jun 13

Durante a primeira quinzena deste mês foram desenvolvidas na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Campus de Presidente Prudente – nada menos que três teses de Doutorado, defendidas nos dias: 06 e 10 de Junho, respectivamente. Os trabalhos de defesa pública ocorreram inicialmente no dia 06 de Junho pelos candidatos: Munir Jorge Felício e Edilson Alves Pereira Junior, e no dia 10 pela aluna Denise Cristina Bomtempo. Todos eles fizeram parte do Programa de Pós-Graduação em Geografia da FCT/UNESP.

Os temas abordados foram: “Contribuição ao debate paradigmático da questão agrária e do capitalismo agrário” pelo candidato Munir Felício, tendo como Orientador o Prof. Dr. Bernardo Mançano Fernandes, do Deptº de Geografia da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp. Foram integrantes da Banca Examinadora, os Profs. Drs.: Roberto Gonzales Sousa, Faculdad de Geografia da Universidad La Havana/Cuba; Eliane Tomiasi Paulino, do Deptº de Geociências da Universidade Esadual de Londrina/PR; Rosemeire Aparecida de Almeida, do Deptº de Ciências Humanas da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e Carlos Alberto Feliciano, do Deptº de Geografia da Faculdade de Ciências e Tecnologia de Presidente Prudente. A tese se desenvolveu no período da manhã do dia 06 de Junho, no Anfiteatro II.

No mesmo dia – período da tarde no Anfiteatro I – foi enfocado o tema: “Território e economia política – uma abordagem a partir do novo processo de industrialização no Ceará” defendida pelo aluno Edilson Alves Pereira Junior, sob orientação do Prof. Dr. Eliseu Savério Sposito, do Deptº de Geografia da FCT/UNESP. Constituíram a Banca Examinadora, os Profs. Drs.: Antonio Nivaldo Hespanhol, do Deptº de Geografia e Everaldo Santos Melazzo, do Deptº de Planejamento, Urbanismo e Ambiente da Faculdade de Ciências e Tecnologia/Unesp – Presidente Prudente/SP – Maria Mônica Arroyo, do Deptº de Geografia da Universidade de São Paulo e Denise de Souza Elias, do Deptº de Geociências da Universidade Estadual do Ceará.

Finalmente no dia 10 – após as 14hs no Anfiteatro II – foi realizada a defesa pública da tese de Doutorado pela aluna do Programa de Pós-Graduação em Geografia, Denise Cristina Bomtempo. Tema escolhido: “Dinâmica territorial e atividade industrial: a aglomeração da indústria alimentícia de consumo final na cidade de Marília/SP”. Orientador: Prof. Dr. Eliseu Savério Sposito (Dept° de Geografia da FCT/UNESP). E mais: os integrantes da Banca Examinadora: Profs. Drs. Everaldo Santos Melazzo, do Deptº de Planejamento, Urbanismo e Ambiente, da FCT/UNESP; Paulo Fernando Cirino Mourão, da Coordenadoria Executiva/ Unidade de Ourinhos/SP; Sílvia Selingardi Sampaio, do Instituto de Geociências e Ciências Exatas da Unesp – Campus de Rio Claro/SP – e Sandra Lecioni, do Deptº de Geografia da Universidade de São Paulo.

A Banca Examinadora, tendo à frente o Prof.Dr.Bernando Mançano Fernandes (Orientador) acompanha a tese do Prof.Munir Felício.

O relato do Orientando é ouvido não só pela Banca, mas também por todos os presentes no Anfiteatro II.

ANo mesmo dia 06 de Junho, outra defesa de tese de Doutorado pelo candidato Edilson Pereira Junior.

Denise Cristina Bomtempo faz a defesa pública de sua tese em Geografia, perante a Banca Examinadora.

Tanto o Orientador como os demais integrantes da mesa, ouvem atentamente o que ela tem a dizer.

E por fim, todos acompanham com a máxima atenção o que se desenvolve durante a defesa de tese.