jun 01

O projeto PET Química e Física, enviado pela docente Beatriz Eleutério Goi, obteve o sexto lugar na lista classificatória entre as 23 propostas avaliadas e submetidas ao Edital nº 01/2011 – PROGRAD/PET, que define a criação de treze grupos PET, nos campi da Unesp onde não há este programa do MEC/SESu. O resultado da seleção foi concluído no dia 08 de abril.

O programa de educação tutorial PET está baseado na tríade ensino, pesquisa e extensão e cuja implantação irá proporcionar uma dinâmica maior e enriquecimento dessas atividades.

A Proposta apresentada pela pesquisadora é caracterizada nas áreas de conhecimento das ciências exatas e da terra; química e física. Como tutora do programa PET na FCT ela iniciará o processo com a seleção de doze bolsistas – estudantes de Licenciatura em Química e Licenciatura em Física da FCT, para trabalhar no projeto. Os quais serão mantidos com recursos orçamentários da Unesp de acordo com o PDI – Plano de Desenvolvimento Institucional 2011.

Além de promover interações entre bolsistas PET/Unesp, estudantes dos cursos, alunos de iniciação científica, voluntários, docentes e alunos de pós-graduação. Essa iniciativa busca ainda o envolvimento de grupos de outros departamentos na FCT, fora do programa PET, assim como de outras universidades. Conforme afinidades entre as linhas técno-científicas.

Segundo Beatriz, foi fundamental a experiência adquirida no período de sua graduação quando participou de um grupo semelhante, sendo esse um fator que contribuiu bastante ao decidir ser candidata a tutora. Explica ainda que o programa é mantido através de reuniões semanais onde o tutor orienta todas as atividades que serão realizadas durante a implantação e instalação efetiva do mesmo. “É importante também que o primeiro grupo PET de Química e Física aqui na FCT promova o efeito multiplicador servindo de estímulo para que outros cursos desta unidade busquem implantar no futuro novos grupos PET”, conclui.