mar 20

Foi um encontro festivo e totalmente diferenciado dos demais, em comemoração à conclusão de 4 cursos de graduação na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Câmpus de Pres. Prudente – realizado na noite de 11 de Março na sede Regional da OAB/SP. Presentes: todos os formandos (agora graduados), em Engenharia Ambiental, Engenharia Cartográfica, Estatística, Arquitetura e Urbanismo. O encontro foi marcante e reuniu – além dos formandos – seus professores, pais, familiares e convidados. Não faltaram discursos: alguns escritos e interpretdos com empolgação; outros de agradecimento, mas recordando fatos curiosos. Também:homenagens e presentes como lembrança aos paraninfos, patronos, alunos que mais se destacaram e docentes, especialmente convidados.

O cerimonial foi conduzido pelo Sr.Fernando Aurélio Arrobas Martins, que incluiu nesse evento, não só referências ao desenvolvimento dos cursos concluídos pelos estudantes graduados, como também justas homenagens aos mestres, alunos e pais de alunos. Na etapa final, o apresentador ressaltou a importância do ecumenismo, dizendo que “nós nascemos para aprender a amar… Por isso, precisamos falar de Deus, do Amor, de valores éticos; da mesma forma que se fala pelo Whatsapp. Em nome dos pais, ele agradeceu a Deus pelo amor e pela graça alcançada. Lembrou episódios bíblicos envolvendo São Francisco de Assis (é dando que se recebe) e Jesus Cristo, que é o caminho, a verdade e a vida ! E concluindo: “Voces estão virando mais uma página do livro da vida “.

As ex-alunas de Estatística, Sara Moreira e Tatiana Duarte fizeram interessante relato, começando pelos motivos que as decidiram a cursar Estatística, o que levou muitas pessoas a perguntar: Vc vai dar aula de Matemática ou Vc vai trabalhar no IBGE ? Durante a graduação, descobrimos que a estatística nos dá uma infinidade de opções para trabalhar. Há espaço na área acadêmica e no mercado de trabalho. Então pais, mães, fiquem tranqüilos: prometemos arrumar um emprego logo… No que diz respeito aos professores, podemos perceber que houve diversas formas de ensinar. Alguns ensinaram apenas o conteúdo. Outros ensinaram coisas da vida ou, nem uma coisa nem outra. E alguns, ensinaram as duas coisas.

Referência ao discurso do Diretor da FCT/Unesp

No evento realizado na OAB-SP/Regional de Presidente Prudente, houve referência especial ao discurso proferido na véspera pelo Prof.Dr.Marcelo Messias (Diretor da FCT/Unesp), na cerimônia de colação de grau realizada no Ginásio de Esportes da APEA. “O Brasil passou por um período de grande crescimento, momento em que os empregos estavam em alta, um cenário muito diferente de hoje”, e o Professor Fernando Sérgio Okimoto acrescenta: Vou complementar a fala do nosso Diretor. Nos momentos de crise como esta, é que devem surgir as melhores vagas de empregos, pois precisamos de pessoas sérias, éticas e qualificadas para poder fazer com que o país saia desta crise. Tenho certeza que voces têm esse potencial. Acredito em vocês jovens, com muita boa vontade para mudar o rumo da história. Presentes os Paraninfos:Maria Cristina Risk (Engenharia Ambiental);Mauro Issamu Ishikawa (Engenharia Cartográfica); Sérgio Minoru Oikawa (Estatística) e Fernando Sérgio Okimoto (Arquitetura e Urbanismo).

O Patrono, Marcio José Castelan ocupou a tribuna para agradecer o convite de ser padrinho da turma.”Fiquei muito feliz e emocionado como voces já sabem…e quero crer que refletiu toda nossa boa interação nesses cinco anos”. Caros pais: Parabéns pelo apoio, pela confiança, pelos sacrifícios, pelas dores da ausência, pelas dores das dúvida e medo que os perseguiram em todos esses anos. Pelas vezes que tiveram muita vontade de vir correndo pra cá e não vieram; e pelas vezes que não deu pra vir. Parabéns pelos vários “Sins” e pelos alguns “Nãos” que tiveram que dar. Parabéns agora por mais essa missão. Aos professores, penso que desejam agradecer os instrumentos e referências que puderam compartilhar.

