out 27

O Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Câmpus de Presidente Prudente – desenvolveu no mês de Outubro/2013 mais de uma dezena de Dissertações de Mestrado, defendidas publicamente por alunos de Geografia, Educação e Ciências Cartográficas. Os temas pesquisados e avaliados durante as sessões de defesa previamente agendadas foram submetidos à apreciação das Bancas Examinadoras, constituídas por docentes da FCT/UNESP e outros, de Universidades Públicas (Estaduais e Federais), especialmente convidados.

Os temas foram os mais variados – alguns com enfoque voltado às questões regionais – como problemas ambientais, socioeconômicos, educação, saúde, esportes, turismo, lazer e cultura, política pública, formação técnica e profissional. Cada Mestrando se apresentou perante a Comissão Examinadora em dia, hora e local previamente determinados, tendo sempre como referência e ponto de apoio, o Orientador (a). Além dos candidatos que cumpriram sua missão, defendendo publicamente as dissertações de Mestrado, outros estão aguardando por essa excepcional oportunidade de demonstrar seus conhecimentos e o que têm a oferecer em termos de cultura e formação profissional.

Em cumprimento à programação estabelecida pelo Programa de Pós-Graduação para dissertações de Mestrado em Outubro/2013 foram beneficiados os seguintes candidatos: dia 11: Edimar Aparecido da Silva/Educação; dia 16: dia 18: Mônica Almeida Cabrera/Educação; dia 18: Marco Aurélio Moraes de Mendonça/Ciências Cartográficas; dia 18: Andréa Francine Batista/Geografia; dia 18: Clediane Nascimento Santos/Geografia; dia 21: Eder Pereira dos Santos/Geografia; dia 25: Paulo César Zangalli Jr/Geografia e Carolina Scherrer Malamam/ Ciências Cartográficas. Antes de fechar o mês de Outubro, ainda estão agendadas outras quatro dissertações de Mestrado em Educação e Geografia.

Fazendo parte das Comissões Examinadoras, atuaram no período de 11 a 25 de Outubro, os seguintes docentes: Profª.Drª. Yoshie Ussami Ferrari Leite/Deptº de Educação; Prof.Dr.João Francisco Galera Monico/Deptº de Cartografia; Prof.Dr.Paulon Girardi/Deptº de Geografia; Profª.Drª. Rosângela Custódio Cortez Thomaz/Unesp-Rosana; Prof.Dr.Edson Luis Piroli/Unesp-Ourinhos; Prof.Dr.João Lima Santana Neto/Deptº de Geografia/FCT-UNESP e Prof.dr.Amilton Amorim/Deptº de Cartografia/FCT-UNESP.

Temas abordados

Fazendo parte das sessões de dissertações de Mestrado, foram apresentadas várias versões em defesas públicas pelos candidatos inscritos. Os temas especificamente foram: “Sistemas Apostilados de Ensino: As percepções dos professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental de Álvares Machado/SP”, por Edimar Aparecido da Silva; “As representações sociais dos professores do município de Regente Feijó/SP”, por Mônica Almeida Cabrera; “Investigação da cintilação ionosférica no Brasil e seus efeitos no posicionamento por GNSS”, por Marco Aurélio Moraes de Mendonça.

Outros temas das dissertações de Mestrado: “Consciência e territorialização contrahegemônica: Análise das políticas de formação da via campesina America do Sul, a partir do pensamento de Gramsci” por Andrea Francine Batista; o “Patrimônio cultural e as identidades territoriais como possibilidade de desenvolvimento da atividade turística no Pontal do Paranapanema”. “Mudanças no uso e cobertura da terra na bacia hidrográfica do Ribeirão Rebojo – entre 1971/72 – e 2007-2008”.

Abordados ainda dois temas voltados à defesa pública de dissertação de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Ciências Cartográficas e Geografia: ”Entre a Ciência, a Mídia e a sala de aula: Contribuições da Geografia para o discurso das mudanças climáticas globais”, por Paulo Cesar Zangalli Jr. E por último: “Aplicação de Lógica Fuzzi na elaboração de plantas valores genéricos” por Carolina Scherrer Malaman. A maioria dos alunos obteve recursos oriundos de bolsas concedidas pela FAPESP, CNPq, CAPES e Capes/Proex.

A Profª.Drª.Yoshie Ussami Ferrari Leite (docente do Deptº de Educação da FCT/UNESP) tem atuação marcante como Orientadora de Mestrado.

Outros docentes, como a Profª.Drª. Maria Helena de Barros (docente aposentada pela FCT/UNESP) são sempre requisitados pelos alunos, como Orientadores.

Em algumas defesas públicas de dissertação de Mestrado na FCT/UNESP, a afluência varia, de acordo com a importância do tema defendido pelo candidato ao Mestrado.

Os locais utilizados tanto para as dissertações de Mestrado ou Teses de Doutorado são sempre os mesmos: Anfiteatros I, II, VI, VII, Auditório/Discentes 4 e 5, Biblioteca e Sala de Apresentação de Projetos da Engenharia Cartográfica.

Os temas defendidos pelos candidatos ao Mestrado na FCT/UNESP são os mais variados. Problemas ambientais, formação profissional, políticas públicas e temas agrários, estão sempre em pauta.

As bancas Examinadoras, na maioria das vezes passa horas seguidas num mesmo local, acompanhando minuciosamente o relato do candidato ao Mestrado, para depois manifestar suas opiniões.

Esporadicamente, o Câmpus da Unesp em Presidente Prudente recebe visitantes ilustres. Na maior parte, docentes de renomadas Universidades Públicas, do Brasil e do Exterior.

É importante a formação superior proporcionada à comunidade local e regional há mais de 54 anos pela Unesp. São 12 cursos de graduação, dos quais, 4 deles ostentam as 5 Estrelas de “Melhores Universidades”.