jul 05

Tendo como local o Anfi teatro VI da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Campus de Presidente Prudente – realizou-se no primeiro dia útil deste mês mais uma defesa pública de tese de Mestrado do Programa de Pós-graduação em Geografia. A candidata Helena Brum Neto apresentou-se à Comissão Examinadora para a defesa de tese, sob o tema: ‘’Os Territórios da Imigração Alemã e Italiana do Rio Grande do Sul’’, que teve como Orientador, o Prof. Dr. Marcos Aurélio Saquet, Docente do Colegiado de Geografia da Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Além do Orientador, também se fizeram presentes para a formação da mesa os demais integrantes da Comissão assim representada: Prof.Dr. Antonio Nivaldo Hespanhol e Prof.Dr.Eliseu Savério Sposito, ambos Docentes do Departamento de Geografia da FCT/UNESP; Profª.Drª. Meri Lourdes Bezzi, do Departamento de Geografia da Universidade Federal de Santa Maria/RS e Prof.Dr.Rossevelt José Santos, docente do Instituto de Geografia da Universidade Federal de Uberlândia/MG.

Em sua exposição, a Doutoranda abordou aspectos históricos da área territorial do Rio Grande do Sul, envolvendo sua população representada pelos colonizadores alemães e italianos, numa perspectiva multidimensional que destaca os processos culturais e econômicos a eles vinculados. “Tratamos da construção histórica do território. Identificando e explicando elementos simbólicos e materiais, isto é, atividades econômicas e políticas desenvolvidos pela sociedade que o constrói, dotando-os de significados” – diz em seu relato.

Helena Brum Neto acrescenta no resumo de sua tese de Doutorado/Geografia: “No intuito de compreender a relação território-poder-apropriação simbólica, realizamos pesquisa bibliográfica e empírica, que proporcionou interpretar e analisar a territorialização dos imigrantes alemães e italianos no Rio Grande do Sul e a consequente formação dos territórios da imigração”.

Finalizando, diz o relatório: “O território como uma construção histórica, com mudanças e permanências, agrega a (i) materialidade, ou seja: as formas, os vários elementos subjetivos (valores e crenças) que orientam condutas e são responsáveis pela apropriação e organização territorial. Neste caso, o território é dotado de simbologias, signos, códigos, como aportes culturais fundamentais na territorialização de cada grupo social”.

A Comissão Examinadora reuniu-se dia 02 de Julho a partir das 14h00 no Anfiteatro VI da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp / Presidente Prudente, para ouvir a candidata Helena Brum Neto, em sua defesa pública de tese de Doutorado do Programa de Geografia.

A Exposição da Doutoranda que durou mais de duas horas, foi ouvida atentamente por todos os integrantes da Comissão, tendo como Orientador, o Prof. Dr. Marcos Aurélio Saquet, docente do Colegiado de Geografia, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

A defesa de tese de Doutorado – Programa de Geografia da FCT/UNESP – versou sobre “Os territórios da imigração Alemã e Italiana do Rio Grande do Sul” através de pesquisa desenvolvida pela aluna Helena Brum Neto, que no final foi declarada Aprovada!