set 05

Nos últimos dias do mês de Agosto de 2018 realizou-se na FCT/Unesp – Câmpus de Presidente Prudente – SP – a XII Semana de Arquitetura e Urbanismo, sob o tema: “Brasil de Fachada?” como resposta à algumas indagações relativas à produção contemporânea. A Abertura foi presidida pelo Prof.Dr.Rogério Eduardo Garcia (Diretor da Faculdade) e verificou-se na manhã de 27 de Agosto no Anfiteatro I. Fazendo parte da composição da mesa, a Profª Drª. Catarina Lotufo Bueno Bartholomei (Chefe do Deptº de Planejamento, Urbanismo e Ambiente); a Profª Drª.Cristina Maria Perissinoto Baron (Vice-Coordenadora do curso de Arquitetura e Urbanismo) e Profª.Drª.Arlete Maria Francisco (Coordenadora da XII Semana de Arquitetura e Urbanismo – curso de Arquitetura e Urbanismo) e Viviane de Brito Maior (Coordenadora e representante do Centro Acadêmico do curso de Arquitetura e Urbanismo-CACAU).

Concluída a 1ª parte do cerimonial com o canto do Hino Nacional Brasileiro e pronunciamentos dos membros da mesa diretora, foi iniciada a programação oficial, sendo convidados para conduzir os trabalhos os docentes: Profª Drª Arlete Maria Francisco; Profª Drª Kátia Kodama; Prof.Dr.Márcio Catelan e Profª Drª. Paula Vermeersch que proferiu a 1ª palestra. Ela é Doutora em Teoria e História Literária pela UNICAMP; Mestre em Historia de Arte e Cultura; Mestre em Sociologia; Bacharel e Licenciada em Sociologia e Antropologia pela UNICAMP. Fez pós-doutoramento em História da Arte e da Arquitetura.

No período da tarde do mesmo dia (27) apresentou-se como convidada a Profª Drª. Terezinha Gonzaga, que possui graduação e Doutorado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo. Atualmente é docente da UNIFEV – Centro Universitário de Votuporanga/SP; Coordenadora de projeto da União de Mulheres de São Paulo.

Na sequência da programação oficial foram desenvolvidas além das palestras, oficinas teórico-práticas (fotografia, aquarela, software voltados à Arquitetura, técnicas construtivas sustentáveis), além de uma lojinha para venda de adesivos, caderninhos, camisetas e canecas como brindes). No primeiro ato para o credenciamento, o participante inscrito recebeu um crachá para identificação – diz apresentador Antonio Pedro. Todas as palestras foram proferidas no Anfiteatro I, da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Presidente Prudente. No período noturno, palestra proferida pela Profª.Drª.Paula Freire Santoro, Arquiteta Urbanista, Professora de Planejamento Urbano do Deptº de Projetos da FAU/USP.

A programação especialmente elaborada incluiu outras atividades, além das palestras. Como destaque especial para docentes e convidados. Entre os quais, os Profs.Drs.: Hélio Hirao, João Osvaldo Rodrigues Nunes, Cristina Baron, Sonia Gouveia, Camila Takara, Mariana Junqueira, Mariana Branco, Thamires Garcia, Amanda Rosin, Roberto Mancuzo, Flávio Dantas, Claudemilson dos Santos, Stepahnie Dover, Leandro Mendes, Júlia Tirintan, Larisa Sanches, Antonio Souza, Izabelle Zanardo, Murilo Araujo, Carolina Belondi, Carolina Tarochi, Tiago Bonfim e outros.

Arquitetura e Urbanismo em destaque

No dia 28/Agosto, a palestrante convidada foi a Profª Drª.Mariana Borel, integrante do Projeto de “Arquitetura na Periferia, uma experiência de Assessoria Técnica para grupos de mulheres”. Mariana é graduada em Arquitetura e Urbanismo, pela Universidade Federal de Minas Gerais/UFMG, Pós-graduada em Administração Pública pela PUC/Minas Gerais. Ainda no dia 28, palestra à tarde, com a Arquiteta Sônia Gouveia. Título: “FMG – Experiências”. Ela é formada em Arquitetura e Urbanismo pela USP/SP, na qual obteve o título de Mestre na área de História e Fundamentos da Arquitetura e Urbanismo com pesquisa sobre Fotografia de Arquitetura.

