jul 06

No periodo compreendido entre 19 e 21 hs do dia 28 de Junho de 2012 realizou-se no Campus da Unesp em Presidente Prudente, a 1ª.Corrida de Orientação Inclusiva Noturna. O local de partida e de chegada foi a Central de Laboratórios do Departamento de Cartografia, localizado no Calçadão da FCT. A organização da atividade ficou a cargo dos estudantes de Educação Física, Joaquim de Jesus Picardo e Alex Orbolato, que tiveram o apoio da Profa. Dra. Arlete Meneguette (Presidente da Comissão de acessibilidade).

Foram utilizadas bússolas e plantas na escala 1:2.500 (cada centímetro na planta corresponde a 25 metros no terreno) que apresentam curvas de nível de um em um metro. Além de 40 estudantes do Curso de Graduação em Geografia, participaram dois cadeirantes especialmente convidados. Um deles é Nivaldo da Silva (estudante da Unesp e membro da Comissão de Acessibilidade), que já tinha participado anteriormente, da 1ª.Corrida de Orientação Iinclusiva Diurna, realizada no dia 24/05/2012. A outra cadeirante é Camila Mancini, estudante de Comunicação Social que atua na Assessoria de Juventude (Espaço Juventude).

Camila afirmou : “Não estudo na Unesp; mas fui convidada para participar no apontamento dos problemas de acessibilidade e sugerir as correções no que já foi realizado e no que deve melhorar para garantir o livre e irrestrito acesso dos alunos com deficiencia ou mobilidade reduzida. Parabéns a todos que estão envolvidos nessa questão, pois acessibilidade além de direito é uma questão de justiça moral. Foi um prazer enorme estar com vocês. Descobri muitas coisas e conte comigo em tudo que precisar e eu puder ajudar. Gostei muito do trabalhos de vocês na Unesp, tenho certeza que vai mudar muita coisa na vida dos alunos com e sem deficiência.”

Para a Profa. Arlete, “é muito importante a contribuição das pessoas com deficiência no diagnóstico de acessibilidade e mobilidade do Campus de Presidente Prudente. Estamos nos empenhando em tornar a Unesp acessível para todos”.

Joaquim de Jesus Picardo (estudante de Educação Física) explicou como seria desenvolvida a Corrida de Orientação Inclusiva Noturna, que contou com a participação de dois cadeirantes e de 40 alunos de Geografia.

Chegada dos participantes na Central de Laboratórios do Departamento de Cartografia da FCT/Unesp. A Corrida inédita na região foi realizada na noite de 28 de Junho de 2012, a partir das 19hs.