jul 11

A última palestra da Sociedade Livres Pensadores em Presidente Prudente foi pronunciada no primeiro sábado do mês de Julho, no Auditório I da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp, tendo como convidado especial o Médico Neuro-cirurgião de renome nacional, Dr. Antonio Fernandes Ferrari. Normalmente, as palestras são proferidas no último sábado de cada mês; por isso, houve um exceção ao ser transferida para a semana seguinte. E quem saiu ganhando foram os interessados, em especial amigos, pacientes, amigos e admiradores do Dr. Ferrari, que lá estiveram por mais de duas horas.

O tema abordado pelo Dr. Ferrari foi “Neurociências no século XX!”, para uma platéia seleta. E a primeira explicação: A Neurociência do século XXI, mais do que explicar quem somos e suscitar novas terapias e curas, será o principal agente de formação social”. Graduado pela Faculdade de Medicina da UNESP de Botucatu, ele fez especialização em Neurocirurgia no Hospital das Clínicas da USP-SP; Doutorado em Ciências no Departamento de Neurologia do hospital das Clínicas da USP-SP; Ex-Presidente da Sociedade de Neurocirurgia do Estado de São Paulo/SONESP. Aqui exerceu – dentre outros títulos – a Presidência da Sociedade de Medicina; foi Chefe das Disciplinas de Neuroanatomia e Neurologia da Faculdade de Medicina de Presidente Prudente/UNOESTE; Examinador do Título de Especialista em Neurocirugia da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia.

As pessoas que acompanharam a palestra do Dr. Ferrari, ficaram deslumbradas. Dentre outras coisas ele relatou como evoluiram os estudos através das pesquisas realizadas pelos Neurocientistas – desde Hipócrates 400 A.C.- até os dias de hoje. Ele relacionou inicialmente o funcionamento dos órgãos do corpo humano comandados pelo Cédebro, assim como todos os relacionamentos entre as pessoas e sentimentos. Alegria, tristeza, dor, angústia, amor, fome, sêde, ira, defesa, ataque, vitória, derrota e outros – acentuou – são percebidos e comandados por ele (o cérebro).

Dr. Ferrari – solícito como sempre – respondeu a todas as indagações nos momentos finais de sua palestra na Unesp. Definiu os temas da palestra em varios ítens, especificando a função atribuiída a cada um deles. Este foi o relato: 1º – Abordamos como descobrimos as diferenças entre o cérebro do homem e da mulher; do normal , do assassino e do corrupto; a influencia da genética e do meio na gênese das doenças mentais.
2º – Cérebro e Máquina. As máquinas ajudando no diagnóstico das doenças mentais e neurológicas. Como o cérebro em conjunto com elas está levando os pacientes com lesões neurológicas a melhorarem.

Depois, ele ressaltou: Nesse tópico mostramos como o Neurocientista brasileiro Miguel Nicolelis – considerado um dos dez maiores do mundo – trabalhando num laboratório na Universidade de Duke/Estados Unidos, coloca Eletrodos no cérebro de uma macaca. E através da conexão desses equipamentos com um Computador, tornou-se possivel a conexão com outro robô no Japão.

Por meio do pensamento, a macaca fêz o robô andar. Isto está contribuindo para que possamos saber que por meio de Eletrodos conectados no cérebro de um paciente paraplégico, poderemos com vestimentas adequadas, fazer com que êle ande – exclusivamente – com o comando do seu pensamento.

Como é praxe, ao término da palestra, com aclamação geral, o Dr. Antonio Fernandes Ferrari recebeu cumprientos, aplausos e um Certificado entregue pelo Dr. Edmilson Gigante, com agradecimentos em nome de todos os Diretores e associados da Sociedade Livres Pensadores de Presidente Prudente.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
EA última palestra alusiva à Assembleia mensal da Sociedade Livres Pensadores de Pres.Prudente ocorreu no dia 02 de Julho, no Auditório I da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O Dr. Antonio Fernandes Ferrari foi o palestrante convidado para falar sobre “Neurociências no Século XXI” – um tema atualizado e dos mais importantes para exposição e debate com a platéia presente.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Ao concluir a palestra, o Dr. Ferrari foi aplaudido e cumprimentado por todos os presentes. Recebeu também um Certificado entregue pelo Dr. Edmilson Gigante, em nome da Sociedade Livres Pensadores.

Escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

Os comentários estão fechados.