jun 30

Em sessão solene da Congregação, realizada na manhã de 29 de Junho no Auditório da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Campus de Presidente Prudente – foi homenageada a Profª. Drª. Helena Faria de Barros, que recebeu o título de “Professor Emérito”. Em nome da Congregação e de toda a comunidade, falou o Vice-Diretor em exercício, Prof. Dr. Marcelo Messias, que citou as varias fases vividas pela Instituição desde sua criação em 1959 até os dias atuais, assim como suas diversas fases.

O Prof. Dr. Marcelo Messias falou dos cursos de graduação e pós-graduação, assim como do trabalho de muitos, que se empenharam para que a FCT-UNESP atingisse o patamar no qual se encontra atualmente, como uma das maiores e mais importantes unidades da UNESP. A Profª. Drª Helena Faria de Barros, através do seu trabalho e dedicação ao ensino, deu significativa contribuição à Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – UNESP.

Segundo a Wikipédia: “Professor Emérito é um título conferido por uma entidade de ensino a seus professores já aposentados, que atingiram alto grau de projeção no exercício de sua atividade acadêmica. É concedido de forma rigorosa, àqueles profissionais que se destacaram em sua área de atuação, pela relevância e/ou magnitude de sua produção e atividade cientifica, desfrutando de grande reconhecimento pela comunidade acadêmica”. E o texto finaliza assim: “Trata-se da maior honraria existente hoje no meio acadêmico”.

O Prof. Marcelo acrescenta: Desse modo, este é um momento singular, de muita alegria e carregado de significado, no qual a Douta Congregação da FCT/UNESP concede o título de Professor Emérito à Professora HELENA FARIA DE BARROS, em reconhecimento ao valiosos serviços prestados junto ao Departamento de Educação de nossa Faculdade; e também, junto ao Departamento de Matemática, do qual foi chefe em 1982.

Finalizando seu pronunciamento, o Prof. Dr .Marcelo Messias congratulou-se com a Profª. Helena, parabenizando-a por esse título tão importante e que muito nos orgulha. “Em nome da Profª. Helena, parabenizo também a todos os demais professores que atuam na nossa Universidade, por sua dedicação e empenho. Que todos possamos – ao final da caminhada – olharmos pra trás e dizermos: Valeu a pena! É o pensamento que, acredito, passa pela cabeça de todos nós, em exemplos como esse da Professora Helena e de muitos outros, que se destacam em suas atividades em prol do ensino”.

Saudação em nome do Deptº de Educação

Durante a cerimônia, que teve como apresentadora a Mestre de Cerimônias da FCT, Denise Valério, usaram da palavra outros oradores. Entre eles, a Profª.Drª. Célia Maria Guimarães, Chefe do Departamento de Educação da FCT/UNESP. No seu pronunciamento, dirigiu-se aos membros da mesa – em especial ao Prof. Marcelo Messias e à Profª. Helena – aos membros da Congregação; colegas professores; alunos, convidados, amigos e familiares da Profª. Helena Faria de Barros.

Destaques iniciais para a brilhante carreira profissional da Profª. Helena: concluiu graduação /Bacharelado em Pedagogia (1952); graduação em Licenciatura em Pedagogia(1957); títulos de Doutora em Educação e de Livre Docente (1975) pela Universidade Federal de Santa Maria/RS. Foi Professora do Deptº de Educação da Unesp, onde exerceu atividades de ensino, pesquisa e extensão e contribuiu com o Deptº de Matemática.

Dona Helena foi Professora da Graduação e do Programa de Pós-Graduação em Educação, Mestrado da Unesp – Campus de Marília – local onde exerceu atividades de ensino e pesquisa. Orientou dezenas de alunos; alguns aqui presentes entre nós, hoje na condição de Docentes do Deptº de Educação. Entre os anos de 1993 e primeiros anos da década de 2000 participou intensamente da criação e consolidação do Programa de Pós-Graduação, da área de Educação, Nível de Mestrado da Universidade Católica Dom Bosco, em Campo Grande/MS. Além disso, coordenou esse mesmo curso a fim de orientar várias pesquisas.

Atualmente, a Profª. Drª. Helena é Professora Titular da Universidade do Oeste Paulista – UNOESTE – atuando no Mestrado – área de Educação. Também continua exercendo a docência em e a atividade de pesquisa na área de Educação, dedicada à formação de Professores. A Profª.Drª Célia Maria Guimarães, finaliza sua saudação dizendo: “Dona Helena: É um privilégio, em nome da Unesp – Faculdade de Ciências e Tecnologia – e dos integrantes do Deptº de Educação, poder dizer: Obrigada Dona Helena! A simplicidade sempre foi sua companheira, inclusive na forma de viver sem qualquer ostentação ou soberba. Receba pois, nosso abraço sincero”.

