ago 30

Com mais de 4 mil participantes concentrados no Centro Olímpico do Parque do Povo, realizou-se no último domingo (26 de Agosto), o 33º Festival de Pipas “Raul Albieri”/2018. Trata-se de uma promoção tradicional do Jornal O Imparcial em parceria com a FCT/Unesp – Câmpus de Presidente Prudente – SP. O evento que começou às 9hs da manhã, encerrou-se por volta das 12hs após premiação de dezenas de inscritos, envolvendo inclusive equipes participantes de cidades vizinhas.

O tema deste ano versou sobre “Patriotismo”, com destaque para inúmeros trabalhos produzidos por artesãos, evidenciando as cores Verde e Amarelo. Também não faltaram outras motivações ligadas ao esporte e lazer da população brasileira, incluindo pipas com características diferenciadas. Não faltando – como é lógico – as cores corintianas em inúmeras peças apresentadas publicamente no Centro Olímpico.

As condições do tempo foram as mais favoráveis possíveis, o que contribuiu para o êxito de mais uma promoção. No campo de futebol disponibilizado para o espetáculo público, as pipas foram testadas previamente. Até o momento em que o Comunicador Luciano Reis – incumbido das funções de cerimonialista – anunciou o início e toda a realização do Festival. As pipas em número elevado (grandes, médias e pequenas), começaram a ganhar altura, algumas alcançando mais de 200 metros; e aí começou a competição, envolvendo participantes de toda a região.

Durante todo o evento, presença e participação de Diretores e Assessores da FCT/Unesp, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Semav, Secretaria de Desenvolvimento e Planejamento Municipal, Escoteiros, Clubes de Serviços e outras entidades.

As competições vitoriosas

Crianças, jovens e adultos acompanharam o desenrolar das competições no Centro Olímpico, com os olhos voltados para o alto. Até o momento em que a competição foi declarada encerrada e anunciados os nomes dos competidores vitoriosos. O primeiro destaque foi para o Sr. Francisco Ferigrato, de Regente Feijó, que vem competindo no Festival de Pipas “Raul Albieri” nos últimos 4 anos. Para os participantes classificados foram destinados inúmeros prêmios, através da entrega de bicicletas, troféus, medalhas e valiosos brindes oferecidos pelos patrocinadores.

O tema “Patriotismo” mostrado através da criatividade das pipas, mereceu premiação especial nas modalidades: Temático, criativo e Maior. Este último representado por uma Pipa de 256 metros foi apresentado pelo participante Matheus Grilo Lourenço, de Presidente Prudente. O 2º colocado foi Antonio Mudrei Correia, de Presidente Bernardes, que inclusive já participou de Festivais anteriores. O 3º lugar da categoria “Maior” foi conferido ao participante Juliano Patrick, de Presidente Prudente.

No Temático, a 1ª classificação – “Pátria Amada” – ficou para Mariana Sahu, de Presidente Prudente; em 2º lugar, Maria Clara Serafim, de Regente Feijó e 3º lugar para Matheus Oliveira do Amaral, de Presidente Prudente. Na categoria Criativo – 1º colocado (com Dado 3D), foi Alexandre Araujo da Silva, de Presidente Prudente. O 2º lugar ficou para Carlos Alberto Marin, de Regente Feijó. Em 3º lugar foi classificado o participante, Júlio Nunes da Silva, de Presidente Prudente. As premiações foram representadas por bicicletas, troféus, e valiosos brindes oferecidos pelos patrocinadores aos três ganhadores de cada categoria. Incluindo passagens da Andorinha, troféus e kits da 98/FM e Band/FM entregues no próprio local do evento.

Clique para ampliar!
Visão geral do local onde foi realizado este ano, o 33º Festival de Pipas “Raul Albieri” no Centro Olímpico de Prudente.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O Festival de Pipas foi a maior atração deste final de Agosto em Presidente Prudente, com excelente participação da comunidade.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A FCT/Unesp deu todo o apoio ao evento de O Imparcial. Aqui, o Diretor Deodato da Silva, ao lado do Juiz José Roberto Dantas Oliva do TRT.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
No Centro Olímpico do Parque do Povo em Prudente, presença do Grupo Escoteiro 186 Guayporé, coordenado por Marcelo Costilho Jorge.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A águia, representada por esta pipa ganha altura e fica acima dos Edifícios situados nos altos do Parque do Povo.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O tema “Patriotismo” figura como destaque do 33º Festival de Pipas “Raul Albieri”/2018 e aqui aparecem os 1ºs trabalhos.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
As maiores pipas do Festival deste ano, em cumprimento ao tema criado para a competição também foram exibidas ao público.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Raul Albieri foi o criador das primeiras pipas exibidas publicamente e documentadas pelo “O Imparcial”. Daí a denominação ao Festival.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Nos momentos finais do Festival de Pipas, a chamada geral para a classificação e premiação das melhores categorias.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Para premiação geral, em cumprimento ao tema “Patriotismo”, foram selecionados os melhores trabalhos produzidos este ano.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A maior pipa apresentada no 33º Festival de Pipas “Raul Albieri”, conferiu premiação especial para a maior peça inscrita em 2018.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Para as maiores e melhores pipas (com premiação especial), a entrega dos prêmios pelo Vice-Diretor da FCT/Unesp, Prof.Dr.Aldo Eloyzo Job.

Escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

Os comentários estão fechados.