out 30

Num ato público, foi feito o lançamento editorial do Livro: “A Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Presidente Prudente – de 1959 a 1976 – Gênese da FCT/UNESP”, obra de autoria da Profª.Drª. Eunice Ladeia Guimarães Lima e Profª.Drª. Arilda Inês Miranda Ribeiro. Graduada em Letras e Pedagogia, a Professora Eunice é especialista em Letras e Educação, leitura e produção de textos, gestão educacional, Mestre e Doutora em Educação. A Professora Arilda é graduada em Biblioteconomia, Mestre e Doutora em Filosofia e História da Educação, Livre Docente desde o ano 2000. É também Professora titular da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp, desde 2011.

A cerimônia de lançamento desse novo livro verificou-se na noite de 19 de Outubro, no Auditório do Discente V, com a presença do atual Diretor da FCT/UNESP, Prof.Dr.Antonio Nivaldo Hespanhol, do Prof.Dr.Alvanir Figueirdo; ex-Diretor, inúmeros docentes (inclusive aposentados). Presentes também, antigos e atuais servidores, estudantes atuais e ex-estudantes, amigos e convidados especiais das autoras da obra que contém 308 páginas e foi editada por PACO Editorial, com sede em Jundiaí/SP. O tema que motivou a escolha do título do livro fez parte de uma Tese de Doutorado defendida em 2005 no campus da Unesp em Marília/SP, pela Professora Eunice, sob orientação da Professora Arilda, docente da FCT/ UNESP.

Prefácio

O livro foi prefaciado pelo Prof.Dr.Antonio Nivaldo Hespanhol, e dentre outras coisas ressalta como fatores importantes o “Centenário de Presidente Prudente”, quando a cidade ganha de presente esta obra elaborada no âmbito do Grupo de pesquisa em Educação, Cultura, Memória e Arte (GPECUMA). Esse grupo tem como coordenadora a Profª.Drª.Arilda Inês Miranda Ribeiro, uma das autoras deste livro. “A obra trata da história da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Presidente Prudente (FFCL), a qual fez parte da história de Presidente Prudente, visto que não é possível que não é possível analisar a instituição separada do contexto em que está inserida”.

Como recomendação, há várias razões, diz o Prof.Nivaldo: “A primeira é o fato de esta obra ser resultante do esforço para a obtenção de dados e informações em fontes diversas que propiciaram a recuperação da história da FFCL”. Também foi realizado minucioso trabalho de pesquisa em jornais de circulação regional e nacional, fontes importantes para apresentar os fatos, tal qual eram sentidos no momento em que aconteciam (ou, pelo menos próximos disso). A análise de documentos institucionais, como prontuários de alunos, trouxe à tona informações reveladoras sobre a atuação do sistema de repressão durante os anos de Ditadura Militar.

A segunda recomendação diz respeito aos detalhes do cotidiano de uma das células que deu origem à Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp), no decorre dos seus 17 anos. “A obra permite ao leitor aprofundar-se no conhecimento dos alicerces da atual Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp (FCT-Unesp), campus de Presidente Prudente, para conhecê-la nos seus primórdios e em profundidade. No vai e vem do resgate local e regional, em diálogo com o contexto estadual e brasileiro, vai-se construindo a consciência de que os estudos regionais permitem não somente conhecer o particular, mas também entender a conjuntura e a realidade em escala mais ampla”.

Finalmente, a terceira e última das razões: Ressalta-se a importância da obra para estudiosos interessados na História do Ensino Superior, pois as autoras (Profªs Eunice e Arilda), foram imparciais o quanto puderam. “Mantiveram o distanciamento necessário na análise dos anos de existência da então Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Presidente Prudente, a qual também era conhecida simplesmente por FAFI (Faculdade de Filosofia). Na obra estão inseridos depoimentos de pessoas que participaram diretamente do processo na condição de administradores e docentes, ou simplesmente como docentes dentre muitos outros que lutaram e resistiram aos percalços da Ditadura Militar, sofreram retaliações, sendo que alguns tiveram que deixar involuntariamente a cidade e a instituição”.

A FFCL sedimentou o caminho do atual campus da Unesp de Presidente Prudente, instituição que entre os anos de 1976 e 1988 recebeu o nome de Instituto de Planejamento e Estudos Ambientais (Ipea-Unesp) e que se constitui na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp, desde 1989 – conclui o Prof.Dr.Antonio Nivaldo Hespanhol.

Introdução

A introdução do livro é constituída de 9 páginas, onde se ressalta que a pesquisa possibilitou conhecer como a IIES-FFCL (Instituto Isolado de Ensino Superior da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras) de Presidente Prudente contribuiu para o desenvolvimento regional, notadamente num período em que era a única instituição de ensino superior no município, ou alguns anos depois, quando eram poucas as escolas desse nível no município e na região.

Constatou-se depois do importante passo que foi a criação do IIES no interior paulista, o poder público não continuou o projeto de expansão do ensino superior, e assim a democratização desse nível de ensino ainda está longe de ser alcançado no Brasil, diferente do que ocorre com muitos outros países, pois não se tem como tradição no Brasil ações política pensadas em longo prazo, mas políticas que se movem de crise em crise, tentando resolver problemas imediatos (Eichengreen, 2001).

As atas das sessões da Câmara Municipal de Presidente Prudente, cm cópias disponíveis no arquivo da Biblioteca da FCT-Unesp foram importantes fontes para conhecer os interesses contraditórios, quando se decidia sobre a criação do IIES-FFCL de Presidente Prudente; e, a seguir, sobre o local de construção do prédio da instituição, questões que puderam ser observadas a partir do ponto de vista que os vereadores tinham na época. Para a pesquisa que foi desenvolvida, por se tratar de levantamento da história de um passado recente, o testemunho oral de participantes da existência da instituição em estudo foi de relevante contribuição.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O lançamento do livro “A Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Presidente Prudente – 1959 – 1976 – GENESE DA FCT-UNESP – foi presidido pelo Prof.Dr.Antonio Nivaldo Hespanhol, Diretor da FCT/UNESP.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
No lançamento editorial deste novo livro histórico, presença física de suas autoras: Profª.Drª.Eunice Ladeia Guimarães Lima e Profª.Drª.Arilda Inês Miranda Ribeiro.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Presença também do ex-Diretor da FCT/UNESP, Prof.Dr.Alvanir Figueiredo, bem como a Profª.Drª. Leny Teixeira (viúva do saudoso ex-Diretor, Prof.Dr.Márcio de Souza Teixeira).

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
As duas escritoras concentram informações detalhadas a respeito do livro que escreveram, resultante de uma pesquisa de doutorado desenvolvida pela Profª.Eunice, sob orientação da Profª.Arilda.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Ex-aluna, ex-funcionária e ex-professora Nancy Scoboza, juntamente com a ex-aluna e ex-professora Thereza Marini também tecem considerações sobre o lançamento deste novo livro.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Outras duas personalidades que se destacaram nesse período de 1959/1976, como professora e ex-funcionárias da instituição: Helena Carolina Martins Marrey e Maria Kimie Horimoto.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Ex-alunas, ex-professoras e ex-funcionárias (juntas) vieram prestigiar o lançamento do novo livro escrito pelas Profªs.Drªs.: Eunice e Arilda, enquanto a Profª.Drª.Ruth Kunzli faz sua saudação especial.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Concluindo a cerimônia comemorativa ao lançamento do livro “A Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Presidente Prudente – 1959 – 1976 – GENESE DA FCT-UNESP, uma foto para a posteridade.

Escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

Os comentários estão fechados.