Antes de concluir sua oração, a Profª Célia Maria dirigiu-se aos participantes da sessão solene em homenagem à Profª Helena, para parabenizar – em nome do Deptº de Educação, o Diretor dessa Unidade da Unesp, pela magnífica homenagem. E mais uma vez: expressar sua gratidão pela maneira como dignificou e dignifica o trabalho do Professor.

Dona Helena, a homenageada

Com todas as atenções voltadas à figura da querida homenageada, Dona Helena – como é chamada pelos mais íntimos – começou citando um poema de Mário Quintana, que diz: Antes, todos os caminhos iam/ Agora, os livros são poucos/ os amigos raros. Eu mesmo faço o chá para os sonhos / eu mesmo faço o chá para os fantasmas. Desde o convite para participar do presente evento, passei a fazer o chá para os meus sonhos. Comecei a passar em revista toda a minha trajetória profissional.

Depois, ela diz: Paulo Freire afirma que ninguém começa a ser Professor numa 3ª.feira às 4 horas da tarde. Ninguém nasce educador ou é marcado para ser educador. A gente se torna educador, permanentemente, na prática e na reflexão sobre ela. Assim foi comigo. Várias experiências me fizeram Professor. Duas delas foram fundamentais… Olhando para trás, vejo como essa experiência me fez crescer na prática e, no gosto de ser Professor.

Dona Helena relata posteriormente: Essas experiências trouxeram-me em 1964 para a UNESP. Em tempo parcial precisei deixar, constrangida, a orientação do Curso Primário. Selecionada em um concurso de títulos, fui recebida pelo Prof. Litholdo, que respondia na época pela Didática e que foi me dizendo de começo: Didática é Piaget. Havia estudado desenvolvimento humano na Faculdade, as funções da linguagem da criança e fundamentava o ensino de Ciências com elementos do pensamento de Piaget.

A Profª. Helena Faria de Barros que se formou como Bacharel em 1953, concluiu Licenciatura em 1957; assumiu em tempo integral em 1967, com pesquisa em alfabetização. Foi para o Mestrado na USP e foi aí que se mergulho de cheio na
Teoria de Piaget e suas relações com a Didática. Em 1968 participou de reuniões com a Coordenação dos Institutos Isolados para implantar reforma na Pedagogia. As habilitações (duas) começaram no ano seguinte: Supervisão Escolar e Disciplinas para o curso normal. As demais habilitações dependiam de novas contratações.

Já aposentada em Presidente Prudente e diante da possibilidade de ser recontratada pela Unesp, transferiu-se para Marília, trabalhando na Graduação e no Mestrado em Educação, que se iniciava. Com isso, foi criado o Núcleo de Ensino de Marília, que tem sido desde o início, muito fecundo em investigações sobre alfabetização na região, ensino de Filosofia, Ciências, História e Língua Portuguesa (redação). Não sendo permitida recontratação de Aposentados e depois de alguns anos, acabou indo para Campo Grande/MS e lá ajudou a estruturar o Mestrado em Educação.

“Dona Helena”, a mais nova detentora do título de “Professor Emérito” da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Campus de Presidente Prudente – declara: “Neste meu trajeto profissional surgiram e me assustaram alguns fantasmas. Minha família, alguns amigos ajudaram-me sempre a espantá-los; Leny e Márcio muito me ajudaram. Hoje, mais tranqüila, falo que posso também servir o chá para os meus fantasmas.

Agradeço à Egrégia Congregação por ter aprovado e me concedido esse título. Pensei, pensei…sobre o porque da deferência, com tantos professores qualificados… Entendi, descobri e digo para mim mesma que esse título me é concedido por alguma cousa que faço bem e que consigo mostrar que faço: é o gosto que sinto em ser Professor. Vivo e mostro esse gosto. Aos professores do Deptº de Educação, obrigada pela indicação e pela lembrança.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A Profª. Drª Helena Faria de Barros foi homenageada pela Congregação da FCT/UNESP em reconhecimento aos seus trabalhos como Educadora.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A outorga do título de “Professor Emérito” a ela atribuído é a maior honraria existente atualmente no meio acadêmico brasileiro.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Ao receber o titulo, Dona Helena foi aplaudida de pé por todos os presentes no Auditório V da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Em seu pronunciamento, ela diz que oferece o título que recebeu, a todos os alunos que teve e aos professores com quem conviveu e à sua família.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Em seu agradecimento, a Profª. Helena externou seus agradecimentos aos Professores do Deptº. de Educação pela sua indicação e pela lembrança.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Cumprimentada por todos, a homenageada com o título de “Professor Emérito” fez questão de ser fotografada ao lado dos antigos companheiros e amigos.

Escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

Os comentários estão fechados.