jul 06

No primeiro dia de Julho realizou-se em Presidente Prudente mais um evento organizado pelo Grupo de Estudos em Geodésia Espacial (GEGE), na Sala de Apresentação de Projetos do Depto. de Cartografia da FCT/UNESP, que contou com a participação do cientista brasileiro Felipe Nievinski, que embora jovem de apenas 31 anos de idade, tem uma vasta experiência em duas especialidades: Engenharia Aeroespacial e Geodésia. O tema por ele desenvolvido nesse encontro foi “Reflectometria interferométrica por GPS: modelagem direta e inversa de multicaminho aplicado ao monitoramento ambiental”.

Nievinski veio a Presidente Prudente pela 2ª. vez, especialmente convidado para ministrar palestras; e o fez para um seleto número de docentes e alunos de pós-graduação. Quem o convidou é outro especialista em Geodésia: o Prof.Dr. João Francisco Galera Monico, da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp, recentemente indicado para competir num concurso de âmbito internacional, como celebridade da década. Nesta semana, o Prof. Galera seguiu para a Inglaterra, onde participará de importante trabalho acadêmico junto à Universidade de Nottingham, no interior do país.

Na 1ª. vez que aqui esteve, Felipe Nievinski havia concluído o Mestrado em Geodésia e Engenharia Geomática pela Universidade de Brunswick/Canadá, sendo orientado pelo Prof.Dr.Marcelo Santos. E agora ele está a conquistar mais uma graduação em sua brilhante carreira profissional: o Doutorado em Engenharia Aero-espacial pela Universidade do Colorado, em Boulder/EUA, sob orientação da Profª. Drª. Kristine Larson. Sua formação acadêmica ocorreu na Universidade Federal do Rio Grande do Sul em Porto Alegre, onde se graduou em Engenharia Cartográfica.

O trabalho desempenhado por Felipe Nievinsk sempre mereceu tratamento especial. Obteve reconhecimento da União Geofísica Americana (AGU), do Instituto de Navegação (ION) e da Sociedade Brasileira de Sensoriamento Remoto (ION), juntamente com o reconhecimento da União Geofísica. Atualmente é apoiado financeiramente pela CAPES;/Fulbright e pela Agência Espacial Americana (NASA).

Interferometria reflectométrica por GPS

Ao ser abordado sobre o tema de sua última palestra em Presidente Prudente, Nievinski disse que as medições de GPS-IR correspondem a uma área com raio de ação aproximado de 50 metros. Sendo assim, são mais representativas das condições ambientais como um todo, se comparado com sondas que entram em contato direto com o solo amostrado. Por esse motivo – frisou – GPS-IR tem sido buscado para a validação de sensores orbitais, como SMAP da Agência Espacial Européia e SMOS da Agência Espacial Americana.

“Ao contrário do posicionamento do GPS que utiliza observações de fase da portadora e pseudo-distância, em GPS-IR a observável principal é a potência do sinal, na forma

da razão sinal ruído. Inicialmente a pesquisa em GPS-IR obtinha as estimativas ambientais de forma empírica, correlacionando mudanças na modulação do sinal, com mudanças nos parâmetros ambientais visando ao amadurecimento da técnica para uso operacional, foi desenvolvido um modelo físico direto (baseado em Óptica Geométrica) e também um modelo estatístico inverso (baseado em mínimos quadrados) para melhor aproveitamento das observações” – frisou.

Com isso – diz o especialista – as medições GPS-IR se tornam mais estáveis em caso de troca de equipamento (Exemplo:modelo de antena). E ainda: menos exigentes com relação à topografia no local de instalação, abrindo possibilidade de separar efeitos ambientais distintos (densificação vs. acúmulo da neve, vegetação vs. rugosidade topográfica; umidade vs. tipo de solo, etc). Serão apresentados resultados ilustrativos, com foco no monitoramento da neve – finalizou.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Na Sala de Apresentação de Projetos da Eng.Cartográfica, desenvolveu-se mais um Workshop de Empreendedorismo com a presença de ilustre convidado da Univ. do Colorado/EUA.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Trata-se de um jovem cientista brasileiro (31 anos), com Mestrado em Geodésia, no Canadá e Doutorando em Engenharia Aero-espacial nos Est.Unidos, Felipe Nievinski.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A palestra foi dirigida especialmente aos docentes e alunos de Pós-Graduação em Ciências Cartográficas, na FCT-UNESP. Convidado e Anfitrião, juntos: Felipe Nievinski e João Francisco Galera Mônico (da FCT-UNESP).

Escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

Os comentários estão fechados.