jun 14

No dia 07/Junho (6ª feira) a partir das 13h00, foi desenvolvida no Anfiteatro II da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Câmpus de Presidente Prudente – mais uma defesa pública de Tese de Doutorado/Programa de Pós-Graduação em Geografia, pela candidata Camila Grosso de Souza. O Orientador foi o Prof.Dr.João Lima Sant’Anna Neto, do Departamento de Geografia da FCT/UNESP. Tema defendido: “Indicadores socioambientais em um modelo de representação espacial para o Estado de São Paulo”.

Os demais integrantes da Comissão Examinadora, foram os Professores Doutores: Margarete Cristiane de Costa Trindade Amorim , do Departamento de Geografia da FCT/UNESP; Charlei Aparecido da Silva, da Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Federal da Gr ande Dourados/MS; Vicentina Socorro da Anunciação, do Departamento de Geografia da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e Deise Regina Elias Queiroz, do Departamento de Geografia da Universidade Estadual de Maringá/PR.

Para desenvolver a pesquisa, Camila foi contemplada com bolsa concedida pelo CNPq e diz que sua tese buscou estabelecer relações entre os diferentes indicadores socioambientais e a saúde, considerando seus diversos agravantes, gerando uma gama de sintomas, enfermidades e mudanças no quadro clínico de saúde, o qual é resultante das reações do organismo humano às condições atmosféricas.

Nessa perspectiva – diz Camila Grosso de Souza – a tese teve como objetivo construir um modelo de representação espacial sob o fim de analisar a influência dos indicadores socioambientais na incidência de casos de doenças do aparelho respiratório, relacionando com os dados demográficos e socioeconômicos; numa conjuntura de desigualdade social e diferenciação nas condições de vida da população em áreas urbanas do interior de São Paulo.

Na modelização, o exemplo representado foi considerado uma forma simples, o qual facilita ao seu leitor, visualizar e entender os processos geográficos. Na conjuntura, a distribuição de incidência de casos de doenças respiratórias no Estado de São Paulo, junto ás variáveis favoráveis para a temática. A falta de vegetação nativa – com a expansão das pastagens e de cultivos agrícolas – a cultura da cana-de-açúcar, o uso in tensivo de queimadas, a circulação atmosférica e p gás carbônico interestadual, demonstraram uma contribuição significativa para a incidência e o agravo das doenças respiratórias.

Concluindo sua defesa pública de Tese de Doutorado/Programa de Pós-Graduação em Geografia através da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Presidente Prudente/SP- afirma a Doutoranda: “Acredita-se que seja necessário refinar os modelos de análise das relações dos diversos elementos que interferem direta e indiretamente sob a qualidade de vida e saúde, a fim de compreender a relação entre desigualdades sociais e ambientais e processo saúde-doença da população” – finalizou.

Começa a defesa pública de Tese de Doutorado defendida pela candidata Camila Grosso de Souza, do Programa de Pós-Graduação em Geografia pela FCT/UNESP.

A Doutoranda teve como seu Orientador, o Prof.Dr.João Lima Sant’Anna Neto, do Departamento de Geografia da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp/ Presidente Pudente.

O Anfiteatro II recebeu flores para ornamentar a Mesa ocupada pelo Orientador e demais integrantes da Banca Examinadora que atuou em mais uma sessão de defesa de Tese de Doutorado/Geografia.

Desse ambiente florido, também participaram – além dos membros da Comissão Examinadora – colegas, familiares e amigos da Doutoranda. A defesa pública de Tese de Doutorado/Geografia chega para alegria de todos aos instantes finais.