out 15

Alunos do 4º e do 5º anos do Curso de Arquitetura e Urbanismo realizaram na última semana o trabalho de campo da disciplina Teoria e Prática em Arquitetura e Urbanismo ministrada pelos Docentes Profa. Dra. Arlete Maria Francisco e Prof. Dr. Márcio José Catelan, da FCT/Unesp.

Esse trabalho de campo foi realizado em Brasília-DF, onde os alunos tiveram a oportunidade de conhecer o maior exemplo mundial de arquitetura moderna, em que se observa a “síntese total das artes” das vanguardas européias: a comunhão entre arquitetura, escultura, pintura, paisagismo, através do urbanismo.

Além da Brasília monumental, conheceram também a outra Brasília: a dos trabalhadores das cidades satélites e da cidade dos barracos. A contradição de um Brasil que se quer moderno, mas dentro de estruturas arcaicas.

Da “capital da esperança”, assim chamada por André Malraux em 1959, e cantada por Tom Jobim em tempos de Bossa Nova, Brasília se tornou a cidade brasileira com elevados padrões de segregação sócio-espacial. Um “sonho estranho”, nas palavras de Sérgio Ferro.

O Prof. Dr. Everaldo Batista Costa, da Universidade de Brasília, acompanhou o grupo na visita às cidades satélites, e deu uma aula sobre a urbanização de Brasília. Outro momento ímpar foi a visita ao Ministério das Cidades, onde o grupo foi recebido pelo Arquiteto Jorge Munchen Martins.

Clique para ampliar!
Este foi o Grupo de alunos e docentes na visita ao Palácio da Alvorada. Conforme informação da Profª.Drª. Arlete Maria Francisco, da FCT/Unesp, são alunos do 4º e 5º ano do Curso de Arquitetura e Urbanismo que fizeram parte desta caravana.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Vista do Eixo Munumental, a partir da torre de TV.(esquerda) Favela da Estrutural, ao lado do lixão(direita)

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Aula do Prof. Dr. Everaldo Costa, da UNB(esquerda) Apresentação do Arq. Jorge Munchen, no MC(direita)

Escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

Os comentários estão fechados.