jun 14

No último dia 07/Junho, o Prof.Dr.Carles Carreiras Verdaguer (Catedrático da Universidade de Barcelona/Espanha) esteve no Campus da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp, especialmente para ministrar palestra sob o tema:”Os Agentes da Produção do espaço urbano ainda no século XXI: O caso de Barcelona”.

O Anfiteatro II – local escolhido para sediar o encontro do Professor Catedrático com Docentes da FCT/ UNESP este superlotado. O palestrante foi muito comunicativo e sua palestra mereceu atenção especial. A Profª.Drª.Maria Encarnação Beltrão Sposito (a nosso pedido) definiu os principais detalhes do pronunciamento do ilustre Docente da Universidade de Barcelona, conforme segue:

O conferencista tratou de mostrar de modo, desde o século XIX até o período atual, os processos de produção do espaço urbano resultam da força de agentes com os proprietários de terras, os construtores, o setor financeiro e poder público. E ela prossegue:

“Apesar da continuidade histórica, da ação desses agentes, há diferenças no tempo. Visto que os modos de intervenção do presente; as formas como estas forças realizam alianças ou entram em conflito. São diferentes daquelas observadas quando Barcelona sofreu os primeiros impactos, decorrentes de um grande plano de expansão urbana” – finalizou.

O tema desenvolvido nesta palestra do Prof.Dr.Carles Carreiras Verdaguer chamou a atenção de todos os participantes no Anfiteatro II da FCT/UNESP.

Em se tratando de Geografia Urbana, o Professor Catedrático trouxe importantes informações aos docentes que se dedicam ao estudo e pesquisa de temas urbanos.

No semblante de cada um, o interesse demonstrado pela palestra pronunciada no dia 07 de Junho pelo Prof.Dr.Carles Carreiras Verdaguer, da Universidade de Barcelona.