abr 27

Na última semana de Abril foram realizados no Auditório da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Campus de Presidente Prudente – dois significativos eventos que atraíram para o local numeroso público, bem como autoridades e figuras representativas da comunidade regional. Na tarde de 2ª.feira (23 de Abril) registrou-se importante encontro presidido pelo nosso Reitor (licenciado), ocupando as elevadas funções de Secretário de Estado da Educação, Prof. Dr.Herman Jacobus Cornelis Voorwald e na 4ª.feira (dia 25 de Abril), o VI Seminário Regional de LER/DORT de Presidente Prudente.

Os dois eventos tiveram excelente aceitação, estando presentes inúmeros prefeitos da alta sorocabana e nova alta paulista, bem como representações municipais, sindicatos, entidades e instituições de ensino. Ao Secretário Herman Voorwald foram apresentadas reivindicações diversas que se relacionam à construção, ampliação e reforma de prédios escolares, novas creches e reformulação de normas e regras relativas ao transporte de estudantes.

Já o Seminário Regional de LER/DORT foi mais um evento aberto ao público e tratou de várias questões relativas ao diagnóstico, nexo causal, prevenção, notificação, tratamento e reabilitação. Promovido pelo Centro de Referência em Saúde do Trabalho Regional de Pres.Prudente – CEREST – contou com o apoio da Prefeitura Municipal, DRS-11 e FCT/UNESP. O evento durou o dia inteiro; trouxe inúmeras palestras e debateu temas os mais relevantes.

Dentre os assuntos enfocados, a prevenção, o tratamento, a reabilitação e relatos de estudos e pesquisas em trabalhadores da cultura canavieira, especialmente os cortadores de cana. O trabalho em Frigoríficos e seus impactos na Saúde dos Trabalhadores; os movimentos sociais, debates e depoimentos relacionados à cada categoria profissional.

No Auditório da FCT/UNESP, o Secretário de Estado da Educação, Prof.Dr.Herman Jacobus Cornelis Voorwald falou sobre problemas de sua pasta às autoridades e membros da comunidade regional.

O VI Seminário Regional de LER/DORT realizado no Auditório da FCT/UNESP reuniu grande número de interessados e foi ministrado por profissionais dedicados à causa da saúde e prevenção da doença.