out 12

A Atlética da Universidade Estadual Paulista (Unesp) dominou as modalidades de quadra dos Jogos Universitários de Presidente Prudente (Jupp) do ano 2015. Em face desse resultado altamente significativo, é a Equipe Campeã dos Jogos Universitários de Presidente Prudente. Sete das oito equipes da instituição se classificaram para os Jogos Universitários do Estado de São Paulo (Juesp) ao alcançarem o título, no último Domingo do mês de Setembro no Parque de Uso Múltiplo “Cel.Miguel Brisolla de Oliveira.

Eric Ribeiro Lemes, Graduando do 4º ano do curso de Engenharia Cartográfica da Unesp – atual Diretor de Comunicação e Marketing da Associação Atlética Acadêmica da Unesp de Presidente Prudente – diz em alto e bom som: “A Atlética foi campeã no futsal (masculino e feminino), vôlei (masculino e feminino), basquete (masculino e feminino) e handbol (feminino). A Faculdade de Medicina da Universidade do Oeste Paulista /Unoeste levantou o caneco no handbol masculino, enquanto a União Atleticana da Toledo-Centro Universitário-e a Faculdade de Engenharia da Unoeste passaram em branco”.

Já o Presidente da Associação Atlética UNESP, João Lucas Platinetti Nanzer foi categórico em suas declarações: “Sem prepotência, a gente espera sempre ganhar tudo. No ano passado fomos campeões em seis das oito modalidades de quadra; e agora conseguimos aumentar as conquistas. Isso mostra uma evolução muito grande, até porque o Jupp tem crescido, evoluído e se tornado mais equilibrado a cada ano. No presente momento, a gente espera representar bem Prudente em São Paulo. Temos grandes chances de conseguir medalhas” – finalizou.

CLASSIFICAÇÃO FINAL:

1º) ATLÉTICA UNESP
2º) MEDICINA UNOESTE
3º) ENGENHARIA UNOESTE
4º) UNIÃO A. TOLEDO

Além das modalidades classificatórias para o Juesp, com agendamento marcado para os próximos dias 7 e 8 novembro, em São Paulo, a 4ª edição do Jupp contou com disputas no atletismo, natação, vôlei de praia, judô, tênis de mesa e de campo, futebol de campo e xadrez. O jiu-jítsu e o rúgbi de 7 foram disputados como esporte demonstração. Na pontuação geral, a Atlética Unesp ficou em 1º lugar com 255 pontos. A Unoeste alcançou o 2º lugar com a Faculdade de Medicina (200 pontos) e o 3º com a Engenharia (152). A União Atleticana da Toledo fechou as disputas na 4ª colocação, ao somar 117 pontos.

Congresso de Extensão Universitária

Durante a ralização do 8º Congresso de Extensão Universitária, dois trabalhos dedicados ao Esporte, chamaram a atenção público. O 1º deles – Futuros Campeões – Análise dos valores iniciais de aptidão física e composição corporal de adolescentes recém praticantes de futebol. Autores: Gustavo William do Amaral Motta Caiçara, Larissa de Jesus Vanderlei, Pedro Vitor Felisberto da Silva, Vitor Hugo Ferreira Barbosa e Camila Buonani, do Departamento de Educação Física. O 2º trabalho é de autoria do Professor Paulo Roberto Brancatti, do Departamento de Educação da FCT/Unesp e foi desenvolvido por Silmara Cristina Luiz, do Departamento de Educação Física. Por sinal, figurou como um dos premiados no Congresso de Extensão Universitária de 2015. O tema enfocado foi:”Atlletismo para pessoas com deficiência, da iniciação ao alto rendimento e suas principais conquistas”.

Com relação aos adolescentes (recem) praticantes de futebol, conversamos com Gustavo William e Camila Buonani sobre o desempenho desses atletas. Eles disseram que tudo está na dependência dos treinamentos e pode ser melhorado, começando pela fase abdominal. Na avaliação da aptidão física:”Quanto mais jovem começar, melhor. Se trabalhado desde a infância, melhora o desempenho. Os mais jovem atingem o valor adequado em torno de 60% e os mais velhos, na média de 80%; flexibilidade:50% e camihada, 52%. A avaliação seguinte se dará 4 meses depois.

Esse trabalho envolveu 19 adolescentes da comunidade – na faixa etária de 13 a 17 anos – revelados na “Escolinha de Futebol de campo. Trata-se de um projeto novo. Na avaliação de uma nova turma, se concluiu que nem todos têm aptidão física. O monitoramento é indispensável e por isso eles precisam ser monitorados. Desta forma, o que se espera, é sempre uma melhoria na aptidão física de cada adolescente.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Medalhas conquistadas pela Atlética Unesp, durante a realização dos últimos Jogos Universitários em Presidente Prudente na sua 4ª Edição Anual. – FOTOS CEDIDAS

Clique para ampliar!
Premiação máxima para a Equipe da Atlética Unesp que neste ano venceu brilhantemente no futsal, volei, basquete (masculino e feminino) e handbol (feminino).

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
No 8º Congresso de Extensão Universitária da FCT/Unesp, despertaram atenção geral dois trabalhos voltados ao Esporte. Um deles, apresentado por Silmara Cristina Luiz, do Deptº de Educação Física foi 2º Premio na classificação geral.

Escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

Os comentários estão fechados.