jul 12

Eles criaram uma Plataforma móvel para observar animais e outras utilidades através de um invento que conquistou o 2º lugar na modalidade ‘’Estudante’’ – Prêmio Alcoa – de Inovação em Alumínio. A equipe que desenvolveu o Projeto é constituída por alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Campus de Presidente Prudente. O produto está sendo patenteado e já existem interessados na sua aquisição, principalmente pesquisadores de Universidades de outros Estados.

A Plataforma é leve e pode ser carregada para o interior das matas. Em se tratando de uma peça desmontável e portátil que foi desenvolvida para uso no alto das árvores, pode ser adaptada em outras atividades. Exemplo: Posto de Observação para estudos científicos da fauna e da flora em áreas florestais e de ecoturismo. Tem ampla versatilidade, podendo ser utilizada por empresas concessionárias de energia elétrica, por facilitar o trabalho em postes de iluminação.

O autor do invento foi o aluno Danilo da Silva Barbosa, que liderou uma equipe formada pelos seus colegas de graduação: Esdras Veloso dos Santos, Fabrizio Lucas Rosatti, Marcelo Gonçalves Hasimoto, Murilo Bruno Camurça e Rafael Loureiro. O Orientador foi o Prof.Dr. Claudemilson dos Santos e o Prêmio foi representado por um Troféu, Certificado (Diploma), um Notebook e 5 mil reais para o Professor Orientador. A fonte de inspiração para dar nome e identificar a Plataforma foi “bicho preguiça” por se tratar de um mamífero da fauna brasileira, que consegue com suas garras se manter nas grandes árvores, sem muito esforço.

É o próprio Danilo quem justifica a escolha do nome para a Plataforma: é dotada de travamento na parte superior e no nível da base, assim como os braços e pernas do bicho preguiça. Nossa equipe ficou muito feliz com a premiação. Esperávamos apenas uma Menção Honrosa, mas no final ganhamos muito mais. Segundo os autores do Projeto, não há equipamentos no mercado que atendam plenamente as necessidades de pesquisadores de animais e plantas. As ferramentas similares feitas de aço ou madeira são destinadas à prática de arvorismo ou para profissionais de energia elétrica. Para os criadores de Plataforma, o emprego de alumínio foi fundamental p/ sua leveza no transporte e durabilidade diante de intempéries.

Danilo acrescenta: Acho que o Prêmio (Alcoa – de Inovação em Alumínio) vai ser importante para todos que participaram, principalmente para inserção no mercado de trabalho. É um equipamento com diversas possibilidades de uso, o que torna o aparato mais interessante e com mais chances de ‘’vingar’’. De fato, seu uso em pesquisas cientificas – principalmente em meio a mata – é um ponto forte do equipamento, principalmente pelo seu peso e sua fácil instalação, podendo ser levado em uma única mochila.

Clique para ampliar!
A equipe liderada pelo aluno do Curso de Arquitetura e Urbanismo da FCT/UNESP, Danilo da Silva Barbosa, autor do invento que conquistou o 2º Prêmio ALCOA de Inovação em Alumínio, na modalidade ”Estudante“.

Clique para ampliar!
E aqui apresentamos em detalhes a Plataforma Portátil “Preguiça”, numa alusão ao mamífero que consegue com suas garras se manter nas grandes árvores, sem muito esforço. Orientador: Prof.Dr.Claudemilson dos Santos.