mar 11

O projeto “Potencial da incorporação de resíduos de borracha de pneus em matriz de gesso para utilização na construção civil”, sob orientação do Prof. Dr. Cesar Fabiano Fioriti, do Departamento de Planejamento, Urbanismo e Ambiente da FCT/UNESP, acaba de conquistar o 9º Prêmio Ozires Silva de Empreendedorismo Sustentável/Categoria Ambiental. O trabalho premiado foi desenvolvido por Nayra Alberici Pinto (ex-aluna de Graduação do Curso de Arquitetura e Urbanismo da FCT/UNESP), atualmente Mestranda em Engenharia Civil na FEIS/UNESP.

O concurso que culminou com a classificação da ex-aluna de graduação de Presidente Prudente, foi realizado no dia 17 de Fevº/2016 pelo IFAE/GRPCOM de Curitiba/PR, sendo desenvolvido na Universitat Politécnica de Valência – Espanha, por meio de bolsa BEPE/FAPESP. O projeto teve por principal objetivo apresentar uma solução ambientalmente sustentável para ser utilizada na construção civil. Essa solução teve por fundamentação o encapsulamento da borracha proveniente da recauchutagem de pneus na pasta de gesso, representado por um material compósito.

A viabilidade técnica desse projeto foi testada por meio de corpos de prova em ensaios de laboratório, onde se demonstrou sua eficiência. Detalhe muito importante: Deve se ressaltar que do ponto de vista da inovação tecnológica, a adequação dos resíduos de borracha de pneus – seja da recauchutagem e/ou reciclagem – para se proceder a incorporação na produção dos compósitos de gesso. É uma operação considerada simples. Porém, necessitando apenas da separação da granulometria mais apropriada por peneiramento. E além disso, mistura dos materiais que pode ser realizada manualmente ou de forma mecanizada.

Quanto aos aspectos sociais, a solução proposta permite a utilização de um resíduo gerado em grande quantidade no país (face ao grande número de empresas de recauchutagem), tornando-se possível sua aplicação em revestimentos internos de paredes e lajes. Assim como na produção de placas de gesso para interiorização de ambientes internos (forros e paredes divisórias), pois utiliza materiais de construção convencionais e de custo relativamente baixo.

Por fim, o estudo desse tipo de resíduo visou a preservação do meio ambiente; e a redução do impacto gerado pelo setor da construção civil no consumo de matéria-prima. O que estará favorecendo – por exemplo – as habitações de interesse social.

Clique para ampliar!
Nayra Alberici Pinto – ex-aluna do curso de Arquitetura e Urbanismo da FCT/Unesp conquistou o 9º Prêmio Ozires Silva em Curitiba. Atualmente,ela é Mestranda em Engenharia Civil na FEIS/UNESP.

Clique para ampliar!
Material pesquisado por Nayra Alberici Pinto visto a partir de um microscópio.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Alguns acessórios utilizados no Projeto que foi desenvolvido sob orientação do Prof.Dr.Cesar Fabiano Fioriti, do Deptº de Planejamento, Urbanismo e Ambiente da FCT/UNESP.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Ensaio na compressão e Ensaio de tração na flexão foram acessórios de especial importância, mobilizados no projeto inovador para ser utilizado na construção civil,como solução ambientalmente sustentável.

Clique para ampliar!
Este é o cartaz que identifica a realização de um concurso de âmbito nacional, que pela primeira vez premiou uma candidata de atuação destacada no curso de Arquitetura e Urbanismo, da FCT/UNESP.

Escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

Os comentários estão fechados.