out 12

A Atlética da Universidade Estadual Paulista (Unesp) dominou as modalidades de quadra dos Jogos Universitários de Presidente Prudente (Jupp) do ano 2015. Em face desse resultado altamente significativo, é a Equipe Campeã dos Jogos Universitários de Presidente Prudente. Sete das oito equipes da instituição se classificaram para os Jogos Universitários do Estado de São Paulo (Juesp) ao alcançarem o título, no último Domingo do mês de Setembro no Parque de Uso Múltiplo “Cel.Miguel Brisolla de Oliveira.

Eric Ribeiro Lemes, Graduando do 4º ano do curso de Engenharia Cartográfica da Unesp – atual Diretor de Comunicação e Marketing da Associação Atlética Acadêmica da Unesp de Presidente Prudente – diz em alto e bom som: “A Atlética foi campeã no futsal (masculino e feminino), vôlei (masculino e feminino), basquete (masculino e feminino) e handbol (feminino). A Faculdade de Medicina da Universidade do Oeste Paulista /Unoeste levantou o caneco no handbol masculino, enquanto a União Atleticana da Toledo-Centro Universitário-e a Faculdade de Engenharia da Unoeste passaram em branco”.

Já o Presidente da Associação Atlética UNESP, João Lucas Platinetti Nanzer foi categórico em suas declarações: “Sem prepotência, a gente espera sempre ganhar tudo. No ano passado fomos campeões em seis das oito modalidades de quadra; e agora conseguimos aumentar as conquistas. Isso mostra uma evolução muito grande, até porque o Jupp tem crescido, evoluído e se tornado mais equilibrado a cada ano. No presente momento, a gente espera representar bem Prudente em São Paulo. Temos grandes chances de conseguir medalhas” – finalizou.

CLASSIFICAÇÃO FINAL:

1º) ATLÉTICA UNESP
2º) MEDICINA UNOESTE
3º) ENGENHARIA UNOESTE
4º) UNIÃO A. TOLEDO

Além das modalidades classificatórias para o Juesp, com agendamento marcado para os próximos dias 7 e 8 novembro, em São Paulo, a 4ª edição do Jupp contou com disputas no atletismo, natação, vôlei de praia, judô, tênis de mesa e de campo, futebol de campo e xadrez. O jiu-jítsu e o rúgbi de 7 foram disputados como esporte demonstração. Na pontuação geral, a Atlética Unesp ficou em 1º lugar com 255 pontos. A Unoeste alcançou o 2º lugar com a Faculdade de Medicina (200 pontos) e o 3º com a Engenharia (152). A União Atleticana da Toledo fechou as disputas na 4ª colocação, ao somar 117 pontos.

Congresso de Extensão Universitária

Durante a ralização do 8º Congresso de Extensão Universitária, dois trabalhos dedicados ao Esporte, chamaram a atenção público. O 1º deles – Futuros Campeões – Análise dos valores iniciais de aptidão física e composição corporal de adolescentes recém praticantes de futebol. Autores: Gustavo William do Amaral Motta Caiçara, Larissa de Jesus Vanderlei, Pedro Vitor Felisberto da Silva, Vitor Hugo Ferreira Barbosa e Camila Buonani, do Departamento de Educação Física. O 2º trabalho é de autoria do Professor Paulo Roberto Brancatti, do Departamento de Educação da FCT/Unesp e foi desenvolvido por Silmara Cristina Luiz, do Departamento de Educação Física. Por sinal, figurou como um dos premiados no Congresso de Extensão Universitária de 2015. O tema enfocado foi:”Atlletismo para pessoas com deficiência, da iniciação ao alto rendimento e suas principais conquistas”.

Com relação aos adolescentes (recem) praticantes de futebol, conversamos com Gustavo William e Camila Buonani sobre o desempenho desses atletas. Eles disseram que tudo está na dependência dos treinamentos e pode ser melhorado, começando pela fase abdominal. Na avaliação da aptidão física:”Quanto mais jovem começar, melhor. Se trabalhado desde a infância, melhora o desempenho. Os mais jovem atingem o valor adequado em torno de 60% e os mais velhos, na média de 80%; flexibilidade:50% e camihada, 52%. A avaliação seguinte se dará 4 meses depois.

Esse trabalho envolveu 19 adolescentes da comunidade – na faixa etária de 13 a 17 anos – revelados na “Escolinha de Futebol de campo. Trata-se de um projeto novo. Na avaliação de uma nova turma, se concluiu que nem todos têm aptidão física. O monitoramento é indispensável e por isso eles precisam ser monitorados. Desta forma, o que se espera, é sempre uma melhoria na aptidão física de cada adolescente.

Medalhas conquistadas pela Atlética Unesp, durante a realização dos últimos Jogos Universitários em Presidente Prudente na sua 4ª Edição Anual. – FOTOS CEDIDAS

Clique para ampliar!
Premiação máxima para a Equipe da Atlética Unesp que neste ano venceu brilhantemente no futsal, volei, basquete (masculino e feminino) e handbol (feminino).

No 8º Congresso de Extensão Universitária da FCT/Unesp, despertaram atenção geral dois trabalhos voltados ao Esporte. Um deles, apresentado por Silmara Cristina Luiz, do Deptº de Educação Física foi 2º Premio na classificação geral.