out 15

Alunos do 4º e do 5º anos do Curso de Arquitetura e Urbanismo realizaram na última semana o trabalho de campo da disciplina Teoria e Prática em Arquitetura e Urbanismo ministrada pelos Docentes Profa. Dra. Arlete Maria Francisco e Prof. Dr. Márcio José Catelan, da FCT/Unesp.

Esse trabalho de campo foi realizado em Brasília-DF, onde os alunos tiveram a oportunidade de conhecer o maior exemplo mundial de arquitetura moderna, em que se observa a “síntese total das artes” das vanguardas européias: a comunhão entre arquitetura, escultura, pintura, paisagismo, através do urbanismo.

Além da Brasília monumental, conheceram também a outra Brasília: a dos trabalhadores das cidades satélites e da cidade dos barracos. A contradição de um Brasil que se quer moderno, mas dentro de estruturas arcaicas.

Da “capital da esperança”, assim chamada por André Malraux em 1959, e cantada por Tom Jobim em tempos de Bossa Nova, Brasília se tornou a cidade brasileira com elevados padrões de segregação sócio-espacial. Um “sonho estranho”, nas palavras de Sérgio Ferro.

O Prof. Dr. Everaldo Batista Costa, da Universidade de Brasília, acompanhou o grupo na visita às cidades satélites, e deu uma aula sobre a urbanização de Brasília. Outro momento ímpar foi a visita ao Ministério das Cidades, onde o grupo foi recebido pelo Arquiteto Jorge Munchen Martins.

Clique para ampliar!
Este foi o Grupo de alunos e docentes na visita ao Palácio da Alvorada. Conforme informação da Profª.Drª. Arlete Maria Francisco, da FCT/Unesp, são alunos do 4º e 5º ano do Curso de Arquitetura e Urbanismo que fizeram parte desta caravana.

Vista do Eixo Munumental, a partir da torre de TV.(esquerda) Favela da Estrutural, ao lado do lixão(direita)

Aula do Prof. Dr. Everaldo Costa, da UNB(esquerda) Apresentação do Arq. Jorge Munchen, no MC(direita)