No período noturno, outra palestra, proferida pelo Prof.Dr.Lucas Fehr, graduado em Arquitetura e Urbanismo pela USP/SP; Mestre e Doutor em Arquitetura e Urbanismo pela mesma Universidade. Atualmente é Coordenador do curso de Arquitetura e Urbanismo na Universidade Presbiteriana Mackenzie, onde é Professor e Coordenador. Titulo da palestra: “O Edifício e a cidade: Projetos desenvolvidos pelo Estúdio América de Arquitetura”.

No dia 29 de Agosto, no Anfiteatro I da FCT/Unesp, a palestrante foi a Profª.Drª.Marina Grinover, do Escritório Base Urbana e o tema desenvolvido: “Lina Bo Bardi: idéias de uma arquitetura em movimento entre passado e futuro”. Marina é graduada em Arquitetura e Urbanismo pela USP, Mestre e Doutora pela mesma Universidade; Professora convidada do Instituto de Tecnologia de Massachussetts – MIT no Center for Advanced Urbanism/CAU, além de outros títulos. Principais temas: projeto de arquitetura, história e fundamentos da arquitetura brasileira.

No dia 30/Agosto, o palestrante convidado foi o Prof.Dr.Michel Habib, do Escritório TIBÁ Arquitetos, que discorreu sobre: “Bioarquitetura – o Antigo e o Novo”. O principal objetivo da TIBÁ são os projetos socioambientais e construção ecológica, englobando todas as ecotecnologias. Em 2005, Peter Van Lengen e Verônica Flores reuniram a 1ª equipe de arquitetos, agroecologistas, geobiólogos, designer e permacultores que fundaram a empresa no Rio de Janeiro. Professor Habib é graduado pela FAAP, Bioarquiteto pelo Instituto TIBÁ e atualmente desenvolve projetos e atividades em parceria com Universidades, Institutos e Empresas.

Marcando o encerramento da XII Semana de Arquitetura e Urbanismo na FCT/Unesp – Câmpus de Presidente Prudente – apresentou-se para a última palestra, a Profª.Drª. Juliana Suzuki, com graduação em Arquitetura e Urbanismo pela UEL (Universidade Estadual de Londrina), Mestre e Doutora em Arquitetura e Urbanismo, Professora Adjunta da Universidade Federal do Paraná/UFPR e Professora colaboradora de Mestrado em Metodologia do Projeto UEL/UEM. Título da palestra:”Além das fronteiras: A pesquisa em Arquitetura em cidades médias brasileiras”.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A XII Semana de Arquitetura e Urbanismo promovida este ano no Câmpus Universitário da FCT/Unesp/Pres.Prudente, foi de pleno sucesso.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A abertura do evento no dia 27 de Agosto no Anfiteatro I, foi presidida pelo Diretor da FCT/Unesp, Prof.Dr.Rogério Eduardo Garcia.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Após a formação da mesa diretora dos trabalhos, houve alguns pronunciamentos e iniciada oficialmente a Semana de Arquitetura e Urbanismo.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Coube à Profª.Drª. Paula Vermeersch a missão de abrir o evento pronunciando a 1ª palestra. Ela é Doutora em Teoria e História Literária pela UNICAMP.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Desde a abertura no dia 27 de Agosto até o encerramento no dia 31, os trabalhos foram desenvolvidos no Anfiteatro I, com excelente participação.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Docentes e Discentes superlotaram as dependências do Anfiteatro I, participando da XII Semana de Arquitetura e Urbanismo, um evento de tradição na FCT/Unesp.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Em cada dia, uma nova palestra – sempre com a participação de convidados especiais – que atenderam o chamamento dos promotores do evento.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
No encerramento da Semana de Arquitetura e Urbanismo, participação da Profª.Drª. Juliana Suzuki, com a palestra “Além das fronteiras: a pesquisa em cidades médias brasileiras”.

Escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

Os comentários estão fechados.