out 30

O VIII Simpósio de Matemática da FCT/UNESP – SMaT – encerrou-se na noite de 24/Outº no Auditório do Discente V, com a realização de importante palestra que contou com a presença do Prof.Dr.Celso Volpe, docente pioneiro que aqui chegou em 1963 especialmente designado para instalar, estruturar e dar vida ao curso de Matemática, na condição de Assistente e posteriormente Vice-Diretor da Instituição de Ensino Superior. A idéia de se criar um curso de Matemática na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras – recém implantada, partiu do Professor José Fernando Martins Bonilha, de saudosa memória.

Foi uma atitude arrojada e um ato de pioneirismo inédito no interior do país – disse o Prof.Volpe – mesmo porque inexistiam professores qualificados para desenvolver o curso na época, isto é, exatamente há 50 anos. Falando à platéia presente no Auditório da FCT/UNESP, frisou que o responsável pela instalação do curso de matemática em Presidente Prudente – ressaltou que “de Ibirarema a Presidente Epitácio não tinha ninguém formado em Matemática para ministrar cursos superiores e a única alternativa foi recorrer a dois Engenheiros da Prefeitura (Dr.Pacca e Dr. Montessanti) que tinham alguns conhecimentos sobre o assunto. Um terceiro Engenheiro contratado como Assistente, foi o Dr. Anwar Dahma.

O VIII Simpósio de Matemática que foi aberto com a presença e palestra do Secretário da Educação e ex-Reitor da Unesp, Prof.Dr.Heman Jacobus Voorwald no dia 21, prosseguindo até o dia 24/Outº. No período, a realização de uma Mesa redonda (dia 23/Outº) envolvendo a Profª.Drª. Rosiane Cristina de Lima, da EMBRAER; Prof.Dr.Luiz Roberto Hartman, da UFSCCar: Prof.Dr.Eder Aragão R.Costa, do ICMC/USP; Prof.Júlio Cesar Barrios Toledo, Profª MS, Solange Caravina e Profª.MS Alice Ibanes, ambas da Rede Estadual.

Realizou-se também uma série de palestras proferidas sobre: “Licenciatura em São Paulo, propostas e desafios”; “Teoria dos Nós”,pelo Prof.Dr.Orize Manzoli Neto, do ICMC/USP-São Carlos; “Formação de professores de Matemática no contexto da cultura digital” pelo Prof.Dr.Arlindo José deSouza/UFU-Uberlândia; “A modelagem matemática na escola tem muito a aprender com a modelagem matemática profissional” pelo Prof.Dr.João Frederico Meyer, da UNICAMP; “Resolubilidade local para operadores diferenciais com transporte hipoelítico” com o Prof.Dr.Éder Ritiz Aragão Costa, do ICMC/USP-São Carlos/SP e “Um histórico sobre a implantação do curso de Licenciatura em Matemática” pelo Prof.Dr.Celso Volpe.

Relato histórico

O testemunho deixado pelo Prof.Dr.Celso Volpe é dos mais preciosos, porque representa a opinião de um docente de longa dedicação à causa do ensino superior, em especial, a Matemática, nos seus 50 anos em Presidente Prudente com a formação de 1.277 professores até este momento. É ele quem diz: No dia 1º/Fevº de 1963, eu aqui estava começando as minhas atividades como Professor e Coordenador do curso de Matemática. Daí 3 meses assumi a vice-diretoria da Universidade, cujo diretor chamava-se Hygino Aliandro; que depois de 1 ano foi exonerado, e eu em solidariedade também pedi exoneração da minha função de Assistente da direção.

Chegando 1968 por indicação da USP fui designado para implantar o curso de matemática em São José do Rio Preto, indo para lá, dia 31 de janeiro de 1968. Instalei o curso de matemática o qual existe até hoje e completou 45 anos na semana passada. Eu fui homenageado como “Pai da criança”. Então me sinto honrado em ter instalado o curso de matemática em Presidente Prudente, que deu oportunidade a centenas de jovens de fazer o curso, bem como a dezenas de ou quase centenas de professores em obter um emprego dentro da UNESP. Na palestra dos 50 anos da Unesp, tive a oportunidade de conhecer muitos dos ex-alunos que lá estavam. Não conheci professores, porque a maioria ou a quase sua totalidade já é falecida.

E prossegue o Prof. Volpe: “Não tenho noticias de nenhuns da minha época que estejam vivos. Lamento profundamente por não encontrar ninguém. Encontrei vários ex-alunos que hoje são até aposentados, como: o Paulo, o Tertuliano, Ana Maria e tantos outros que foram professores aí; e gostei do que vi. Hoje, aquela escola que nasceu no Tanel Abbud e hoje é uma Universidade, do qual esteve ao meu lado,o Barbosa da Silveira (é testemunha ocular). O curso de matemática tem um nome nacionalmente falando. Então, isso para mim é uma satisfação enorme. Não há nada que pague. É uma coisa que vou levar para a vida inteira e o Barbosa da Silveira e você Altino Correia, são testemunhas, porque acompanharam a história dessa universidade, que o Jornal O Imparcial sempre fez. Esta é a finalidade de minha presença aqui. Lamento muito não poder ficar mais, pois tenho atividades em Santos e trabalho numa Universidade que tem 13 mil alunos. Me sinto muito feliz, pois moro no Guarujá”.

