out 15

Nos últimos dias destinados ao acolhimento de inscrições para o Vestibular Unesp/2016, um grupo de alunos de graduação realizou com o apoio da Diretoria da FCT, importante trabalho. Foi com esse propósito que durante os dias 8 e 9 de Outubro, a Faculdade de Ciências e Tecnologia recebeu milhares de visitantes. Todos eles, alunos do 2º e 3º ano do ensino médio de Escolas públicas e particulares, não só da cidade de Presidente Prudente, mas também de outras localidades vizinhas.

A implantação desse novo projeto teve por principal finalidade, divulgar os cursos e as diversas áreas de estudo de cada curso, que a FCT/Unesp ministra gratuitamente desde sua fundação em 1959 como Faculdade pioneira. Além disso, o Circuito favorece um melhor contato do jovem ou adolescente com as atividades do Câmpus Universitário, os Laboratórios, Salas de Aulas, Biblioteca, Departamento de Educação Física e outras dependências.

Com o acompanhamento dos Monitores, os alunos do ensino médio tiveram livre acesso a todos Departamentos. Por ser um circuito – como o próprio nome indica – eles fizeram o trajeto que os estudantes universitários fazem com regularidade, todos os dias. Como o número de inscritos foi além de 1 mil, o roteiro foi desdobrado em 3 partes no 1º dia (dois grupos pela manhã e um no período noturno), e no dia seguinte, mais oportunidades para dois novos grupos de visitantes.

Ao concluir o ato de recepção no Auditório/Disc.V, todos os grupos saíram para o Câmpus devidamente orientados e acompanhados por Monitores. Um cronograma traçou detalhes dos locais a serem percorridos. 1º Grupo – Gramado/Praça; Central de Laboratórios; Departamento de Física (Material cerâmico), Química e Biologia; Clínica; Biblioteca e Educação Física. 2º Grupo: Anfiteatro I; Discente I; Centro de Ciências; Laboratórios de Solos e de Geologia; CPIDES; Late – Praça (Boulevard) e Discentes IV, V e VI.

Ampla exposição pelo Vice-Diretor

Na Abertura de cada visitação, o Vice-Diretor e seus principais assessores fizeram parte do Comitê de Recepção, no Auditório do Discente V. Todos os visitantes tiveram um comportamento exemplar, ouvindo com toda a atenção o que foi dito pelo Prof. Dr. José Carlos Silva Camargo Filho, no exercício de Diretor da FCT/Unesp, através de ampla exposição, com imagens projetadas no telão através de um Áudio-visual. Com essa interação, eles ficaram sabendo que “a FCT é a unidade da Unesp que reúne o maior número de projetos e bolsas de extensão universitária”.

Professor Zeca – como é carinhosamente conhecido o querido Mestre e Doutor – explicou que a UNESP está presente em 24 cidades do Estado de São Paulo; possui 34 unidades, 37.388 alunos de graduação e 13.206 de Pós-Graduação. Em Presidente Prudente, ocupa 40 hectares de terras no interior da malha urbana e tem 10 Docentes Titulares; 20 Livre-Pensadores; 175 Doutores e 25 Mestres. O corpo discente é constituído por 3.650 alunos, sendo 3.100 de Graduação e 550 de Pós-Graduação. A Faculdade conta com 1.800 Computadores e a rede sem fio registra 1.600 Notebooks cadastrados.

Em seu contato com alunos da rede pública ou privada, o Prof.Dr. José Carlos falou também sobre os Departamentos existentes no Câmpus da FCT/Unesp. Assim como os cursos mantidos até os dias atuais, em número de 12 – ref. Graduação: Arquitetura e Urbanismo; Ciência da Computação; Educação Física; Engenharia Ambiental; Engenharia Cartográfica; Estatística; Física; Fisioterapia; Geografia (Licenciatura e Bacharelado); Matemática, Pedagogia e Química. O Vice-Diretor citou também os trabalhos desenvolvidos no Centro Morumbi/Unesp – CLAE – com o cursinho Ideal e outras atividades.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O Circuito FCT/Unesp foi aberto no dia 8/Outº no Auditório do Discente V pelo Vice-Diretor da FCT/Unesp, Prof.Dr.José Carlos Silva Camargo Filho.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
No 1º dia, escolas públicas e particulares de Pres. Prudente e Martinópolis prestigiaram o evento cultural dedicado a alunos do ensino médio.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O Universitário Eliel foi o Coordenador deste evento e no seu 1º contato ele explica aos alunos, a importância do ensino público, gratuito e de qualidade da Unesp.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Os participantes do Circuito FCT/Unesp vieram não só para conhecer a Universidade, mas também para se atualizar sobre o Vestibular Unesp/2016

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Os estudantes que mais se destacaram durante o ano letivo passaram por uma avaliação e os que mais se destacaram fizeram jus à premiações.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Terminada a exposição no Auditório e no Anfiteatro I, começa o roteiro de visitas, percorrendo o trajeto que corresponde ao Circuito e rotina dos universitários.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O Câmpus da FCT/Unesp ocupa uma área física de 40 hectares de terras com predomínio do verde, percorrida agora por alunos do ensino médio.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Além das Salas de aulas, Biblioteca e Laboratórios, os visitantes tiveram a oportunidade de conhecer também, Laboratórios de solos e de geologia.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Os Laboratórios reúnem um sem número de amostras da geologia brasileira; e os estudantes que aqui chegam, recebem dos especialistas, total orientação.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Novos aspectos dos Laboratórios de Solos e de Geologia, que funcionam junto ao Centro de Ciências da FCT/ Unesp, sempre à disposição dos pesquisadores.

Escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

Os comentários estão fechados.