jul 31

Através de parceria com a Prefeitura e as Secretarias Municipais de Tecnologia e Informação, Assistência Social, Planejamento, Desenvolvimento Urbano e Habitação (além da Prudenco), com a participação da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, UNESP – campus de Presidente Prudente – está sendo discutida a implantação de um Parque Tecnológico no município, conforme preconiza o Sistema Paulista de Parques Tecnológicos. Seria um espaço concentrando: Centros de pesquisa, Incubadora, Empresas e Universidades, tendo por principal finalidade o desenvolvimento regional e a inovação tecnológica.

O setor agroindustrial, de tecnologia da informação, gestão ambiental de resíduos sólidos, matemática industrial e simulação estatística estão entre as áreas com maior disponibilidade neste momento. Existe também uma sinalização positiva do Governo do Estado para essa iniciativa. A FCT pode oferecer pesquisas por meio de seus programas de pós-graduação, laboratórios, núcleos e grupos de pesquisa. Alguns desses projetos inclusive, estão em andamento como é o caso de uma rede de coleta e reciclagem de resíduos sólidos envolvendo 54 municípios da região. Soma-se a esse projeto o reaproveitamento de resíduos, neutralizando sua toxidade, modelagem estatística de poluição ambiental e levantamento de dados essenciais na agronomia de precisão.

O encontro realizado inicialmente no Paço Municipal “Florivaldo Leal” contou com a participação do Prefeito Milton Carlos de Mello – Tupã – além dos professores da FCT/UNESP: Raul Borges Guimarães e Antônio Thomaz Júnior (Geografia) e Messias Meneguette Júnior (Matemática). Estavam tambem presentes os Secretários Municipais: Rogério Marcus Alessi (Setec), Regina Helena Penati Cardoso (SAS) e Laércio Batista de Alcântara (Seplan), o chefe de gabinete da Prefeitura Feiz Abbud, juntamente com o Presidente da Prudenco, Mateus Godoi, e o Presidente da Federação das Entidades Assistenciais de Presidente Prudente, Adelino Ferreira.

Durante o encontro, os Professores expuseram ao Prefeito que uma das exigências para que o projeto venha a sair do papel é disponibilizar uma área de 200 mil metros quadrados para sua concretização. Área esta – que segundo o Chefe da SEPLAN – o município não dispõe integralizada no momento. “O que temos é uma área de 100 mil metros quadrados no Distrito Industrial (Núcleo Industrial “Antônio Crepaldi”). Posteriormente realizou-se em São Paulo outro encontro entre o Secretário Rogério Marcus Alessi e Assessores municipais de Presidente Prudente com o Secretário Estadual de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Paulo Alexandre Barbosa. O assunto foi analisado de forma detalhada, onde o Executivo municipal manifestou o maior interesse em negociar com o Estado a aprovação do Projeto de Tecnologia.

Pelas informações do Secretário Alessi – da Setec – será elaborado um projeto mostrando a potencialidade econômica da região de Presidente Prudente, incluindo a Incubadora, APL (Arranjo Produtivo Livre na área de Soft) e outros recursos, para a elaboração do documento reivindicatório. Como foi esclarecido, o município dispõe de uma área de 100.000 m2 e o Estado exige o dobro, ou seja: 200.000 m2. Mas segundo o Secretário de Tecnologia Rogério Marcus Alessi, existem condições satisfatórias para ampliação dessa área em cumprimento à exigência governamental, através do Projeto que já se encontra em elaboração.

A formação de recursos humanos em TI é forte em Prudente, pois tem vários cursos de graduação em ciências da computação e também nesse aspecto, a FCT muito pode ajudar. Esse conjunto de circunstâncias permite a sugestão de uma sigla de bastante significado ao nascente Parque Tecnológico. Na proposta apresentada ao Prefeito Milton Carlos de Mello o Professor Meneguette Júnior (da Unesp), sugeriu assim um possivel nome para a empreitada. Seria denominada: GAIATec – Gestão Ambiental, Inovação, Agronegócio e Tecnologia. “O projeto é baseado fundamentalmente em Centros de Pesquisa. Inclusive sua idealização deve estar vinculada ao Sistema Paulista de Parques Tecnológicos”, encerra o professor.

Clique para ampliar!
Encontro que discutiu os primeiros passos para instalação de um Parque Tecnológico ocorreu no Paço Municipal “Florivaldo Leal” com o Prefeito e seus principais Assessores.