Falando de sua convivência familiar desde que se transferiu de Presidente Prudente para outras regiões nos primeiros anos da década 60, disse o Prof.Celso Volpe ter três filhos, dos quais, dois nasceram em Prudente. Um dos filhos é medico na Beneficência Portuguesa em São Paulo; outro, Psicólogo na Suiça e atualmente está em São Paulo. O terceiro filho (raspa do tacho) faz Direito. E o próprio entrevistado acrescenta: “A Universidade teve um progresso incomensurável: Para quem começou no Colégio Tanel Abbud numa sala de aula e vê uma Universidade como esta (FCT/UNESP), é um negócio inacreditável. Todos os Departamentos muito bem estruturados que são uma maravilha”.

O Prof. Volpe recordou também um dos mais importantes episódios que marcaram o inicio da Faculdade pioneira (FFCL ou FAFI) nesta região do Estado com os cursos de Geografia e Matemática. “Eu me lembro e o Barbosa é testemunha: Quando fomos para lá, eu e o Hygino construímos pela 1ª vez duas salas de madeira, porque no local não tinha nada. A única coisa que tinha – e graças a Deus não desmancharam – foi aquela casinha (da Fundacte), ao lado da Biblioteca. É uma coisa muito alegre ver a pujança desta cidade. Quem diria? Essas Avenidas com o crescimento e tudo que têm !

Vejo a Unesp com grande alegria. E evidentemente, estamos sentindo que os alunos estão indo para as Universidades Públicas – onde vão poder se poupar. É numa escola como esta de Prudente (muito bem estruturada), que o aluno sente a pujança da escola, porque ele tem tudo lá. Entrando na biblioteca se sente o desenvolvimento verificado na escola. Vai nos laboratórios de informática, que eles têm: todos os professores em tempo integral; mais de 90% com titulo de doutoramento, titulação acadêmica fundamental. Então, acho que os alunos estão sabendo aproveitar essa oportunidade. E devem divulgar mesmo, porque é isso que faz com que a nação tenha futuramente homens realmente representativos deste país“.

Um detalhe pessoal

Ao se fixar na cidade de São José do Rio Preto, o Prof.Volpe conheceu um profissional de Marcenaria que trabalhava na Unesp que se tornou amigo de todas as horas. Era o Sr. Messias Meneguette, de familia tradicional, humilde e bem estruturada. Um homem super honesto, trabalhador e muito honrado. Uma personalidade com a qual tinha a honra e o prazer de tê-lo no seu convívio. Com ele, nasceu uma amizade muito chegada, que se estendeu a um de seus filhos muito querido. Era ainda um menino! E esse menino se tornou Professor de Matemática, um dos mais brilhantes da nova geração, atuando na FCT/UNESP.

Esse menino que eu presenciei desde o inicio – reafirma o Prof.Volpe – fez o curso de Matemática em São José do Rio Preto, com muito brilhantismo. Quando o levei para o Congresso de Matemática em Poços de Caldas, esse menino sempre me deu as maiores alegrias. E hoje eu vejo a posição que ele ocupa, que foi inclusive Diretor da própria Faculdade em Presidente Prudente. Um rapaz sério, filho de família tradicional. Hoje, eu me sinto honrado em saber que dei orientação para ele; e ele seguiu todos aqueles ensinamentos. Este é um homem do qual me orgulho em dizer que sou amigo dele, Prof.Messias, filho do meu velho amigo Messias Meneguette, de São José do Rio Preto” – concluiu o Prof. Celso Volpe.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Recepção ao Prof.Dr.Celso Volpe que marcou sua passagem pela antiga Faculdade de Ciências e Letras/FFCL-FAFI de Presidente Prudente (1963), no retorno à Unesp para proferir palestra de encerramento do evento.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Como convidado especial da Comissão Organizadora do VIII Simpósio de Matemática/SMaT, ele falou sobre sua atuação há mais de 50 anos em Pres.Prudente, quando foi designado para implantar o curso de Matemática.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Criado em 1963, o curso de Licenciatura em Matemática se consolidou, funcionando muitos anos antes de existir a UNESP e tornando-se um dos pioneiros em todo o interior do Estado de São Paulo.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Concluída a palestra em comemoração aos 50 anos do curso de Licenciatura em Matemática, o Prof.Volpe cumprimentou velhos amigos e companheiros: Barbosa da Silveira e Prof.Dr.Messias Meneguette Jr.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Antes de deixar Presidente Prudente, de retorno à Capital, o Prof.Dr.Celso Volpe falou à imprensa local e transmitiu seu abraço amigo e afetuoso aos amigos que conheceu e conquistou no passado, isto é, há meio século.

Escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

Os comentários estão fechados.