os pontos, inclusive de outras cidades.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O Diretor e o Vice-Diretor tiveram que se desdobrar para atender tanta gente, especialmente na entrega dos troféus e outras premiações de 28 categorias.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Junto ao Pódio, a cada momento chegavam novos classificados nas premiações. E o assunto ficou sob os cuidados do Diretor e do Vice-Diretor.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Esse evento sócio-esportivo promovido pela 1ª vez em Presidente Prudente, surpreendeu; e com o resultados alcançados já está definida sua reedição em 2016.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A chamada dos participantes classificados para premiação foi sucessiva e o Pódio concentrou as atenções gerais no Domingo (25/Outº) face a essa promoção.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Os resultados proclamados alegraram toda a comunidade; e quase uma centena de participantes não só teve a oportunidade de participar. Mas também de ser aplaudida.

Escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

Os comentários estão fechados.