out 27

O IX Simpósio da Engenharia Ambiental da Unesp de Presidente Prudente, realizado este ano (de 23 a 27 de Setembro) sob a presidência do Prof.Dr.Antonio Nivaldo Hespanhol, chamou a atenção dos participantes por vários aspectos: foi um evento acadêmico que desenvolveu uma programação que constou de quatro minicursos – com carga horária de 4 a 8 horas – quatro palestras, uma mesa redonda e duas visitas técnicas à Usina Alto Alegre e Indústria Sasazaki-Portas e Janelas. Houve ainda, apresentação do “Projeto Aquarela”, um projeto cultural/musical desenvolvido com crianças e adolescentes (carentes), em situação de risco.

Segundo a Coordenadora do evento, Profª.Drª. Encarnita Salas Martin (do Deptº de Planejamento, Urbanismo e Ambiente), o principal objetivo desse Simpósio de Engenharia Ambiental foi despertar o interesse pela pesquisa e aumentar o intercâmbio de informações entre alunos, professores, técnicos e pesquisadores de diferentes Instituições: Cetesb, Unesp, Embrapa – Meio Ambiente, Universidade Federal de Itajubá, Instituto Florestal, Indústria Danisco/Dupont e Conam–Consultoria Ambiental. Durante a semana foram realizados os Jogos InterEng, envolvendo alunos dos cursos de Engenharia Ambiental e Engenharia Cartográfica, da FCT/UNESP.

O evento foi aberto com a presença de autoridades e convidados especiais. A 1ª palestra no Auditório da FCT/UNESP foi proferida pelo atual Vice-Presidente da CETESB, Dr. Nelson Bugalho, que falou sobre o “Novo Código Florestal”. A seguir, a Engª Lady Virginia Traldi Menezes, da CETESB deu enfoque sobre “Poluentes orgânicos persistentes”. Adriana Melo, da DANISCO/DUPONT destacou: “ISO 14000 – Sistema de Gestão Ambiental”. No fechamento da 1ª etapa com palestras, apresentou-se o Engº Maurício Sabbag, da Conamin, com “Os desafios da identificação e remediação de áreas contaminadas”.

Os minicursos envolveram inúmeros convidados; dentre os quais, o Prof.Dr.Milton Cezar Ribeiro, da Unesp/Rio Claro, com Ecologia da Paisagem: ”Avaliação de impactos sobre a fauna silvestre”; e no dia seguinte (24/Setº), o Biólogo Rafael Vasconcelos, da Embrapa falou a respeito do Meio Ambiente: “O uso de microorganismos na recuperação de áreas degradadas”. Outros minicursos versaram sobre: “Ecologia florestal aplicada à restauração ambiental” pelo Engº do Instituto Florestal, Antonio Carlos Galvão de Melo e “AutoCad 3D” por Laércio Rafael Colucci Marques da Silva, da Univ.Federal de Itajubá/MG.

Ouro da casa

O ponto alto da programação alusiva à realização do Simpósio/2013 da Engenharia Ambiental da Unesp de Presidente Prudente/IX SEAUPP foi marcado para o encerramento na noite de 27/Setº. Egressos de vários cursos relacionados à Engenharia Ambiental, Engenharia Cartográfica e Arquitetura e Urbanismo participaram do encontro que recebeu a denominação de “Ouro da casa”. Em evidência, ex-alunos que fizeram e continuam fazendo carrreira brilhante, sob todos os aspectos.

A convite da Empresa Junior GeoAmbiental Jr – que prestigiou o evento – Diogo Muchiutti (atualmente atuando no Metrô de São Paulo), José Antonio Silveira e Rodrigo Bernardes Freire, fizeram relatos detalhados de suas experiências e atividades profissionais que passaram a exercer, após concluir em Presidente Prudente, os cursos de graduação e pós-graduação da FCT/UNESP. Depois da exposição de cada um deles, houve abertura de debate e explicações sobre as mais diferentes atividades no meio empresarial brasileiro, onde eles exercem importantes funções, em respostas às perguntas que lhes foram endereçadas.

Pelas informações da Profª.Drª.Encarnita Salas Martin, considera-se que os objetivos pretendidos foram plenamente alcançados, pois o contato com pesquisadores de outras instituições – e principalmente – com temas novos e bastante atualizados despertou grande interesse dos alunos quanto a projetos de pesquisa a serem desenvolvidos e outros assuntos, a serem estudados. Palestras e minicursos foram definidos de modo a se atender todos os anos do curso, ou seja: com diferentes graus de especificidade e aprofundamento.

Cerca de 100 pessoas participaram desse evento (alguns não se inscreveram previamente, mas preferiram acompanhar apenas o desenvolvimento das palestras. Dentre os quais, alunos dos cursos de Engenharia Ambiental, Geografia e Arquitetura e Urbanismo. A avaliação do IX SEAUPP por parte dos alunos de Engenharia Ambiental foi clara: “as palestras e minicursos foram muito interessantes e produtivos”.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O IX Simpósio de Engenharia Ambiental da Unesp de Presidente Prudente foi aberta oficialmente pelo Prof.Dr.Antonio Nivaldo Hespanhol, Diretor da FCT/UNESP que fez a saudação inicial, agradecendo a presença e o apoio de todos.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Houve boa participação de alunos de graduação e pós-graduação, bem como docentes e convidados especiais para ministrar palestras, minicursos e outros trabalhos. O Prof.Dr.Everaldo dos Santos Melazzo teve excelente participação no evento.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A Coordenadora do evento, Profª.Drª.Encarnita Salas Martin fez seu pronunciamento, ressaltando a importância desse evento e anunciou a 1ª palestra a ser proferida pelo Vice-Presidente da CETESB, Dr. Nelson Bugalho.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Na etapa do IX SEAUPP, um espaço para o relato das experiências dos ex-alunos de graduação e pós-graduação que estão brilhando em suas novas carreiras profissionais nas grandes empresas da capital e do interior.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
E aí estão eles como “Ouro da casa”: Diogo Muchiutti (atuando no Metrô de São Paulo); José Antonio Silveira e Rodrigo Bernardes Freire, dando testemunho de suas experiências desde que saíram de Presidente Prudente.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Como é lógico, após o relato das experiências de vida profissional em pontos distantes do Câmpus da FCT/UNESP, muitas perguntas de alunos atuais dos cursos de Engenharia Ambiental, Engenharia Cartográfica e outros.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
As duas últimas fotos retratam duas fases: a abertura do IX Simpósio de Engenharia Ambiental da Unesp de Presidente Prudente e o encerramento no Auditório do Discente V numa noite memorável de 27/Setº de 2013.

Escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

Os comentários estão fechados.