Márcio Catelan representou os Arquitetos e Urbanistas e disse que a 1ª vê z que ministrou aulas para o curso foi em 2009 na disciplina de Ambiências Urbanas, como professor substituto. E prosseguiu: Quando assumi a disciplina de Planejamento Urbano Regional entrei em sala de aula com o mesmo questionamento: como provocá-los e contribuir para a formação de vocês. O que querem ? “Não convivam com a solidão do pensamento. Não permitam que o silêncio de voces, os levem à omissão. Vivam o coletivo, a interação social e reconhecimento da diferença. É o 1º passo. Na vida de adulto e de profissionais, não percam o coração de estudantes. Quando acabarem as comemorações de tamanha conquista de vocês, busquem a reflexão para continuar caminhando…”

Outros pronunciamentos na OAB

Matheus Ferreira foi o orador seguinte que começou o discurso agradecendo a presença dos pais e demais familiares, aos professores “que nos tornaram profissionais e que com certeza, ajudaram a formar nosso caráter. Acredito que todos voces tenham sentido o que eu senti”. Sem dúvida alguma, nossa família foi de fundamental importância para essa conquista. Saibam pais, que esse diploma não é só nosso e sim de voces também, pois ao longo desses anos, sofremos e sorrimos juntos. Vamos sentir saudades do bigode do Chaves,do “orelha de frango”, do Galo, do jovem de hoje – Paraninfo Mauro – dos puxões de orelha do Pof. Paulo, nosso Patrono e outros. O futuro, naturalmente nos traz incertezas, mas com confiança e força de vontade conseguiremos atingir nossos objetivos.

Depois do referencial sobre o discurso do Professor Marcelo Messias (no ato de colação de grau), pronunciamento brilhante do Paraninfo Fernando Sérgio Okimoto: O papel do professor é auxiliar o estudante a se transformar em um profissional competente e ético dentro de suas atividades. “Eu vejo como nosso papel, o de discutir as informações esparramadas por aí para transformar em conhecimento; e nessas discussões, tenham certeza que aprendo muito mais do que voces. Assim, o professor está presente para compartilhar o conhecimento, não porque seja detentor de todo o conhecimento, mas porque tem mais experiência de vida do que os estudantes”. E concluindo: O que posso dizer a voces é que sempre devemos acreditar em nós mesmos. Voces fizeram parte de uma das melhores Universidades do país e tenho certeza que tiveram a melhor formação possível. Voces nunca deixarão de ser Unespianos. Como bem sabem: Sou Unespiano e tenho muito orgulho disso.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Na sede da 29ª Subsecção da Ordem dos Advogados do Brasil/OAB-SP –Regional de Pres.Prudente – homenagens aos graduados de 4 cursos da FCT/Unesp.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Seguindo a programação especialmente elaborada pelo Cerimonial, foram chamados para se pronunciar diversos docentes, bem como candidatos recém-graduados.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Este foi um encontro dos mais agradáveis, que superlotou na noite de 11/Março, a sede da OAB-SP–Regional de Presidente Prudente – com muitas homenagens.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Para os novos graduados em Engenharia Ambiental, Engenharia Cartográfica, Estatistica e Arquitetura e Urbanismo/FCT, homenagens especiais pela conclusão dos cursos.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Homenagens e premiações foram conferidas aos formandos de maior destaque juntamente c/professores e pais de alunos. Duas novas graduadas se pronunciam.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Seguem-se a entrega de lembranças como homenagem dos formandos de 4 cursos de graduação da FCT/Unesp e também pronunciamentos de alguns homenageados.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A platéia presente na OAB/SP – Regional de Presidente Prudente -acompanhou com interesse o desenvolvimento do evento que reuniu os novos graduados.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O evento que teve por característica as homenagens pela colação de grau dos novos formandos, também foi extensivo aos pais de ex-alunos e seus estimados professores.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Antes do encerramento do evento, uma reflexão especial com a palavra de Deus num culto ecumênico. Tudo como forma de agradecimento a Deus-todo-poderoso.

Escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

Os comentários estão fechados.