jul 02

Antes do fechamento do primeiro semestre do ano, realizou-se no dia 25 de Junho no Anfiteatro II da FCT/UNESP mais uma defesa de tese de Doutorado, na área de Geografia. O candidato inscrito para desenvolver a defesa pública foi Paulo Cesar de Souza, tendo como Orientador o Prof.Dr.Antonio Nivaldo Hespanhol, do Departamento de Geografia da Faculdade de Ciências e Tecnologia de Presidente Prudente. Tema desenvolvido pelo Doutorando: Políticas públicas e desenvolvimento rural na região de Presidente Prudente : Programa de Fortalecimento da Agricultura Familiar (PRONAF) e Programa /Estadual de Microbacias hidrográficas (PEMH).

Além do Orientador já citado, participaram da Comissão Examinadora: o Prof.Dr.César de David, do Departamento de Geociências da Universidade Federal de Santa Maria/RS; Prof.Dr.João Cleps Junior, do Instituto de Geografia da Universidade Federal de Uberlância/MG; Prof.Dr.Luis Antonio Barone, do Departamento de Planejamento, Urbanismo e Ambiente da FCT/UNESP e Prof.Dr.Messias Modesto dos Passos, da FCT/UNESP, Campus de Presidente Prudente.

O Doutorando, Paulo César de Souza fez ampla abordagem sobre o tema enfocado, citando inicialmente o desenvolvimento rural como sinônimo de incorporação de técnicas modernas aos processos produtivos da agropecuária. Destacou a região de Presidente Prudente como área de ocupação e crescimento de culturas agrícolas, que passou por um processo de retração econômica durante as décadas de 60 e 80, com forte êxodo rural e perda de dinamismo econômico em virtude da redução da importância da agropecuária e da diminuição da circulação de capitais.

Depois, falou do fortalecimento do Poder Municipal, com a redemocratização e maior injeção de recursos a partir dos anos de 1990. A pesquisa do Geógrafo Paulo César foi desenvolvida entre os anos 2009 a 2012, tendo como foco principal estudar os impactos das políticas públicas para o meio rural na região de Presidente Prudente após a década de 90. Foram escolhidas duas políticas públicas: o PRONAF e o Programa de Microbacias.Mesmo porque os estudos na região de Presidente Prudente, nessa perspectiva vem desde 1998.

Procurou-se então, estudar os impactos e as repercussões que essas políticas tiveram entre a categoria da Agricultura Familiar em 8 municípios: Álvares Machado, Alfredo Marcondes, Caiabu, Emilianópolis, Indiana, Martinópolis, Presidente Bernardes e Santo Expedito.

Alguns resultados obtidos:
a) – A continuidade da produção familiar como parte importante das economias municipais, principalmente dos municípios menos populosos.
b) – A desaceleração do êxodo rural nessas áreas, próximas da cidade de Presidente Prudente.

Na continuidade:
c) – As rendas dessas famílias são pluriativas; e o espaço rural tem sido utilizado de maneira multifuncional, ou seja: a produção agropecuária deixa-se ser baseada somente numa cultura agrícola, e passa a ser diversificada, intercalando-se: produção de leite, olericultura, horticultura, criação de suínos, aves,etc. d) – Percebe-se a necessidade da efetivação de uma política integrada entre Poder Público, Instituições Civis (Associações de produtores rurais) e sociedade como um todo.

O Poder Público possui papel preponderante na viabilização dessas políticas; e deve procurar realizá-las de maneira democrática e supra partidária, para que a maior parte dos produtores sejam beneficiados…

A Comissão Examinadora reuniu-se no Anfiteatro II da FCT/UNESP para ouvir a exposição de motivos dentro do tema defendido pelo Geógrafo, Paulo Cesar de Souza. Foi uma das últimas teses de Doutorado, marcando o fechamento do 1º semestre de 2012.

O Orientador foi o Prof.Dr.Antonio Nivaldo Hespanhol, do Deptº de Geografia da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp. Logo após defender sua de tese de Doutorado, Paulo César foi declarado Aprovado.