jun 27

Com a participação do Vice-Diretor, Docentes e Alunos de graduação e pós-graduação, foi recepcionada no dia 14 de Junho no Câmpus da FCT/ UNESP em Presidente Prudente-SP, uma importante representação da Universidade de Sydney/Austrália. A Delegação visitante, formada pelos Profs.Drs. Katryn Refshauge, Patrick Brennan e o brasileiro Prof.Dr.Paulo Ferreira esteve inicialmente no Pavilhão principal onde foi recepcionada pelo Prof. Dr. Marcelo Messias, Vice-Diretor da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp.

Essa visita ocorreu em virtude da existência de um intercâmbio – por meio de pós-doutoramento – assim como o desenvolvimento do projeto de pesquisa conjunto (aprovado na FAPESP), cuja intenção é também de fortalecer o relacionamento e o intercâmbio, que resultará certamente na ida de alunos de graduação, pós-graduação e de Professores para a Austrália. O evento se constituiu numa promoção conjunta do Departamento de Fisioterapia, do Conselho de Curso de Graduação em Fisioterapia e do Programa de Pós-Graduação em Fisioterapia, por intermédio do Prof.Dr.Rúben de Faria Negrão Filho, Pós-Doutor pela própria Universidade de Sydney.

Com isso, desde o primeiro até o último contato dos representantes da Austrália em Presidente Prudente, tornou-se possível a concretização de um diálogo franco e sincero sobre as atividades desenvolvidas, tanto na Austrália, como no extremo oeste paulista, onde se situa o Câmpus da Unesp. Especialmente na Faculdade de Ciências da Saúde, Cumberland Campus/Sydney, que motivou o estabelecimento desse intercâmbio de cunho acadêmico e científico.

Depois da recepção na Sala da Diretoria, onde o Prof. Marcelo Messias foi o anfitrião e estando também presente o Prof.Rúben (Rubinho), os visitantes se dirigiram ao Auditório do Discente V às 16hs, onde foi cumprida extensa programação. Participação de Diretores, Docentes e alunos de graduação e pós-graduação da FCT/UNESP. O encontro reuniu também o Diretor da Unidade e Assessores de Relações Externas (AREX), havendo palestra e ampla exposição por parte dos membros da delegação visitante.

Concluída a Assembléia com dirigentes e docentes da Faculdade de Ciências e Tecnologia, foi a vez dos alunos de graduação e pós-graduação receber esclarecimentos a respeito de suas dúvidas. Cada um formulou sua pergunta sobre o intercâmbio Brasil-Austrália que fortalece as relações entre os dois países. Por conseguinte, nenhuma pergunta ficou sem resposta. Desde cursos até condições de pesquisa e mercado de trabalho para estudantes estrangeiros que optarem por um ensino altamente qualificado, ministrado pela Universidade de Sydiney/Austrália.

Visita extremamente produtiva

Numa avaliação da visita que fizeram ao Câmpus da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp, os Professores da Universidade de Sydney, enviaram suas impressões a respeito, através desta mensagem: “A visita à Unesp – Campus de Presidente Prudente – foi percebida pela Delegação da Universidade de Sydney (Faculdade de Ciências da Saúde), como extremamente produtiva. A Delegação se surpreendeu com a calorosa recepção propiciada pelo Programa de Mestrado do Departamento de Fisioterapia, pelos estudantes, coordenadores e demais professores. Tudo isso, sob a coordenação do Prof.Rúben, que organizou a visita com excelência e competência.

A Universidade de Sydney pretende retornar em Março de 2014 para uma nova visita e para sedimentar ainda mais as colaborações com a UNESP para que a parceria seja a longo prazo e proveitosa para ambas as partes.

O intuito é examinar áreas de pesquisa em comum para que se implemente colaborações entre pesquisadores e trânsito de acadêmicos e de estudantes. Tudo isso foi motivado pela excepcional recepção com que a Delegação foi recebida em Presidente Prudente e pela positiva impressão gerada em todos os membros da Delegação” – conclui a mensagem.

Os ilustres representantes da Universidade de Sydney/Austrália foram acolhidos no Hall de Entrada do Pavilhão Administrativo da FCT/UNESP pelo Vice-Diretor, Prof.Dr.Marcelo Messias.

Na Sala de Reuniões da Diretoria Administrativa, a delegação visitante foi oficialmente recepcionada em nome da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Campus de Presidente Prudente.

As primeiras palavras dirigidas ao Diretor, Docentes e alunos de graduação e pós-graduação da Unesp em Pres.Prudente foram de congratulações pelo excelente trabalho que vem sendo realizado .

Estudantes de Graduação e Pós-Graduação, bem como Docentes do Curso de Fisioterapia, acompanharam atentamente a palestra proferida pelos docentes da Universidade de Sydney/Austrália.

Os Docentes australianos, Katryn Refshauge e Patrick Brennan depois de uma excelente palestra, prestaram todos os esclarecimentos necessários e responderam às indagações dos alunos brasileiros.

E fazendo parte da delegação visitante, um professor brasileiro: Paulo Ferreira, que juntamente com o Prof.Dr.Rúben de Faria Negrão Filho – Pós-Doutor pela Universidade de Sydney e Docente da FCT/UNESP.

Nos momentos finais do Encontro realizado no Auditório do Discente V, o esclarecimento de todas as dúvidas e respostas às perguntas formuladas por alunos de graduação e pós-graduação, bem como docentes presentes.