jul 15

A comunidade local teve a oportunidade de acompanhar com vivo interesse a realização no Centro Olímpico, da 1a. Clínica de Ciência e Tecnologia aplicada à natação competitiva, resultante de uma parceria firmada entre a Secretaria Municipal de Esportes(Semepp) e Unesp, através da Faculdade de Ciências e Tecnologia – Campus de Presidente Prudente. Nadadores das equipes da Universidade Santa Cecília, de Santos, e Pastorinho/Criarte/Semepp/Apan, de Prudente, são submetidos à avaliações fisiológicas, através do Centro de Estudos e Laboratório de Avaliação e Prescrição de Atividades Motoras (Celapam) e Laboratório Experimental de Atividade Física (Leaf) da Universidade.

O objetivo do trabalho, segundo o Prof. Dr. Marcelo Papoti – da FCT/UNESP – é proporcionar ao atleta um melhor direcionamento e preparação visando as principais competições durante a temporada, entre elas campeonatos paulistas, brasileiros e Jogos Abertos do Interior. “Essa é uma parceria importante com a Semepp, mas contamos também com a colaboração de alguns professores de outras Instituições, entre elas a Unoeste, embora a realização seja do Departamento de Educação Física da Unesp. Após o aquecimento de cada atleta, é feita a coleta de amostra sanguínea para determinação de marcador de intensidade, que tem por finalidade medir o consumo de oxigênio do atleta dentro da água”, explica.

De acordo ainda com o Prof. Papoti a idéia é poder criar futuramente em Presidente Prudente um Centro de Excelência de Ciência e Tecnologia Aplicada de Natação Competitiva. Fábio Massaini, acompanhado pelo Técnico Gerson Luiz Pazian – da equipe Unisanta – da cidade de Santos, também resssaltou a importância dos testes e disse: “Gostaria de parabenizar e agradecer a Unesp e a Semepp pela iniciativa” Dentre os atletas de sua equipe que integram a seleção brasileira e estão em Prudente, aparece Gabriel Pedrão, que recentemente ao disputar os 400 metros nado medley garantiu a oitava colocação. O Técnico prudentino, Elvancir Pereira do Nascimento (Pepe), opínou a respeito do assunto, dizendo: “Estou muito feliz com a vinda de uma das melhores equipes do Brasil até nossa cidade. É um espelho para os nossos atletas que serve como motivação, principalmente nessa reta final de preparação para os 55º Jogos Regionais. atletas de prudente.

A Secretária Municipal de Esportes Maria Cristina Borges Madeiral Netto (Tute), enaltece o intercambio. “É uma honra poder receber atletas que representam a seleção brasileira. Isso é inédito para Presidente Prudente, graças à parceria com a Unesp e o apoio do prefeito Tupã, que é um amante do esporte”. E além dos testes, os atletas de Santos e Presidente Prudente estão acompanhando palestras, todas as noites do Anfiteatro da Unesp.

O Centro Olimpico – situado nos altos do Parque do Povo – vem registrando intenso movimento nos últimos dias. São atletas, técnicos e orientadores das equipes de Natação, preparando-se para os 55ºs Jogos Regionais de Pres.Prudente.

O Prof. Dr. Marcelo Papoti – da FCT/UNESP vem desenvendo o máximo de sua capacidade para dar orientação aos atletas inscritos nessa grande competição competição regional. É um trabalho realizado em parceria com a Secr.Municipal de Esportes.

Toda a equipe técnica local e de outras regiões concentra seus esforços no sentido de acompanhar atentamente o desempenho de centenas de participantes nas competições de natação válidas pelos Jogos Regionais, na próxima semana.